
Bioquímica Clínica
Código
10783
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
José Ricardo Ramos Franco Tavares
Horas semanais
5
Total de horas
92
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Adquirir conhecimentos e competências na área da Bioquímica Clínica.
- Conhecer os aspectos básicos do controlo de qualidade nesta área.
- Compreender os processos metabólicos e patologias associadas.
- Conhecer os métodos analíticos utilizados na determinação quantitativa e/ou qualitativa de moléculas associadas a disfunções metabólicas.
- Saber interpretar análises bioquímicas e conhecer as terapias adequadas.
- Pesquisar e interpretar criticamente a literatura científica.
Conteúdo
1. Introdução à Bioquímica Clínica.
2. Noções básicas de controlo da qualidade no Laboratório de Bioquímica Clínica.
3. Métodos em Bioquímica Clínica.
4. Doenças associadas a distúrbios no equilíbrio hidroeletrolítico e equilíbrio ácido-base.
5. Função renal e uroanálise. Estudo de casos clínicos.
6. Função hepática e doenças relacionadas.
7. Doenças relacionadas com o metabolismo dos carbohidratos, lípidos e proteínas.
8. Função pancreática e gástrica. Doenças associadas.
9. Metabolismo muscular.
10. Endocrinologia
11. Marcadores bioquímicos: enfarto do miocárdio; função hepática; tumorais.
Bibliografia
- Donald Voet, Judith G. Voet. Biochemistry. 3rd Edition, John Wiley & Sons, 2004.
- Donald Voet, Judith G. Voet, C. W. Pratt. Fundamentals of Biochemistry. 3rd Edition, John Wiley & Sons, 2008.
- Thomas Devlin. Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations. 6th Edition, Wiley-Liss, 2006.
- Allan Gaw, Michael J. Murphy, Robert A. Cowan, Denis St. J. O''Reilly, Michael J. Stewart, James Shepherd. Clinical Biochemistry: An Illustrated Colour Text. 4th Edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2008.
- R. Swaminathan. Handbook of Clinical Biochemistry. Oxford University Press. 2004
Método de ensino
A unidade curricular engloba aulas teóricas e teórico/práticas. As aulas teóricas serão leccionadas com recurso a “data show”, acompanhadas de bibliografia complementar disponibilizada previamente na página Web da disciplina. Na aula de apresentação será distribuída uma ficha de diagnóstico de conhecimento considerado essencial para que o aluno possa apreender os conceitos apresentados nesta unidade.
As aulas teórico-práticas incidirão na discussão de casos clínicos, para os quais os alunos terão de apresentar um seminário focando as estratégias experimentais mais adequadas à sua análise e resolução do ponto de vista laboratorial. Os casos clínicos em debate serão sorteados entre os alunos, organizados em grupos.
Método de avaliação
Dois Testes – cada um valendo 30% da nota final da UC:
1º Teste – Abordando a matéria lecionada pelos docentes: Laboratório; Rins; Eletrólitos; Ácido-base; Proteínas e Fígado, assim como a visita ao HGO
2º Teste – Abordando a matéria apresentada nos cinco Seminários por especialistas.
Para ter aproveitamento à UC é obrigatória uma nota igual ou superior a 9,5 valores na média dos dois testes, não havendo nota mínima em cada teste. A ausência ao teste implica uma nota de zero valores.
Exame de Recurso: Só para estudantes reprovados, ou que queiram melhorar nota (mediante inscrição) à avaliação teórica. Este Exame conta apenas para a Avaliação Teórica, ou seja, conta 60% da nota final à UC. Para os estudantes reprovados terem aproveitamento à UC é obrigatória uma nota igual ou superior a 9,5 valores neste Exame.
Seminário de Técnicas - 30% da nota final da UC: Para esta nota será tida em consideração a apresentação sob a forma de seminário, a discussão e a documentação entregue.
Período de discussão após cada seminário - 10% da nota final da UC: Para esta nota serão tomadas em consideração as perguntas efetuadas aos colegas durante os períodos de discussão dos respetivos seminários. Para cada pergunta efetuada, o Professor comunicará oralmente imediatamente a sua cotação. A qualidade da pergunta tema ver com a sua relevância para o Seminário de Técnicas que acabou de ocorrer.
3 pontos - Pergunta muito boa/excelente
2 pontos - Pergunta boa
1 ponto - Pergunta razoável
As perguntas de curiosidade sobre questões médicas ou do tipo "Não percebi aquela figura...", "Expliquem melhor (...)", "Gostaram de fazer este trabalho?" ou outra que não implique qualquer esforço de tentar perceber o trabalho por parte de quem pergunta, não recebem pontuação.
O/A estudante que somar mais pontos fica com 20 valores a esta componente. As notas dos restantes serão calculadas proporcionalmente ao valor obtido por este/esta estudante. Quem não colocar qualquer pergunta que pontue ao longo das 9 sessões destes Seminários, terá uma nota de 0 valores a esta componente.