Faculdade de Ciências e Tecnologia

Pedagogia e Didática da Matemática II

Código

11528

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Horas semanais

5

Total de horas

60

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo geral dotar os alunos com uma visão aprofundada dos modos de ensinar os diferentes temas que compõem os programas de Matemática do 3.º ciclo e do ensino secundário, incentivando a reflexão sobre as opções assumidas e sobre o impacto destas na aprendizagem da Matemática. Paralelamente pretende-se promover a discussão e a reflexão em torno de perspetivas de base assumidas em diferentes programas de Matemática e das conceções face à Matemática que se lhe encontram associadas.

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos ao nível da disciplina de Pedagogia e Didáctica da Matemática I.

Conteúdo

A. Currículo

B. Programas de Matemática em Portugal

C. Ensino da estatística

D. Ensino das probabilidades

E. Ensino dos números e da álgebra

F. Ensino de funções e cálculo

G. Ensino da geometria

Bibliografia

Programas de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

RIBEIRO, A., RIBEIRO, L., Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem, Universidade Aberta, Lisboa, 1989

VALADARES, J., Avaliando para melhorar a aprendizagem, Plátano, Lisboa, 1998

Método de ensino

Será adoptado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:

- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão crítica sobre estas e discussão do potencial que encerram;

- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;

- Análise de tarefas e sequências de tarefas matemáticas com características distintas e discussão das suas potencialidades para o ensino da Matemática, bem como da articulação existente entre as tarefas integradas em sequências;

- Simulação de aulas pelos alunos (momentos de implementação de tarefas matemáticas previamente preparadas pelos alunos), assim como apresentação de planificações de sequências de aulas, e sua análise e discussão.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

- A participação dos alunos no trabalho da aula;

- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;

- Trabalhos escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;

-  A discussão de alguns conteúdos programáticos e possíveis abordagens didácticas;

- A resolução de tarefas diversas com apresentação de possíveis abordagens didácticas;

-Trabalhos escritos sobre abordagens didáticas de conteúdos programáticos, sua apresentação oral e discussão.

- Simulação de aulas tendo por base tarefas previamente preparadas.

Os alunos que por motivo de faltas a aulas (ainda que de forma justificada) não consigam realizar todos os elementos da avaliação contínua terão que realizar trabalhos adicionais e/ou um exame escrito, estando a decisão a cargo da docente em função do trabalho realizado pelo aluno. Os trabalhos de desenvolvimento de planificações e simulação de aulas não são passíveis de substituição por qualquer outro tipo de avaliação. A sua não realização ou a realização com um nível inferior a 10 valores implica a reprovação à disciplina.

Mais detalhes relativamente aos trabalhos a realizar e às datas de apresentação encontram-se disponíveis no moodle.

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