
Seminário em Arte, Design e Ciência I
Código
12190
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
3.0
Professor responsável
Rita Andreia Silva Pinto de Macedo , Robert Christopher Wiley III
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Conteúdo
Setembro
10 – Introdução. Explicação de objectivos. Apresentação dos alunos. Descrição do funcionamento das aulas e da avaliação.
17 - O que é arte, design e ciência? Algumas dúvidas e polémicas. O que é o conhecimento e que relações tem com a arte e a ciência.
24 - Arte e conhecimento na “História das Ideias Filosóficas” A Grécia Antiga – Platão e Aristóteles –mundo sensível vs mundo inteligível.
Outubro
1 - Arte e conhecimento no Ocidente Cristão. Santo Agostinho (a impossibilidade de conhecer Deus) e S. Tomás de Aquino (conhecer a natureza é conhecer Deus) – a Mimesis
8 - Arte e conhecimento no Renascimento. Racionalismo de Descartes e Empirismo Inglês.
15- O Século XVIII na filosofia, na ciência e na política e sociedade.
22- O paradigma da Modernidade. O que é a arte do ponto de vista da Teoria da Arte? Academia, Salon Francês e a emergência das exposições públicas. O mercado e a crítica da arte.
29 - O que é a Ciência para os cientistas? (por Márcia Vilarigues)
Novembro
5 - O que é a arte para os artistas? (Com artistas convidados)
12- O que é o Design? Painel de discussão
19 - Painel de Discussão com os alunos sobre um tema proposto – avaliação
26 - Convidado especial sobre o tema Arte, Ciência e Tecnologia.
Dezembro
3- Visita ao estúdio de vidro (VICARTE)
10 – Exercício escrito
Método de avaliação
Evaluation consists of the following elements:
Attendance and participation 1/3
Panel discussion 1/3
Writting exercise 1/3