
Logística
Código
3710
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Virgínia Helena Arimateia de Campos Machado
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos relativos a metodologias, modelos e técnicas no âmbito das atividades logísticas. Os estudantes devem ainda saber medir e controlar o desempenho de sistemas logísticos.
Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam compreender como é que a logística contribui para a criação de valor, de que modo é que afeta a eficácia e a eficiência das cadeias de valor, e ainda que desenvolvam aptidões que lhes permitam saber selecionar e aplicar as metodologias, modelos e técnicas mais adequados a aplicar para melhorar a eficácia e a eficiência das cadeias de abastecimento. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de desenvolver sentido crítico relativamente ao desempenho ao nível das atividades logísticas.
Pré-requisitos
Preferencialmente alunos do 5º ano e que tenham feito a unidade curricular Gestão de Stocks.
Conteúdo
- Conceitos básicos. Logística como gerador de valor acrescentado. Atividades logísticas. Custos logísticos.
- Gestão de armazéns. Caracterização de tipos de armazém. Critérios de conceção e de gestão de armazéns. Tecnologias de manuseamento de materiais e planeamento da armazenagem. Configuração de circuitos de serviço. Caracterização de diversos tipos de gestão da armazenagem.
- Gestão de transportes. Transporte como gerador de valor. Modos de transporte. Plataformas logísticas. A gestão de transportes vs gestão de stocks. Planeamento de rotas de veículos: Método da matriz de economias.
- Logística inversa. Objetivos, motivações e dimensões. Gestão da cadeia de abastecimento em ciclo fechado.
- Tecnologias de informação. Comércio eletrónico.
- Avaliação do desempenho logístico. Modelos de avaliação e medidas de desempenho.
Bibliografia
Carvalho, J.C., Logística e Gestão na Cadeia de Abastecimento, Ed. Sílabo, 2010, Lisboa.
Chopra, S. e Meindl, P., Supply-Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson International Editions, 5ª ed., 2009, New Jersey.
Coyle, J.J., Bardi, E.J., e Langley, C.J., The Management of Business Logistics. A Supply Chain Perspective, Thomson, 7ª ed., 2003, Quebec.
Lambert, D.M. et al., Fundamentals of Logistics Management, The Irwin/McGraw-Hill series in Marketing, 1998, Boston.
Papacostas, S., Transportation Engineering and Planning, Prentice-Hall, 1993, London.
http://cscmp.org/digital/glossary/glossary.asp
Método de ensino
Os conceitos são apresentados nas aulas teóricas, adotando fundamentalmente o método expositivo. Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes e avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.
Nas aulas práticas são resolvidos exercícios de aplicação e casos de estudo, adotando o método experimental. São usados métodos ativos. São resolvidos exercícios, casos problemáticos da realidade e casos de estudo, autonomamente ou em grupo.
Método de avaliação
A avaliação contínua da unidade curricular envolve duas componentes de avaliação, avaliação teórico-prática (2 testes, T) e avaliação laboratorial (1 trabalho, TG), com ponderação, respetivamente, de 70 e 30% na nota final.
Nota final = 0,35 (T1+T2) + 0,3 TG
A nota de cada componente de avaliação é arredondada às centésimas.
Para dispensar de exame final a nota de cada componente de avaliação deverá ser no mínimo de 10 valores.
A frequência, válida por 1 ano, é obtida pela obtenção de aprovação no trabalho de grupo.