
Pesquisa Bibliográfica e Documentação em Conservação
Código
12108
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Márcia Gomes Vilarigues, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
Preparar o aluno para pesquisar a documentação científica, selecionar e organizar informação relevante e documentar a sua investigação.
Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos com vista à produção de documentação para a preservação
Conteúdo
Parte A
Métodos de pesquisa e documentação. Preparar o aluno para pesquisar a documentação científica, selecionar e organizar informação relevante; e documentar a sua investigação. A produção de documentação: contributos das ciências exactas e naturais
aula 0 11 set
Objectivos da pesquisa bibliográfica e documentação em Conservação 1ª aula (T+P) mgv , mjm, outros
13 set
Fontes e métodos para a pesquisa bibliográfica em ciências naturais e da conservação. A importância do rigor e análise crítica. Introdução às plataformas de pesquisa acessíveis na b-on Web of Science; JSTOR; AATA; BCin, etc E outras ferramentas gratuitas como o NIST, IUPAC Golden Book. Na aula prática, os alunos selecionarão um artigo de interesse para os tópicos desenvolvidos em CRBC, Projecto ou HTPA ou MEA. 2ª aula (T+P) ) mgv, mjm, outros
20 Setembro
Fontes e métodos para a pesquisa bibliográfica em ciências naturais e da conservação Introdução às bases de dados de âmbito geral como o IRUG e outras feitas à medida de um projecto de investigação; por exemplo, o arquivo da W&N. Na aula prática, os alunos seleccionarão informação das bases de dados relevantes para completar o artigo / tópico escolhido na aula anterior 3ª aula P ) mgv, mjm, outros
27 Setembro Dos artigos seleccionados pelos alunos, e outros à escolha do coordenador, distribuir para ler em (60 min), resumir (30 min ) e apresentar individualmente (5 min). 4ª Aula (T + P) ) mgv, mjm, outros
4 Outubro Como se organiza a informação adquirida. Ciências da Conservação. O caderno de laboratório (fichas de segurança). Relatórios resumidos. Resumir um artigo / texto. A escrita de um artigo (tipologias mais comuns em ciências naturais e da conservação). Na aula prática, os alunos simulam a escrita de uma sessão laboratorial que lhes será proposta nas áreas de HTPA e MEA
11 de Outubro (t+p) Conceição Casanova Como se organiza a informação adquirida (cont.) Conservação e restauro. Documentar o estado de conservação do património cultural para memória futura: diferentes tipos de registos, orais, escritos e digitais; tipologias de relatório (relatórios de estado de conservação/preservação, relatórios de intervenção, relatório de transporte e exposição e checklists várias); registos gráficos, fotográfico e outras tecnologias emergentes que criam novas formas de documentar e contribuem para o alargamento dos arquivos documentais existentes. Na aula prática, os alunos simulam a escrita de um relatório de estado de conservação e/ou intervenção (escolha de sessão em articulação com CRBC e Projecto)
Parte B Filosofias da Conservação. Noções de intenção artística, autenticidade e valor. A importância da análise crítica ao compilar a documentação de conservação, desde recolha de memória oral, aos registos escritos, gráficos ou fotográficos, passando pelos dados recolhidos durante os exames e análises, condições de preservação, até o tratamento do objeto ou coleção.
18 de Outubro (t+tp) Rita Macedo -A importância da documentação para a tomada de decisão em conservação e para memória futura, de acordo com a ética e conduta profissional. Impacto da compilação da documentação no valor e autenticidade do património cultural. Princípios éticos, doutrinas e casuística. As diferentes noções de autenticidade. A noção de significado cultural. Discussão do texto de E. Avrami, et al, Values and Heritage Conservation. Getty Report. -Intenção artística, autenticidade e valor.
25 de Outubro (t+p) ) mgv, mjm, Avaliação do bloco A) por apresentação e discussão de um artigo; ou a revisão do estado da arte numa temática muito focada.
Parte C Rita Macedo- Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos com vista à documentação para a preservação. O exemplo da arte contemporânea (instalação, media art, performance), em que o artista está vivo, servirá para ajudar a dotar os estudantes de ferramentas práticas que lhes permitam avaliar a documentação pré-existente e produzir nova documentação. Estas ferramentas incluem a produção de guiões de entrevista, as metodologias de entrevista, a triangulação e a validação dos dados. Estes métodos podem ser utilizados na conservação em geral.
8 Novembro (t+p) A documentação como estratégia de preservação. Os principais desafios à conservação de arte contemporânea nos séculos XX e XXI. Os caos da Instalação, da Media Art, e Performance. Escolha de uma obra de arte para produção de um guião de entrevista.
15 Novembro (t) Da Recolha à Produção de Documentação. A preparação da entrevista. Tipos de guiões teóricos. As boas práticas para a estruturação de diferentes tipos de guiões.
22 Novembro (p) Do guião teórico ao caso prático. Aprender a ver e a pre-ver. Exercícios a partir das obras escolhidas pelos alunos. Aula prática com crítica inter-pares sobre a estrutura e ordem do guião.
29 Novembro e 6 de Dezembro (t) A entrevista. Normas, procedimentos, condicionantes e limitações. Aspectos técnicos e éticos. Linguagens. História Oral, Triangulação e validação de dados.
13 Dezembro (p) Apresentação e discussão dos guiões finais. Avaliação da documentação enquanto estratégia de conservação.
20 Dezembro Avaliação escrita
Bibliografia
parte B e C
Beerkens, Lydia, (et. al), The Artist Interview. For Conservation and Presentation of Contemporary Art Guidelines and Practice, Amesterdão, Japsam Books, 2012.
Avrami, Erica, et al, Values and Heritage Conservation: Research Report, Los Angeles, Getty Conservation Institute, 2000.
Ijsbrand Hummelen & Dionne Sillé (coord.), Modern Art: Who Cares?, Londres, Archetype publications, 2005.
Macedo, Rita, Desafios da Arte Contemporânea à Conservação e Restauro. Documentar a Arte Portuguesa dos Anos 60/70, Tese de Doutoramento, FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2008.
Muñoz Viñas, Salvador, Contemporary Theory of Conservation, Oxford, Elsevier, 2005.
Método de avaliação
Avaliação parte B e C: produção de guião de entrevista 50% + teste 50%
Avaliação final: 50% Parte A + 50% parte B e C