Faculdade de Ciências e Tecnologia

Lesão e Morte Celular

Código

12107

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga

Horas semanais

3

Total de horas

34

Língua de ensino

Português

Objectivos

Nesta Unidade Curricular pretende-se aprofundar o estudo dos processos celulares e moleculares envolvidos em diferentes tipos de morte celular, e na resposta das células à lesão. Em paralelo serão abordados métodos de avaliação de diferentes etapas da morte celular, bem como desenvolvimento de fármacos e pesquisa de alvos terapêuticos.

Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) compreender o conceito de stress oxidativo; ii) compreender, através de casos práticos, o conceito de lesão celular e mecanismos ativados na resposta endógena à lesão; iii) enumerar e distinguir diferentes tipos e morte celular, relacionando os indutores e mecanismos envolvidos; iv) identificar a des-regulação dos mecanismos envolvidos na morte celular como estando na base de diversas doenças; v) utilizar os conceitos adquiridos e compreender estratégias e alvos terapêuticos para modular a morte celular nas diferentes doenças; vi) aquisição de competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados, com vista à exposição e discussão crítica de trabalhos científicos na área; vii) adquirir competências laboratoriais e contacto com metodologias actualmente utilizadas na avaliação de diferentes parâmetros de lesão e morte celular.

Pré-requisitos

Formação prévia em Biologia Celular, e Biologia Molecular e Bioquímica fortemente aconselhável

Conteúdo

Aulas teóricas

1. Stress oxidativo: indutores, mecanismos envolvidos e adaptação das células e tecidos ao stress oxidativo

2. Morte celular em homeostasia e desregulação da morte celular em processos patológicos: Necrose, Apoptose, Necroptose e outras formas de morte celular.

2.1. Mecanismos gerais de ativação do processo de morte celular

2.2. Mecanismos moleculares envolvidos no processo de morte celular

2.3. Os organelos celulares como moduladores e alvos dos processos envolvidos na morte celular

2.4. Resposta celular à lesão e reversibilidade do processo de morte celular

2.5. Desregulação da morte celular em diversas patologias: cancro, doenças auto-imunes e infeções

2.6. Desregulação da morte celular em diversas patologias: doenças degenerativas.

3. Papel da autofagia na regulação da morte celular.

3.1. Os organelos celulares como moduladores e alvos dos processos envolvidos na autofagia.

4. Modulação da morte celular. Desenvolvimento de fármacos e pesquisa de alvos terapêuticos.

 

Aulas práticas:

1. Avaliação do stress oxidativo

1.1. Reação de Griess (nitritos/nitratos no sobrenadante)

1.2. Avaliação de ROS: marcação de células em cultura com sonda DCF-DA; observação ao microscópio de fluorescência

2. Avaliação da morte celular (apoptose/necrose)

2.1. DNA laddering

2.2. Determinação da atividade de caspases com substrato exógeno

2.3. Avaliação da morfologia nuclear por marcação com Hoechst

2.4. Avaliação da libertação da lactato desidrogenase (ensaio de LDH)

2.5. Análise de apoptose/necrose por citometria de fluxo: Marcação com anexina V e iodeto de propídeo

2.6. Análise de apoptose/necrose por citometria de fluxo (aquisição e análise de resultados)

Bibliografia

Molecular Cell Biology. Lodish et al. 7th Ed. WH Freeman & Company, NY 2012

 Molecular Biology of the Cell. Alberts et al. 5th Ed. Garland Science, NY 2007

 Artigos científicos

 

 

Método de ensino

As aulas teóricas são baseadas em livros de texto e artigos recentes da literatura cientifica. As aulas são na generalidade do tipo expositivo, com recurso a data show. As aulas práticas incluem realização de ensaios experimentais que permitam avaliar diferentes parâmetros envolvidos nos processos de stress oxidativo e/ou morte celular. Será dado ênfase à análise, interpretação e discussão conjunta dos resultados, de forma aos alunos poderem avaliar a contribuição dos diferentes processos estudados na morte celular. A aplicação destes conhecimentos deverá permitir compreender os modelos de estudo utilizados, bem como a evolução na pesquisa de novos fármacos e novos alvos terapêuticos.

