
Química Inorgânica I
Código
10676
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
César Antonio Tonicha Laia, João Carlos dos Santos Silva e Pereira de Lima
Horas semanais
4
Total de horas
112
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos de Química Inorgânica incluídos no Programa da Cadeira e saiba fazer o trabalho laboratorial, assim como os problemas propostos. O aluno deverá saber trabalhar em grupo, interpretar os resultados obtidos no laboratório, desenvolver a capacidade de observação e o espírito científico.
Pré-requisitos
Saber Formulação Química Básica
Cálculo Matemático Básico
Conteúdo
Interesse da Química Inorgânica. Definições - composto de coordenação, elemento central, ligando, número e esfera de coordenação. Tipos de ligandos. Regras de nomenclatura dos compostos de coordenação. Afinidade de metais para ligandos. Classificação de HSAB. Estabilidade de compostos de coordenação. Efeito de quelação. Números de coordenação mais prováveis em compostos de coordenação. Isomeria. Teorias de ligação química em compostos de coordenação; Teoria do Enlace de Valência; Teoria do Campo Cristalino. Interpretação de propriedades magnéticas, espectros electrónicos e propriedades termodinâmicas. Diagramas de Orgel e Tanabe-Sugano. Reactividade Química de Complexos.
Bibliografia
- “Inorganic Chemistry”, D.F. Shriver, P.W. Atkins, Oxford 5th Edition. 2010.
- “Inorganic Chemistry” C. E. Housecroft and A.G. Sharpe. Pearson. Prentice Hall. 3rd Edition. 2008.
- "Inorganic Chemistry, Principles of Structure and Reactivity" J.E. Huheey, E.A. Keiter and RL Keiter, Harper Collins, 4th Edition, 1993.
- "Inorganic Chemistry", K. F. Purcell and J. C. Kotz, Holt-Saunders International Edition. N.Y. 1977
- "Chemistry of the Elements”, A. Earnshaw and N.N. Greenwood,Butterworth-Heinemann, 2nd Edition, 1997
Método de ensino
Aulas Teóricas com utilização de Datashow. Aulas Teórico-Práticas com participação dos alunos na resolução dos problemas. Aulas práticas com preparação teórica previa, realização experimental, e preenchimento dum mini relatório. Disponibilização de um website com material de estudo.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO de Química Inorgânica 1 2018 – 2019
A avaliação terá componentes prática e teórica. A nota final será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota Final = 70%x Nota teórica + 20% Nota Prática + 10% avaliação continua.
Os 70 % da Nota Teórica é calculado como média dos dois TESTES Teóricos .
Os 10% da avaliação continua são o resultado de Atividades de Avalição a realizar nas aulas TP. Existirão 5 Atividades de Avaliação com cotação de 0 a 5 valores. Esta componente será igual ao somatório das 4 Atividade de Avaliação com melhor nota. Atividades de Avaliação não entregues por ausência na aula TP contarão 0 valores.
Os 20% da nota prática incluí a frequência obrigatória às 4 aulas praticas, entrega dos questionarios e realização de teste prático. Cada Questionário terá cotação de 0 a 4 valores. O teste prático terá cotação de 0 a 4 valores e será efectuado no mesmo dia do 2º Teste Teórico. A nota final será o somatório dos Questionários e Teste Prático. Questionários não entregues e ausência no teste prático contarão 0 valores mesmo que o aluno tenha frequência.
A cotação do questionário será baseada nos seguintes critérios:
0 valores – Não entregue;
1 valor – Entregue, mas muito insatisfatório;
2 valores – Entregue, mas com erros de cálculo e falta de cumprimento de objectivo da aula;
3 valores – Entregue, cumprindo objectivo da aula, mas com alguns erros de cálculo não graves;
4 valores – Entregue, cumprindo todos os pontos mencionados no questionário.
Em casos intermédios, o questionário poderá ter cotação não inteira.
Os alunos obterão aprovação à unidade curricular com nota final maior ou igual a 9,5 valores.
Para alunos com Frequência em anos anteriores, a nota final calcula-se como 80% da media dos TESTES e 20% de avaliação continua. Estarão dispensados do Teste Prático.
Componente Teórica por Exame final: 70% Primeiro Ano de Inscrição ou 80% para inscrições superiores.
Normas de frequência à UC:
- Frequência obrigatória das 4 sessões práticas de laboratório A pontualidade do aluno, a preparação das aulas práticas é fundamental. Dá-se 10 minutos de tolerância para a presença do grupo e 30 minutos de tolerância para a presença individual do aluno.
- É reservado o direito ao Docente da Aula Prática de não permitir a frequência da aula por parte de um aluno se não tiver bata de proteção, vestuário adequado para aulas de laboratório (por exemplo, sapatos fechados), não preparação prévia da aula, perturbação grave da aula ou falta de condições físicas para a executar devido a doença ou incapacidade não prevista.
- Frequência de 75% das aulas teórico-práticas (apenas para alunos de 1ª inscrição).
- Qualquer ausência (exemplo, por motivos de doença) poderá ser justificada por apresentação de documento comprovativo enviado por email para o respectivo docente. O aluno terá nesse caso frequência garantida, mas não terá cotação da componente de avaliação dessa aula. Caso não tenha a documentação necessária, o Docente marcará falta de frequência, podendo no entanto analisar caso a caso se aceita justificação não documentada, dispensando-a. Se houver ainda aula prática noutro turno, o aluno pode pedir autorização para frequentar noutro turno e assim garantir a componente de avaliação do questionário.
- Qualquer troca de turnos poderá ser efectuada se comunicada pelo menos 3 dias úteis antes da aula e carece de aprovação dos docentes envolvidos. Serão permitidas no máximo uma troca de turno.
A Frequência é conservada durante um período de dois anos após ser obtida. Alunos repetentes inscritos com mais de três anos ao periodo de obtenção tem de repetir as aulas práticas.
Nota teórica
Avaliação contínua pela realização de 2 testes (2 h cada teste)
Para aprovação à disciplina a nota teórica tem que ser maior ou igual a 9,5 valores.
Não é permitida a utilização de máquinas de calcular nem telemóveis durante as provas escritas.
Não é permitida a utilização de qualquer material de consulta excepto o forncecido com o teste ou exame.
Nota prática
Nota mínima para a componente prática: 9.5. Frequência obrigatória. Nota de 0 a 20.
Detalhes importantes:
As notas de todos os testes serão arredondadas à décima; as notas teórica e prática entrarão na fórmula de classificação final também arredondadas à décima.
Os alunos que tenham obtido frequência em anos anteriores são dispensados das aulas práticas.
Melhoria da classificação final é obtida pela realização de um exame final que integra as duas componentes em avaliação (teórica e prática).
Não é permitido a utilização de telemóveis ou máquinas de calcular nos testes e exame.
Em casos de grande disparidade de nota entre os dois testes, qualquer docentes poderá exigir uma prova oral aos alunos em questão.
Editado por César Laia, 1 de Março de 2019.