Faculdade de Ciências e Tecnologia

Conservação e Restauro de Cerâmica e Vidro

Código

12249

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Inês Alexandra Ramalho Coutinho

Horas semanais

6

Total de horas

84

Língua de ensino

Português

Objectivos

O principal objectivo da UC de CRBC em Cerâmica e Vidro é dotar o aluno do conhecimento prático e de metodologias e materiais empregues na conservação e restauro de cerâmica e vidro. Assim, o desenvolvimento das capacidades práticas no aluno far-se-á através da realização de uma intervenção num ou mais objectos e/ou de actividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro, como por examplo a limpeza, união de fragmentos, preenchimento de lacunas, integração cromática, finalização de superfícies. 

O aluno irá treinar o manuseamento de objectos de cerâmica e vidro, adquirindo competências através do trabalho prático desenvolvido.

Será dada ênfase ao desenvolvimento no aluno da capacidade de argumentar as vantagens e desvantagens relacionadas com os vários materiais e procedimentos testados de tratamento aplicados ao caso de estudo atribuído, através da discussão das várias opções em contexto de aula juntamente com o Professor e com os colegas.

 O aluno deverá terminar esta UC capaz de: 

Fazer o diagnóstico e a proposta de intervenção de um objecto de cerâmica e vidro, planeando as várias fases de intervenção necessárias;

Realizar uma intervenção de conservação e restauro;

Ter uma abordagem crítica relativamente às opções de tratamento, incluindo a escolha de materiais de conservação e de procedimentos a utilizar numa intervenção;

Apresentar um relatório de intervenção representativo e elucidativo do tratamento que realizou, justificando metodologias empregues e materiais utilizados;

Elaborar normas de conservação preventiva que englobem a exposição, a permanência em reserva e o transporte de peças em cerâmica e vidro em diferentes estados de conservação.

Soft Skills:Gestão do tempo, trabalho de equipa; Pesquisa bibliográfica; Escrita relatórios: estrutura, apresentação e referências bibliográficas; Ferramentas de informática (Word, Excel, Power Point); Expressão e Comunicação.

Conteúdo

  • Compreensão dos princípios éticos da intervenção 
  • A importância da documentação: O aluno levará a cabo a documentação completa e detalhada de uma intervenção. Da documentação deve constar o diagnóstico do estado de conservação do objecto (incluindo os materiais e as técnicas de produção utilizadas no objecto), a proposta de intervenção e o relatório da intervenção, acompanhados de um registo fotográfico detalhado do objecto antes, durante e após a intervenção. Exames e análises serão realizados para a caracterização e o estudo do objecto sempre que considerados necessários,
  • O Diagnóstico: análise material e tecnológica; avaliação de tratamentos anteriores. Este deverá de ser o mais completo e exaustivo possível. Um bom diagnóstico servirá como base de preparação à proposta de intervenção.
  • Intervenções anteriores: no caso de existirem intervenções anteriores é necessário identificarem-se os materiais empregues nas mesmas e discutir a necessidade ou não da sua remoção.
  • Conceitos de intervenção: consolidação; limpeza; união de fragmentos; preenchimentos; integração cromática e finalização de superfícies. Aqui deverão ser abordadas as várias metodologias que poderão ser empregues em cada fase do trabalho, bem como os vários materiais que poderão ser escolhidos.
  • Proposta de tratamento (onde devem de constar as metodologias a serem empregues bem como a escolha de materiais a utilizar na intervenção) e tomada de decisão
  • Aplicação prática das metodologias de intervenção e de preparação dos materiais a utilizar
  • Medidas de conservação preventiva: condições ambientais; acondicionamento; armazenamento; exposição; transporte

Bibliografia

Koob, S. Conservation and care of glass objects. London: Archetype, 2006. ISBN: 978-1904982081

Oakley, V.L.; Jain, K.K. “Essentials in the Care and Conservation of Historical Ceramic Objects”. London: Archetype, 2002. ISBN: 978-1873132739

Buys, S.; Oakley, V. “Conservation and Restoration of Ceramics”. Oxon: B-H, 1996. ISBN: 978-0750632195

Newman, H. “An Illustrated Dictionary of Glass”. London: T& H, 1987. ISBN: 978-0500274514.

Savage, G.; Newman, H.; Cushion, J.P., “An Illustrated Dictionary of Ceramics”. T&H, 2000. ISBN: 978-0500273807.

Brown, S.; Strobl, S., “A Fragile inheritance: The care of stained glass and historic glazing: a handbook for custodians”. Northampton: CHP, 2002. ISBN: 0715176005.

Pallot-Frossard, I., “Manuel de Conservation, Restauration et Création de Vitraux” ISBN: 2-11-094665-2. http://www.culture.gouv.fr/culture/organisation/dapa/pdf/manuel_vitrail.pdf

Método de avaliação

O programa desta unidade curricular é desenvolvido no laboratório através da realização de intervenções de conservação e restauro em cerâmica e vidro. No inicio do semestre as aulas práticas terão uma introdução teórico-prática sobre os métodos de intervenção e materiais disponíveis ao conservador de cerâmica e vidro, fazendo já uma abordagem crítica sobre os benefícios e as desvantagens dos diversos materiais.

A avaliação inclui o teste (25%) + relatório de diagnóstico e proposta de intervenção (25%) + relatório de intervenção e apresentação e discussão da intervenção realizada (50%). A classificação final resulta da média ponderada destes elementos de avaliação. 

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