Faculdade de Ciências e Tecnologia

Avaliação no Ensino da Matemática

Código

11530

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

3.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Horas semanais

3

Total de horas

27

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma visão abrangente do processo de avaliação. Pretende-se assim:

Discutir os propósitos e funções da avaliação;

Proporcionar o contacto com diferentes tipos de avaliação;

Desenvolver e experienciar os diversos instrumentos de avaliação;

Desenvolver e simular práticas de avaliação.

Espera-se assim que os alunos se apropriem dos diversos instrumentos de avaliação, construindo, aplicando e refletindo sobre os mesmos. Os alunos devem ainda desenvolver uma perspetiva integrada dos diversos modos de avaliação. 

Pré-requisitos

Não existem requisitos prévios.

Conteúdo

O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:

Avaliação no sistema educativo – perspectivas internacionais e nacionais

Propósitos e funções da avaliação

Tipos de avaliação:

Avaliação diagnóstica

Avaliação formativa

Avaliação sumativa

Autoavaliação

Instrumentos de avaliação

Práticas de avaliação

Bibliografia

Abrantes, P. & Araújo. F. (2002). Avaliação das aprendizagens. Lisboa: Ministério da Educação, DEB.

Alves, M. (2004). Currículo e Avaliação – Uma perspetiva integrada. Porto: Porto Editora.

Gardner, J. (2012). Assessment and Learning. London: Sage.

National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar. Lisboa: APM/IIE.

National Council of Teachers of Mathematics. (1994). Normas profissionais para o ensino de matemática. Lisboa: APM/IIE.

National Council of Teachers of Mathematics. (1999). Normas para avaliação em matemática escolar. Lisboa: APM.

Santos, L. (2003). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: uma análise sucinta. Quadrante, 12(1), 7-20.

Método de ensino

Será adotado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:

- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão critica sobre estas e discussão do potencial que encerram;

- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;

- Análise, elaboração e ou reflexão em torno de instrumentos de avaliação.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

- A participação dos alunos no trabalho da aula;

- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;

- Trabalhos escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;

Os alunos que por motivo de faltas a aulas (ainda que de forma justificada) não consigam realizar todos os elementos da avaliação contínua terão que realizar trabalhos adicionais e/ou um exame escrito.

Para informação mais detalhada consultar a página do moodle da UC.

Cursos