Faculdade de Ciências e Tecnologia

Florestas e Saúde Humana

Código

11751

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

7.0

Professor responsável

Fernando Henrique da Silva Reboredo

Horas semanais

6

Total de horas

116

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender a importância das florestas na evolução das sociedades humanas

Reconhecer as principais ameaças às florestas mundiais

Reconhecer a importância das florestas como IGNOREes de compostos bioactivos e novas drogas

Reconhecer os efeitos da desflorestação na saúde humana.

Conteúdo

O indivíduo, as florestas e a alimentação. A importância da floresta e de produtos baseados na floresta na sobrevivência e expansão das sociedades humanas. A importância da floresta na consolidação do território Português.

Problemas de saúde humana associados às florestas – como as alterações dos ecossistemas florestais podem aumentar a dispersão de doenças.

Florestas e medicina – florestas como IGNOREe de compostos bioactivos e drogas

O papel da cultura indígena no tratamento de doenças. Conhecimento tradicional e crenças.

A política Europeia das florestas – as principais linhas de acção

Bibliografia

Colfer C.J.P. (ed). 2012. Human Health and Forests: A Global Overview of Issues, Practice and Policy. 2nd edit., Earthscan Ltd., 400 pp

Nilsson K. et al., (Editors). 2011. Forests, Trees and Human Health,Springer, 427 pp

International Forestry Review2011. Vol. 13(3) Special Issue: Forests, Biodiversity and Food Security.

Karjalainen E., Sarjala T., Raitio H. (2010) Environ Health Prev Med 15:1–8

Chaves L.F. et al., (2008) PLoS Negl Trop Dis 2(2): e176.

Unasylva, FAO (2006) Forests and Human Health, Vol. 57, nº 224

Colfer C.J.P., Sheil D., Kishi M. 2006. Forests and Human Health. Assessing the Evidence, CIFOR, Occasional Paper nº45, 121 pp

Método de avaliação

A avaliação será contínua, composta por 3 elementos, havendo classificação mínima de aprovação (9,5 escala de 20 valores) a cada componente – o peso da componente teórica é de 50% e a teórico-prática é também de 50% (40% trabalho/projeto + 10% apresentação e discussão)

Os alunos que faltem ou reprovem no Teste poderão realizar exame na época normal, definida pelo calendário escolar.

Datas de Avaliação

Teste : 28 Maio de 2019

Envio Projeto até 11 Junho de 2019

Apresentação/discussão pública: 18 Junho de 2019

Cursos