Faculdade de Ciências e Tecnologia

Metodologias de Investigação

Código

12192

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Márcia Gomes Vilarigues

Horas semanais

3

Total de horas

98

Língua de ensino

Português

Conteúdo

1. Metodologias nas Ciências Físicas e Naturais e nas Ciências Sociais.

2. Processos de investigação: objetos, IGNOREes, hipóteses, métodos e planos de trabalho.

3. Investigação e estratégias: bibliografia e plataformas eletrónicas de pesquisa de recursos.

4. A dissertação de mestrado.

5. Partes da dissertação: estrutura; índice; citações; notas de rodapé; bibliografia; apêndices; anexos; índices.

6. A Norma Portuguesa P 405-1 Informação e Documentação. Referências bibliográficas: documentos impressos. NP 405-2; 405-3; 405-4.

7. Outos formatos: APA, MLA, Chicago e Harvard. 

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonçalves de (2006). Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos (8.ª ed). Lisboa: Universidade Católica Editora.

ECO, Umberto (1988). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas (4.ª ed). Lisboa: Editorial Presença.   

ESTRELA, Edite; SOARES, Maria Almira; LEITÃO, Maria José (2007). Saber escrever uma tese e outros textos (5.ª ed). Lisboa: Dom Quixote.

FRADA, João J.C. (1999). Guia Prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos.(1ª ed.). Lisboa: Edições Cosmos.

MARÍAS, Fernando (1996). Teoría del arte. (1ªed.).Madrid: Hidroprojectos Europeos, Col. Historia16.

PEREIRA, Alexandre; POUPA, Carlos (2004). Como Escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o word. (3.ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e (2005). Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Porto: Livraria Civilização Editora. 

Método de ensino

As metodologias de ensino são de carácter teórico e prático. Por um lado, será feita uma apresentação teórica dos vários conteúdos, mas partindo sempre de casos práticos e de exemplos de dissertações e de outros trabalhos científicos. A avaliação é constituída por dois trabalhos de caráter prático, nos quais os alunos deverão aplicar os conteúdos lecionados. Um dos trabalhos é um possível capítulo da dissertação que se pretende realizar e um segundo trabalho será uma primeira abordagem ao pré projeto da dissertação de mestrado (título, objetivos, metodologia, índice provisório, bibliografia e cronograma). 

Método de avaliação

Apresentação de trabalhos em aula.

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