
Segurança e Higiene Ocupacionais
Código
10610
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria Nascimento Lopes Nunes, Maria Celeste Rodrigues Jacinto
Horas semanais
4
Total de horas
64
Língua de ensino
Português
Objectivos
As matérias ensinadas devem proporcionar aos estudantes da FCT-UNL conhecimentos básicos e fundamentais no domínio da segurança e saúde ocupacionais, integrando-os com conhecimentos adquiridos em outras disciplinas dos respectivos cursos.
No final do semestre os estudantes deverão estar aptos a:
- intervir ativamente na gestão da segurança e saúde ocupacionais
- identificar perigos laborais
- fazer avaliações preliminares e saber prevenir os riscos mais comuns dos locais de trabalho, especialmente em ambientes industriais
- saber comunicar e articular estratégias com os técnicos de segurança acreditados, responsáveis por esta vertente em cada empresa
Pré-requisitos
Não existe regime de precedências. Necessários conhecimentos básicos em matemática, física e química.
Conteúdo
1. Introdução à Gestão da Segurança: Organização e Gestão da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (SHST). Legislação. Custos da Segurança: Acidentes e Prevenção. Conceito de Perigo, Risco e Risco aceitável. Hierarquia da Prevenção e Proteção. Princípio ALARP. ISO 45001:2018.
2. Acidentes de Trabalho: Causalidade dos acidentes. Índices de sinistralidade e outros indicadores de monitorização.
3. Incêndio e Explosão: Riscos de explosão e inflamação. Misturas explosivas. Limites de explosividade e inflamabilidade. Caracterização do risco de explosão. Medidas de Prevenção e Proteção contra incêndios. Deteção e Alarme. Classes de fogos. Processos de extinção e agentes extintores. Avaliação do risco.
4. Higiene e Saúde: Contaminação Química no trabalho. Substâncias perigosas. Exposição ao Ruído e Vibrações. Iluminação. Ambiente Térmico.
5. Segurança no Trabalho: Sinalização de Segurança. Equipamento de Proteção Individual. Armazenagem de substâncias perigosas. Riscos Elétricos.
Bibliografia
- ISO 45001. 2018. Occupational health and safety management systems.
- BS 8800. 2004. Guide to occupational health and safety management systems. British Standard Institutions
- Miguel, Alberto S. 2014. Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 13ª Edição, Porto Editora (MAIN BOOK)
- Harms-Ringdahl, L. 2001. Safety Analysis – Principles and Practice in Occupational Safety. 2nd Ed. Taylor & Francis, Lon.
- Jacinto, Celeste; não pub, 2012. Métodos Práticos para Análise e Avaliação de Riscos. Apoio às aulas, FCT/UNL
- Kjellén, Urban. 2000. Prevention of accidents through experience feedback. Taylor & Francis, Lon.
- Legislation / EU Directives: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
- Willie H.1989. Occupational Safety Management and Engineering, 4th Ed, Prentice Hall, Englewood Cliffs, New Jersey
Método de ensino
1 Aulas teóricas
Nas aulas teóricas é feita uma exposição oral da matéria, com projecção de slides (data show) e o apoio do quadro de parede. Os estudantes são motivados a intervir, de forma disciplinada, através de perguntas colocadas pela(s) docente(s).
A colocação de questões serve também para avaliar o grau de conhecimento dos estudantes relativamente a alguns conceitos básicos que vão ser utilizados durante a exposição da matéria (conhecimentos gerais ou conceitos adquiridos nas disciplinas propedêuticas). Desta forma, a docente tem a possibilidade de fazer uma breve revisão de outras matérias, sempre que considere oportuno e no sentido de facilitar a aprendizagem.
No início de cada aula é feita uma breve síntese (por tópicos) da matéria abordada na aula anterior. No final da mesma, ou quando se dá a transição para um novo assunto, é feita uma recapitulação sobre as questões mais relevantes da matéria exposta.
2 Aulas práticas e recursos laboratoriais
Sempre que possível, dado o carácter muito prático da disciplina, apresentam-se exemplos de casos reais (bons e maus exemplos). Para o efeito são também utilizadas fotografias e vídeos.
- Resolução de exercícios. Em algumas aulas, e em função da matéria, são resolvidos exercícios teórico-práticos, para que os alunos possam acompanhar o raciocínio envolvido em cada passo, sendo discutidos e comentados os resultados.
- Trabalho prático de grupo (dentro e fora das aulas): Legislação em vigor (SHST): pesquisa, análise e preparação de sínteses (um tema por grupo). Apresentação oral na 4ª aula prática (discussão pode ser em grupo ou individual). Objectivo: pretende-se que os alunos adquiram treino em pesquisa de Legislação e respectiva interpretação. O treino inclui comunicação oral, através da apresentação de uma síntese a toda a turma (em powerpoint). Desta forma é possível fazer com que os alunos complementem, por outra via, os conhecimentos transmitidos nas aulas teóricas.
- Equipamento de Protecção Individual (EPI). É uma aula de cariz teórico-prático, em que os alunos têm contacto directo com diversos equipamentos. Para apoio a esta aula foram adquiridos exemplares de diversos EPI’s. A aula é realizada no Laboratório de Ergonomia. Contacto com diverso tipo de Sinalização de Segurança existente no Laboratório de Ergonomia, e respectivo enquadramento legislativo.
- Medição e avaliação de ruído ocupacional (Laboratório - uso de sonómetros). Medição da exposição ao ruído, utilizando gravações feitas em diversas unidades industriais, ou equipamento que emite ruído. Cálculo dos parâmetros de avaliação e análise dos resultados. Medidas de protecção a recomendar. Nesta aula os alunos são incentivados a usar protectores auriculares, para percepcionarem o nível de atenuação obtido. No final da aula entregam folha de resultados e conclusões.
- Iluminação (Laboratório - uso de luxímetros). Cálculo da iluminação em ambientes de trabalho interiores. Comparação do valor teórico calculado com o valor efetivo da iluminância da sala em questão (valor obtido por medição direta). Análise e discussão dos resultados. No final da aula entregam folha de resultados e conclusões.
Método de avaliação
A Avaliação tem 3 componentes com nota (0-20) + 1 componente com presença e execução obrigatória de trabalho laboratorial, da seguinte forma:
> 1 TRAB. GRUPO (TG) (20% na classifi. final), com apresentação individual - um tópico específico por grupo - exposição oral do trabalho e discussão. Este primeiro trabalho é o que confere frequência (nota mínima de 9 valores).
> 2 TESTES INDIVIDUAIS (T) (40% cada teste)
> PRESENÇA E EXECUÇÃO DE TRABALHO LABORATORIAL: pelo menos um Trabalho Laboratorial (Lab) (avaliação de Ruído ou Iluminação).
NOTA FINAL (média)= [20%TG + 40%T1 + 40%T2] x (0/1)Lab