Faculdade de Ciências e Tecnologia

Tecnologias de Processamento de Dados na Agroindústria

Código

11376

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

José António de Almeida, Sofia Verónica Trindade Barbosa

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns em especial.

Conteúdo

Revisões de análise estatística e teoria das probabilidades. Visualização gráfica de dados. Variáveis categóricas e contínuas. Variáveis auxiliares. Estatísticas univariadas e bivariadas. Posição central, dispersão, assimetria e kurtose. Frequências. Correlação e similitude. Probabilidade. Incerteza. Variáveis aleatórias. Leis de distribuição de probabilidades. Lei Binomial e de Poisson. Lei Normal. Testes de hipóteses. Simulação de Monte Carlo. Regressão. Modelos lineares generalizados. Abordagem espacio-temporal. Curvas de crescimento. Análise multivariada. Classificação ascendente hierárquica e classificação não hierárquica (K-means). Análise de variância (ANOVA). Análise em componentes principais. Análise de correspondências. Análise espacial de dados contínuos e modelação. Covariância espacial e variograma. Estimação por krigagem e validação posterior. Introdução ao ambiente R. Importação e exportação de dados. Tipos de objectos em R. Representação gráfica.

Bibliografia

[1] Gotelli, N.J., Ellison, A.M. (2004) A Primer Of Ecological Statistics, Sinauer Associates Inc, 511pp.

[2] McGarigal, K., Cushman, S., Stafford, S. (2000) Multivariate Statistics for Wildlife and Ecology Research, Springer, 283 pp.

[3] Plant, R.E. (2012) Spatial Data Analysis in Ecology and Agriculture Using R, CRC Press.

[4] Burkhart, H.E., Tomé, M. (2012) Modeling Forest Trees and Stands, Springer, 457pp.

[5] Isaaks, E.H., Srivastava, R.M., 1989. Applied Geostatistics. Oxford University Press, 561 pp.

Método de avaliação

A avaliação é de preferência do tipo contínuo, mas, alternativamente, pode ser feita pelo exame clássico. O modelo de avaliação contínuo é constituido por dois testes escritos para os algoritmos e métodos (que representam 25% + 25% da nota final) e um relatório feito por grupos de dois alunos com a resolução dos problemas práticos resolvidos nas aulas práticas (50% restantes). Alternativamente, e apenas para a componente teórica, os alunos podem optar pelo exame final, onde também podem fazer melhoria da nota dos testes. A frequência é obtida por assistência a 2/3 das aulas práticas.

Cursos