Faculdade de Ciências e Tecnologia

Eletrónica Geral

Código

10581

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

3.0

Professor responsável

Rui Manuel Leitão Santos Tavares

Horas semanais

4

Total de horas

60

Língua de ensino

Português

Objectivos

A unidade curricular de Eletrónica Geral tem como objetivo desenvolver a capacidade de resolução de problemas de análise de circuitos simples, conjugando elementos resistivos, díodos e/ou transístores bipolares, e também circuitos com amplificadores operacionais.

Os principais conceitos lecionados são validados, experimentalmente, em laboratório, pelos alunos. 

Pré-requisitos

A principal requisito é ter motivação para aprender a analisar e experimentar circuitos elétricos resistivos e eletrónicos básicos.

Conteúdo

Aula de Apresentação

Definições e Conceitos Básicos
a) redes de parâmetros concentrados;
d) leis de Kirchhoff;
e) ligação de elementos em série e em paralelo;
f) divisor de tensão e divisor de corrente;
g) teoremas da sobreposição, de Thévenin e de Norton.
h) métodos nós e malhas

Díodos de junção
a) rectificador;
b) regulador de tensão;
c) rectificador de precisão;
d) limitador e fixador de tensão;


Transistores de Junção Bipolar
a) malhas de polarização;
b) modelo incremental;
c) andares de amplificação (base-comum, emissor-comum e
colector-comum);
d) pares diferenciais;

Amplificadores Operacionais (Ampops)
a) características;
b) circuitos básicos;

Sensores
a) de temperatura;
b) de força;
c) de posição;
d) magnéticos
e) piezoeléctricos;
f) ópticos;
g) outros (humidade, condutividade, ph, etc).

Bibliografia

Manuel de Medeiros Silva, "Introdução aos Circuitos Eléctricos e
Electrónicos", Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.


Manuel de Medeiros Silva, "Circuitos com Transistores Bipolares e MOS''''",
Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.


Sedra e Smith, "Microelectronic Circuits", Oxford University Press

Método de ensino

Exposição da matéria teórica pelo docente em formato de aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais.

Sedimentação dos conceitos teóricos com a resolução de exercícios, em aulas práticas. Realização de experiências laboratóriais com recurso a componentes electrónicos discretos, IGNOREes de alimentação e aparelhos de medida, e.g. oscilóscopio.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina divide-se em duas componentes: Teórica e Prática.  

A nota final (NF) da disciplina é calculada pela soma de 60% da nota da componente teórica (CT) e 40% da componente prática (CP):

NF = 0.6*CT + 0.4*CP.

Apenas a nota final é arredondada à unidade, as restantes classificações são arredondadas à centésima.

Avaliação dos conhecimentos teóricos (CT) será realizada através de dois testes escritos, ou exame.

A nota CT é valorada por 50% (30%) do 1º teste, 50% (30%) do 2º teste.

No caso do aluno se apresentar a exame, a NF será valorada por 60% da classificação do exame, e 40% da CP

A avaliação dos conhecimentos práticos (CP) será distribuída por 2 trabalhos laboratoriais com elaboração de relatório experimental, com discussão individual opcional.

Cada trabalho prático valoriza a nota NF em 20% (20%+20%). 

Os alunos com classificação na CP, obtida em anos anteriores ficam dispensados de assistir às aulas de laboratório, e consequentemente, da realização dos laboratórios e respectivos relatórios experimentais. Nestes casos a classificação CP é igual à obtida anteriormente. No caso de o aluno querer melhorar a classificação CP, poderá realizar os laboratórios e respectivos relatórios experimentais. O valor da classificação CP é o valor mais alto obtido.

O cálculo da NF só será considerado para os alunos com uma classificação da CT e CP superior a 9.45 valores.

É obrigatório obter uma NF superior a 9.45 para obter aprovação na disciplina.

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