Poluição e Gestão do Ar
Código
10370
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecer os conceitos principais no domínio da poluição atmosférica. Identificar os principais poluentes e conhecer as suas consequências para a saúde e ecossistemas.
Saber desenvolver trabalho na área da inventariação de emissões, modelação, e avaliação da qualidade do ar. Conhecer as metodologias para reduzir o impacte das IGNOREes de poluição antropogénicas.
Pré-requisitos
Nenhuns.
Conteúdo
A história da poluição do ar. A atmosfera natural e a atmosfera poluída. As escalas do problema da poluição do ar. A qualidade do ar. A filosofia do controlo da poluição do ar. As IGNOREes de poluição do ar. Os efeitos da poluição do ar na saúde humana, vegetação, animais. Inventário de emissões. A especificidade do poluente partículas. Efeitos de longo prazo: alterações climáticas. Os efeitos da poluição do ar nos materiais e na atmosfera. A acidificação. Destruição da camada de ozono. Química da atmosfera. Legislação nacional e europeia aplicável. Índice de qualidade do ar. Medição de poluentes no ar-ambiente e nas emissões. Monitorização fixa da qualidade do ar-ambiente. Processamento e interpretação de dados. Caracterização da situação portuguesa em termos de emissões e qualidade do ar. Aspectos meteorológicos relevantes para a poluição do ar. Previsão. Modelação da qualidade do ar. Controlo de IGNOREes móveis. Controlo de IGNOREes fixas. Integração de medidas em Planos e Programas.
Bibliografia
- Vallero, D.A., 2008. Fundamentals of Air Pollution, 4th edition, Elsevier Inc.,
San Diego.
- Davis, M.L. and D.A. Cornwell, 1991. Introduction to Environmental Engineering, 2nd
edition, McGraw-Hill, Inc., New York.
- Henry, J.G. and G.W. Heinke, 1996. Environmental Science & Engineering, 2nd edition,
Prentice Hall, Inc., New Jersey .
- Jacob. D., 1999. Introduction to Atmospheric Chemistry, Princeton University Press,
Princeton.
- Seinfeld, J.H. and S.N. Pandis, 1998. Atmospheric Chemistry and Physics, John Wiley &
Sons, Inc., New York.
Método de ensino
Dependendo da matéria em causa há uma componente mais expositiva versus uma componente mais orientada para a descoberta pelos alunos que aliás é consubstanciada com a realização de pequenos trabalhos em grupo. Em todas as aulas há um período de discussão sobre os elementos de conhecimento dos alunos e por eles recolhidos.
Método de avaliação
Dois testes ou exame individual (50%); nota mínima de 9,5 valores no total. Quatro trabalhos curtos na sequência da matéria leccionada (40%) e trabalhos muito curtos na aula (10%) - todos realizados individualmente; nota mínima de 9,5 valores no total dos trabalhos.
Cursos