
Eletrónica Geral
Código
10581
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Créditos
3.0
Professor responsável
Rui Manuel Leitão Santos Tavares
Horas semanais
4
Total de horas
60
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade curricular de Eletrónica Geral tem como objetivo desenvolver a capacidade de resolução de problemas de análise de circuitos simples, conjugando elementos resistivos, díodos e/ou transístores bipolares, e também circuitos com amplificadores operacionais.
Os principais conceitos lecionados são validados, experimentalmente, em laboratório, pelos alunos.
Pré-requisitos
A principal requisito é ter motivação para aprender a analisar e experimentar circuitos elétricos resistivos e eletrónicos básicos.
Conteúdo
Aula de Apresentação
Definições e Conceitos Básicos
a) redes de parâmetros concentrados;
d) leis de Kirchhoff;
e) ligação de elementos em série e em paralelo;
f) divisor de tensão e divisor de corrente;
g) teoremas da sobreposição, de Thévenin e de Norton.
h) métodos nós e malhas
Díodos de junção
a) rectificador;
b) regulador de tensão;
c) rectificador de precisão;
d) limitador e fixador de tensão;
Transistores de Junção Bipolar
a) malhas de polarização;
b) modelo incremental;
c) andares de amplificação (base-comum, emissor-comum e
colector-comum);
d) pares diferenciais;
Amplificadores Operacionais (Ampops)
a) características;
b) circuitos básicos;
Sensores
a) de temperatura;
b) de força;
c) de posição;
d) magnéticos
e) piezoeléctricos;
f) ópticos;
g) outros (humidade, condutividade, ph, etc).
Bibliografia
Manuel de Medeiros Silva, "Introdução aos Circuitos Eléctricos e
Electrónicos", Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Manuel de Medeiros Silva, "Circuitos com Transistores Bipolares e MOS''''",
Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Sedra e Smith, "Microelectronic Circuits", Oxford University Press
Método de ensino
Exposição da matéria teórica pelo docente em formato de aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais.
Sedimentação dos conceitos teóricos com a resolução de exercícios, em aulas práticas. Realização de experiências laboratóriais com recurso a componentes electrónicos discretos, IGNOREes de alimentação e aparelhos de medida, e.g. oscilóscopio.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina divide-se em duas componentes: Teórica e Prática.
A nota final (NF) da disciplina é calculada pela soma de 60% da nota da componente teórica (CT) e 40% da componente prática (CP):
NF = 0.6*CT + 0.4*CP.
Apenas a nota final é arredondada à unidade, as restantes classificações são arredondadas à centésima.
Avaliação dos conhecimentos teóricos (CT) será realizada através de dois testes escritos, ou exame.
A nota CT é valorada por 50% (30%) do 1º teste, 50% (30%) do 2º teste.
No caso do aluno se apresentar a exame, a NF será valorada por 60% da classificação do exame, e 40% da CP
A avaliação dos conhecimentos práticos (CP) será distribuída por 2 trabalhos laboratoriais com elaboração de relatório experimental, com discussão individual opcional.
Cada trabalho prático valoriza a nota NF em 20% (20%+20%).
Os alunos com classificação na CP, obtida em anos anteriores ficam dispensados de assistir às aulas de laboratório, e consequentemente, da realização dos laboratórios e respectivos relatórios experimentais. Nestes casos a classificação CP é igual à obtida anteriormente. No caso de o aluno querer melhorar a classificação CP, poderá realizar os laboratórios e respectivos relatórios experimentais. O valor da classificação CP é o valor mais alto obtido.
O cálculo da NF só será considerado para os alunos com uma classificação da CT e CP superior a 9.45 valores.
É obrigatório obter uma NF superior a 9.45 para obter aprovação na disciplina.