Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projeto de Tese II

Código

12076

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

15.0

Professor responsável

António Paulo Brandão Moniz de Jesus

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Adquirir capacidade de organização de eventos científicos

Apresentação de resultados de investigação

Revisão dos Planos de Tese e das metodologias adoptadas

Apresentação de propostas de artigos e working papers

Participação em Reading Labs

Pré-requisitos

Domínio da língua inglesa

Utilização de ferramentas informáticas

Conteúdo

  • Preparação, organização e participação na Escola de Inverno do Programa de Doutoramento
  • Desenvolvimento dos elementos apresentados no plano de tese,
             revisão do quadro teórico e
             revisão da metodologia proposta    
  • Aprovação da Comissão de Acompanhamento de Tese
  • Seminários sobre tópicos avançados de Avaliação de Tecnologia
  • Seminários de acompanhamento das temáticas das teses
  • Revisão dos Planos de Tese
  • Inclusão de resultados preliminares da investigação realizada
  • Preparação e organização da Conferência Doutoral em Avaliação de Tecnologia

Bibliografia

  • Hennen, L.; Nierling, L. A Cross-European comparative analysis of barriers and opportunities for establishing technology assessment as a means of policy advice. Karlsruhe: KIT, 2013
  • Krings, B.-J., Brain drain or brain gain? Changes of work in knowledge-based societies. Berlin: edition sigma 2011
  • Armin Grunwald, 2011.Responsible innovation: bringing together technology assessment, applied ethics, and STS research, Enterprise and Work Innovation Studies, IET/CESNOVA, vol. 7(7), pages 9-31
  • Antonio Brandao Moniz, 2010. Designing a Technology Assessment post-graduation programme: experiences, limits and needs, IET Working Papers Series 09/2010, IET/CESNOVA
  • Ruud Smits, Rutger van Merkerk, David H. Guston, Daniel Sarewitz, 2008. The role of TA in Systemic Innovation Policy, Innovation Studies Utrecht (ISU) working paper series 08-01, Utrecht University

Método de ensino

Os métodos de ensino serão diversificados e envolverão, entre outros:

- exposição,

- discussão e análise crítica de textos e problemáticas científicas,

- pesquisa e sistematização de informação científica.

Método de avaliação

Verificar o nível de organização da Escola de Inverno do Programa Doutoral

Verificar a participação na Escola de Inverno do Programa Doutoral

Elementos apresentados no plano de tese, com especial destaque para o enquadramento teórico e a metodologia proposta

Participação em reunião preparatórias

Apresentação de um Working Paper

Cursos