
Temas de Estruturas e Geotecnia
Código
10795
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
6.0
Professor responsável
Filipe Pimentel Amarante dos Santos, Nuno Manuel da Costa Guerra
Horas semanais
6
Língua de ensino
Português
Objectivos
Parte de estruturas:
O objectivo desta unidade curricular consiste no estudo dos avanços recentes no campo da engenharia de estruturas, essencialmente no que diz respeito a aplicações inovadoras na área das estruturas de betão armado (pré-esforçado), estruturas metálicas e mistas, estruturas de madeira, estruturas de vidro e estruturas em materiais poliméricos. Serão também abordadas temáticas associadas à monitorização, controlo e reforço estrutural bem como a aplicações de novos materiais estruturais.
Desta forma, os alunos da unidade curricular de Temas de Estruturas deverão ler, analizar e discutir artigos recentes em publicações de topo na área da engenharia de estruturas, nomeadamente as indexadas às bases de dados científicas da SCOPUS.
Avaliação: a nota da unidade curricular é baseada nas apresentações dos alunos (60%), um relatório, (20%) e participação nas aulas (20%).
Inscrição para as apresentações: Os alunos terão de enviar um email até às (data a definir), com uma lista de três artigos que gostariam de apresentar (com ordem de preferência).
Princípios orientadores das apresentações: Cada semana serão escolhidos dois artigos para apresentação. A discussão de cada artigo será individual. O tempo disponível para a discussão do artigo é de 40 min. A discussão do artigo deverá atender às seguintes questões:
1. Contexto do trabalho: Quais são os principais objectivos do trabalho, i.e. qual o problema que o artigo tenta resolver. Porque é que o problema em questão é importante ou interessante? Qual o estado da arte (i.e., trabalhos relacionados) na área? Quais as principais dificuldades na resolução do problema em questão?
2. Contribuições do trabalho: Qual a solução proposta no artigo? Quais as vantagens da solução apresentada? Qual a componente técnica interessante ou inovadora associada à solução proposta? A avaliação da solução por parte dos autores é suficientemente exigente? O artigo está bem escrito?
3. Potencial para trabalho futuro: É possível melhorar a solução proposta? Que outros problemas na área seria interessante resolver? Podem as técnicas subjacentes à solução proposta ser utilizadas para resolver outros problemas interessantes?
É da responsabilidade do apresentador gerir a discusão do artigo dentro do tempo limite estipulado. Finalmente, espera-se que a audiência leia o artigo antecipadamente e que colabore com o apresentador numa discussão activa e frutuosa.