
Mecânica dos Solos
Código
3827
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
6.0
Professor responsável
Armando Manuel Sequeira Nunes Antão, Maria Teresa Teles Grilo Santana
Horas semanais
5
Total de horas
79
Língua de ensino
Português
Objectivos
Fornecer ao aluno os conceitos e princípios fundamentais do escoamento e da pressão da água nos solos, do processo de consolidação e do comportamento mecânico (resistência e deformabilidade) dos maciços terrosos.
Conteúdo
Solo, sua definição. Conceitos básicos sobre volumetria e gravimetria.
Compactação de solos: introdução, conceitos fundamentais, teoria da
compactação, energia de compactação, teor em água de compactação,
compactação em laboratório e no campo, aterros experimentais.
Tensões nos solos: introdução, princípio das tensões efectivas, tensões
geostáticas verticais. Maciços estratificados.
Escoamentos em meios porosos: equação de Bernoulli, lei de Darcy,
determinação do coeficiente de permeabilidade, coeficiente de
permeabilidade equivalente em maciços estratificados, tensões nos solos em
percolação, escoamentos bidimensionais.
Compressibilidade de solos. Comportamento drenado e não
drenado. Ensaio edométrico. Cálculo de assentamentos. Teoria da consolidação de Terzaghi.
Ensaio laboratoriais: corte directo e triaxial. Comportamento sob solicitação isotrópica,
comportamento sob solicitação confinada, estado crítico, estado de pico,
modelo de estados críticos. Resistência não drenada. Ligação entre ensaios triaxiais e trajectórias correntes em obras Geotécnicas.
Bibliografia
- Folhas da disciplina Mecânica dos Solos, FCT, UNL, 2017. | |||
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Método de ensino
As aulas são essencialmente teórico-práticas. Em cada aula são explicadas as bases teóricas necessárias à resolução e discussão dos problemas práticos. Destes problemas, uns estão resolvidos nas folhas teóricas, explicando-se a sua resolução, outros serão seleccionados para os alunos resolverem durante a aula, incentivando-se um trabalho formativo de procura de soluções, em diálogo com o docente. Os restantes serão objecto de trabalho de casa, constituindo estudo autónomo.
As aulas laboratoriais pretendem complementar a aprendizagem das matérias objecto dos ensaios laboratoriais realizados: Proctor e edométrico.
Método de avaliação
A disciplina tem duas Componentes de Avaliação, a Teórico-prática (CTP) e a Laboratorial (CL).
A classificação da disciplina é obtida pela fórmula (1):
NF=0,85*Nota(CPT)+0,15*Nota(CL) As classificações de ambas as componentes serão expressas numa escala de 0 a 20 valores, arredondadas à primeira casa decimal.
A avaliação da Componente Teórico-prática é constituída por 2 testes. Cada teste será classificado de 0 a 20 valores, arredondada à primeira casa decimal, tendo cada um deles igual peso na nota desta Componente de Avaliação. Existirá ainda exame de recurso para avaliação desta componente. A nota mínima da Componente de Avaliação Teórica-prática é 9,0 val. em 20 (CPT=9,0 valores).
A avaliação da Componente Laboratorial é constituída pela avaliação de dois relatórios efectuados sobre os trabalhos experimentais realizados. O conjunto dos dois relatórios é classificado na escala de 0 a 20 valores, arredondada à primeira casa decimal, tendo cada relatório um peso diferente na nota da componente: o primeiro relatório é classificado de 0 a 5 val e o 2º relatório é classificado de 0 a 15 val. Apenas serão avaliados relatórios de alunos que tenham comparecido efectivamente nas sessões laboratoriais.
Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.
O aluno para obter frequência à disciplina deverá ter presença em, pelo menos, dois terços de todas as aulas.
Apenas alunos com frequência podem ser avaliados.
Um aluno desejando efectuar melhoria de nota será classificado de igual forma à descrita anteriormente.
Aconselham-se os alunos a consultarem o Regulamento de Avaliação da FCT, sobre o tema de Plágio e Fraude, que será seguido estritamente na disciplina.
MUITO IMPORTANTE: Na disciplina de Mecânica dos Solos não há partes independentes da matéria leccionada. Isto significa que um aluno para fazer o 2º teste necessita dos conhecimentos avaliados no 1º teste.