
Produção Integrada por Computador
Código
2626
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
Carla Maria Moreira Machado, Jorge Joaquim Pamies Teixeira
Horas semanais
4
Total de horas
86
Língua de ensino
Português
Objectivos
Familiarizar e transmitir conhecimentos aos alunos no domínio dos novos paradigmas do Desenvolvimento Integrado de Produtos e Engenharia Simultânea e com a utilização das tecnologias de suporte ao Desenvolvimento Integrado de Produtos (Sistemas CAD, CAE, CAM, CAPP, PDM); Desenvolver projectos exemplificativos de estudo de casos.
Saber
- Princípios fundamentais do Desenvolvimento Integrado de Produtos (DIP)
- Tecnologias de Apoio ao DIP
- Organização e gestão da documentação técnica dos produtos (PDM)
- Organização de equipas de projecto e trabalho em equipa
Fazer
- Avaliar e seleccionar as soluções técnicas adequadas ao DIP.
- Usar aplicações informáticas de apoio ao desenvolvimento de produtos e de gestão da informação sobre o produto.
- Gestão da equipa técnica
Soft skills
- Trabalhar em equipa
- Gestão do tempo
- Desenvolver competências de escrita técnica e apresentação oral
- Desenvolver pensamento crítico
Pré-requisitos
Conveniente frequência anterior de DAC.
Conteúdo
O paradigma tradicional versus o modelo de Engenharia Concorrente ou Simultânea.
Estratégias de desenvolvimento. Desempenho, Tecnologia e Inovação do Produto.
Qualidade, Fiabilidade e Robustez do Produto. Vantagens da Engenharia Concorrente para o desenvolvimento das diferentes estratégias de desenvolvimento. Sistemas de Modelação. Sistemas de CAD. Sistemas de Planeamento de Processo Assistido por Computador (CAPP): Princípios Fundamentais. Sistemas de Classificação e Codificação. Sistema Variante e Generativo. Bases de Dados de Engenharia e Integração de Sistemas. Sistemas de Fabricação Assistida por Computador (CAM). Sistemas de Gestão da Informação do Produto (PDM): Princípios fundamentais e características operacionais. Plataformas de Integração. Ciclo de vida do produto. Estrutura do produto e Planeamento. Definição da metodologia. Recursos tecnológicos e humanos.
Bibliografia
Notas das aulas da professora (Apresentações, compilações, artigos)
Daniel E. O’Leary, Enterprise Resource Palnning Systems: Systems, Life Cycle; Electronic Commerce and Risk, Cambridge University Press, 2000
Kunwoo Lee, Principles of CAD/CAM/CAE Systems, Addison Wesley, Reading Mass., 1999
M.P Groover e E.W. Zimmers, CAD/CAM Computer Aided Design and Manufacturing, Prentice-Hall, Englewoods Clifs, 1984
C. McMahon e J. Browne, CAD/CAM from Principles to Practice, Addison Wesley, Reading Mass., 1993
Método de ensino
Aulas Teóricas e Práticas. As teóricas têm um caráter expositivo e demonstrativo, nos casos de envolvimento das diferentes tecnologias. Haverá lugar a sessões de dicussão sobre estudos de casos. As aulas práticas têm o propósito de enquadrar os alunos nos temas abordados e introduzi-los no uso dos diferentes sistemas tecnológicos de CAD, CAM, PDM e outros.
Método de avaliação
A avaliação consiste na realização de um teste de avaliação (TST) e um projecto integrador de conhecimentos (PF). Este projecto é realizado em equipas de 3 estudantes e desenvolvido ao longo do semestre com a utilização dos softwares disponíveis. Durante a sua realização toda a informação produzida deverá ser armazenada e gerida, e esta gestão será objecto de avaliação. No final do semestre será entregue uma memória descritiva relativa ao desenvolvimento do projecto. Os alunos são avaliados individualmente.
No decorrer do semestre será avaliada uma milestone: M1, que diz respeito à gestão da equipa e definição do produto e à selecção e utilização das metodologias de apoio adequadas, que terá um peso de 20% da nota final.
O Teste de Avaliação é obrigatório e a sua classificação deverá ser igual ou superior a 7 valores.
O aluno deve ter nota final igual ou superior a 10 valores para obter aprovação.
A classificação final será: CF = 0,3 TST + 0,2 M1 + 0,5 PF