
Avaliação no Ensino da Matemática
Código
11530
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
3.0
Professor responsável
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha
Horas semanais
3
Total de horas
27
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma visão abrangente do processo de avaliação. Pretende-se assim:
Discutir os propósitos e funções da avaliação;
Proporcionar o contacto com diferentes tipos de avaliação;
Desenvolver e experienciar os diversos instrumentos de avaliação;
Desenvolver e simular práticas de avaliação.
Espera-se assim que os alunos se apropriem dos diversos instrumentos de avaliação, construindo, aplicando e refletindo sobre os mesmos. Os alunos devem ainda desenvolver uma perspetiva integrada dos diversos modos de avaliação.
Pré-requisitos
Não existem requisitos prévios.
Conteúdo
O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:
Avaliação no sistema educativo – perspectivas internacionais e nacionais
Propósitos e funções da avaliação
Tipos de avaliação:
Avaliação diagnóstica
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Autoavaliação
Instrumentos de avaliação
Práticas de avaliação
Bibliografia
Abrantes, P. & Araújo. F. (2002). Avaliação das aprendizagens. Lisboa: Ministério da Educação, DEB.
Alves, M. (2004). Currículo e Avaliação – Uma perspetiva integrada. Porto: Porto Editora.
Gardner, J. (2012). Assessment and Learning. London: Sage.
National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar. Lisboa: APM/IIE.
National Council of Teachers of Mathematics. (1994). Normas profissionais para o ensino de matemática. Lisboa: APM/IIE.
National Council of Teachers of Mathematics. (1999). Normas para avaliação em matemática escolar. Lisboa: APM.
Santos, L. (2003). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: uma análise sucinta. Quadrante, 12(1), 7-20.
Método de ensino
Será adotado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:
- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão critica sobre estas e discussão do potencial que encerram;
- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;
- Análise, elaboração e ou reflexão em torno de instrumentos de avaliação.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá por base:
- A participação dos alunos no trabalho da aula;
- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;
- Trabalhos escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;
Os alunos que por motivo de faltas a aulas (ainda que de forma justificada) não consigam realizar todos os elementos da avaliação contínua terão que realizar trabalhos adicionais e/ou um exame escrito.
Para informação mais detalhada consultar a página do moodle da UC.