Faculdade de Ciências e Tecnologia

Geoquímica

Código

10669

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

3.0

Professor responsável

Joaquim António dos Reis Silva Simão, Nuno Gonçalo Figueiredo de Freitas Leal

Horas semanais

3

Total de horas

50

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

Levar o aluno a compreender o funcionamento dos processos geológicos como um processo geoquímico, desde a geração de magmas, evolução dos magmas, distribuição e associação de elementos nos processos geológicos, de natureza ígnea, sedimentar e metamórfica. Migração e concentração de elementos em ambientes onde possam constituir depósitos minerais. Alteração de minerais e rochas.

.

Pré-requisitos

 

Aconselha-se que o aluno tenha completado as disciplinas Mineralogia e Petrologia Ígnea e Metamórfica.

Conteúdo

 

Geoquímica, significado, princípios. A Terra e o Universo, meteoritos. Abundância dos elementos no Universo e na Terra. Composição e estrutura da Terra. Classificação Periódica e Geoquímica dos elementos Estudo dos elementos alcalinos, alcalino-terrosos, halógenos, elementos Terras Raras, gases nobres. Classificação de Goldschimidt. Elementos siderófilos, calcófilos, litófilos e atmófilos. Abundância, distribuição e mobilidade dos elementos na Terra e na crosta da Terra, distribuição dos elementos durante os processos geoquímicos nas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Elementos maiores, elementos menores, elementos-traço. Ciclo Geoquímico Ambiente geoquímico, ambiente primário e secundário. Processos ígneos, geração de magmas.
Distribuição e mobilidade dos elementos nos processos ígneos. Ambiente sedimentar. Reacções de meteorização; mudanças na composição das rochas; sequência das alterações mineralógicas.
Agentes de meteorização. Efeitos nos carbonatos e nos silicatos. Metamorfismo e reacções metamórficas. Modificações químicas nos processos metamórficos. Alteração das rochas como um processo geoquímico. Papel da composição química e da composição mineralógica das rochas nos processos de alteração. Clima e poluição nos processos de alteração. Geoquímica Ambiental.
Atmosfera, hidrosfera, litosfera. Poluição como um um processo geoquímico, efeitos nas rochas, nas plantas, nos animais. Geoquímica na exploração mineral.

Campanhas de prospecção geoquímica no terreno. Como efectuar uma campanha. Equipamentos de campo e de laboratório. Análises químicas laboratoriais, técnicas existentes, vantagens e desvantagens de cada uma.

Bibliografia

 

Mason, Brian & Moore, Carleton B. (1982) - Principles of Geochemistry. John Wiley & Sons. 4th Ed., 344 p. 


Rodrigues, B. & Bravo, M.S., (1983) - Interpretação de Diagramas de Fases de Interesse Geológico. FCT/UNL, 163 p.


Cherdyntsev, V.V. (1961) - Abundance of Chemical Elements. The University of Chicago Press, 304 p.


Krauskopf, Konrad B. (1989) - Introduction to Geochemistry. McGraw-Hill International Edition.2nd Ed., 617 p.


Rankama, K & Sahama, T.G. 1950. Geochemistry. The University of Chicago Press. Chigo & London,. 912 p.

 

Método de ensino

A disciplina é ministrada em aulas teórico-práticas.

Método de avaliação

CONDIÇÃO DE FREQUÊNCIA:  presença em 2/3 das aulas teórico-práticas.

 

Avaliação contínua: 4 testes de avaliação (20 %, cada um) + avaliação ao longo das aulas, no que se refere a assiduidade, pontualidade e participação (20%).

Datas dos testes:

1º teste: 3 de Abril, às 15.00;

2º teste: 8 de Maio, às 15.00;

3º teste: 29 de Maio, às 15.00;

4º teste: 19 de Junho, às 15.00.

 

OU

 

Exame final: dia 29 de Junho, às 9.00.

Cursos