Na vertente de avaliação contínua os alunos serão avaliados pelo desempenho nas aulas práticas, bem como pela capacidade de compreensão e interpretação dos resultados obtidos sob a forma de um mini-artigo científico. A avaliação da componente teórica será realizada através de testes e/ou exame final.

Método de avaliação

Frequência da disciplina:

1. Para a obtenção da  frequência à disciplina é necessária a participação em 2/3 das aulas teorico-práticas/práticas leccionadas.

2. A participação nas aulas práticas é registada em fichas de presença.

3. Os alunos que estiverem na aula prática mas não assinarem a ficha, têm falta de presença.

4. Atrasos após 10 min. da hora de início da aula prática (10h40m), são considerados faltas de atraso, no entanto o aluno poderá optar por assistir à aula. Duas faltas de atraso são convertidas numa falta efectiva.

5. Faltas em dias de avaliação não implicam a realização da avaliação noutro dia.

6. Atestados médicos ou outra justificação de faltas só serão aceites até uma semana após o dia da falta

7. Os trabalhadores estudantes e outros casos excepcionais que não frequentem as teórico-práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com o docente) para a obtenção da frequência à disciplina

 

A classificação final da disciplina (0-20 val) resulta da soma das classificações obtidas em 3 componentes:

1. componente de avaliação teórica/prática:(1 teste ou exame recurso; 65% da classificação final, 13 val); nota mínima 6,5/13 val.

2. componente de avalição contínua prática: : Avaliação contínua individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho e desempenho laboratorial nas aulas teorico-práticas/práticas. (5% da classificação final, 1 val).

Consiste na avaliação contínua individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho e desempenho laboratorial nas aulas. Poderão ser punidos em cada aula os seguintes comportamentos, (0.1 a 0.2 val; até ao máximo de 1 val): Faltas de presença não justificadas, faltas de atraso, faltas de material (bata, protocolo ou outro material previamente indicado), perturbação da aula, não realização dos exercícios propostos, falta de cuidado com o material das aulas e falta de arrumação da bancada no final da aula.

Participação positiva será beneficiada.

 

3. componente de avalição de projecto : trabalho escrito em grupo sob forma de mini-artigo com os resultados obtidos nas aulas P (30% da classificação final, 6 val). A entregar até ao dia 9.11.2018.

Elaboração de um trabalho escrito em grupo (2 alunos) sob a forma de mini-artigo científico com os resultados das experiências efectuadas nas aulas práticas anteriores.

As regras de elaboração dos trabalhos escritos serão fornecidas em documentos disponibilizados no moodle.

O trabalho será avaliado por, pelo menos, 2 docentes da disciplina.

 

Para aprovação, a soma das notas das 3 componentes tem de ser igual ou superior a 9,5 val

 

Data limite de entrega dos trabalho submetidos no moodle:

Mini-artigo: Até ao dia 9 Novembro, submissão feita pelos alunos no moodle (até à hora de encerramento). Trabalhos entregues fora deste prazo serão penalizados em 50% da nota, se entregues nos 2 dias úteis seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo.

Os trabalhos escritos serão submetidos a verificação de plágio com o programa disponível na FCT (moodle). Análise dos "relatórios de similaridade" enviados após analise dos documentos submetidos – aceite < 30% de similaridade (casos verificados individualmente).

 

Faltas em dias de avaliação ou de trabalhos P:

. A data do teste, e do trabalho é divulgada no início das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos momentos de avaliação.

. Faltas não justificadas em dias em que se estão produzir resultados para incluir num trabalho implicam que o aluno terá 0 val nesse trabalho; no caso de faltas justificáveis, a situação será analisada com o grupo e o aluno caso a caso.

 

Cursos