
Diagnóstico e Conservação de Cerâmicos e Vidro
Código
7418
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Inês Alexandra Ramalho Coutinho, Márcia Gomes Vilarigues
Horas semanais
5
Total de horas
84
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo principal desta unidade curricular é o de fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias aos alunos de modo a que estes fiquem aptos a avaliar e a diagnosticar o estado de conservação de objectos de cerâmica e de vidro: identificando as patologias que os afectam, propondo conjuntos de medidas de conservação preventiva e eventualmente delinearem uma proposta de conservação e restauro para estes materiais. Esta UC faz parte de um conjunto de UCs de diagnóstico e conservação de diversos materiais (pedra, pintura, materiais metálicos, fotografia, documentos gráficos e têxteis) oferecidos pelo 1º ciclo de estudos do DCR no âmbito de uma formação completa e de oferta alargada.
A fim de se atingirem os objectivos propostos para a UC, os alunos têm de aprender a conhecer quais os diferentes tipos de cerâmicas e vidros, bem como as suas propriedades químicas, ópticas, mecânicas e termomecânicas, aprendendo também sobre as diversas metodologias para caracterizar, reconhecer e distinguir os diferentes materiais. Os alunos ficarão também a conhecer os mecanismos de degradação destes materiais e as técnicas analíticas que podemos usar para as perceber melhor.
Para além do essencial treino das competências práticas, uma parte integrante e fundamental do treino académico é a componente de investigação. É um dos papeis fundamentais do Professor o de fomentar a participação em projectos de conservação, simpósios e palestras dadas por professores e/ou especialistas convidados. A investigação científica é uma parte vital do conceito de formação, o que aliado ao facto de esta ser uma Faculdade de Ciências e Tecnologia, faz com que seja necessário dar a conhecer ao aluno a possibilidade de seguir uma carreira cientifica dedicada à investigação.
Os alunos deverão chegar ao fim desta UC, capazes de:
- Compreender a transdisciplinaridade do conhecimento adquirido na disciplina de diagnóstico e conservação de cerâmicos e vidro e da conservação e restauro em geral;
- Distinguir e conhecer os diferentes tipos de vidros
- Distinguir os vários tipos de cerâmica e a sua classificação;
- Conhecer as diferentes técnicas de trabalhar e decorar a cerâmica e o vidro;
- Conhecer e reconhecer as patologias que podem afectar os objectos cerâmicos e os vidros;
- Elaborar e preencher uma ficha de diagnóstico para objectos cerâmicos e vítreos de diferentes cronologias;
- Elaborar uma proposta de intervenção e/ou conservação preventiva baseada no diagnóstico proposto previamente.
Não só do programa proposto é feita a formação dos alunos, fazendo também parte do seu processo formativo o desenvolvimento de outras competências, as chamadas soft skills, tais como:
- Capacidade de trabalhar em equipa, mas também a de trabalhar e tomar decisões individualmente;
- Capacidade de estruturar o trabalho, organizando e fazendo a gestão do tempo para cumprir prazos;
- Capacidade de estruturar comunicações por escrito, bem como comunicações orais;
- Capacidade de participar em apresentações como apresentador e como audiência.
Conteúdo
De seguida será apresentado o programa proposto a leccionar por aula na UC de DCCV. As componentes teórica e prática serão apresentadas em conjunto de forma a demonstrar a simbiose entre as partes.
Por cada aula teórica será sugerida bibliografia, sendo que uma das referências será de leitura obrigatória para discussão na aula. Quando são referenciados livros como a referência de leitura obrigatória, significa que apenas um ou dois capítulos do livro serão de leitura obrigatória. Esta bibliografia será alterada e actualizada sempre que possível e que se justifique.
Na Tabela 1 é apresentado um resumo esquemático das aulas teóricas e praticas.
Tabela 1: Resumo esquemático das aulas teóricas e das aulas práticas com os conteúdos a serem abordados por aula.
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Aulas |
Teóricas |
Práticas |
Vidro |
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Aula 1 |
Aula apresentação, Introdução ao Diagnóstico, Introdução ao Vidro parte 1 |
Ver vários tipos de vidros com diferentes composições químicas, cores, etc.; fazer contas de vidro (maçarico) |
Aula 2 |
Introdução ao vidro parte 2 |
Síntese de vidros em laboratório |
Aula 3 |
Processos de degradação do vidro |
Métodos de exame e análise |
Aula 4 |
Introdução ao Vitral, Diagnóstico de Vitral |
Diagnóstico de Vitral |
Cerâmica |
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Aula 5 |
Introdução à cerâmica parte 1 |
Estudo de pastas cerâmicas parte 1 |
Aula 6 |
Processos de degradação da cerâmica |
Estudo de pastas cerâmicas parte 2; síntese de vidrados em laboratório |
Cerâmica e Vidro |
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Aula 7 |
Teste 1 |
Ver soprar vidro |
Aula 8 |
Diagramas de fase ternários, Propriedades termomecânicas do Vidro e da Cerâmica |
Exercício sobre Diagramas de fase ternários |
Aula 9 |
Visita de Estudo |
Exercício sobre Diagramas de fase ternários |
Aula 10 |
Conservação Preventiva, Manuseamento, Acondicionamento e Transporte. |
Materiais e caixas de acondicionamento |
Aula 11 |
Aula prática de Diagnóstico de Cerâmica e Vidro |
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Aula 12 |
Aula prática de Diagnóstico de Cerâmica e Vidro |
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Aula 13 |
Aula prática de Diagnóstico de Cerâmica e Vidro |
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Aula 14 |
Teste 2 |
Aula prática Diagnóstico de Cerâmica e Vidro |
Aula 15 |
Entrega de relatórios de diagnóstico, apresentação oral e discussão dos relatórios |
Bibliografia
Clark, D. E., Pantano, C. G., & Hench, L. L. (1979). Corrosion of Glass. New York: Books for Industry.
Koob, S. Conservation and care of glass objects. London: Archetype P, 2006. ISBN: 978-1904982081
Navarro, J., “El Vidrio”. Madrid: CSIC, 2003. ISBN: 9788400081584.
Vilarigues, M. (2008).Estudo do efeito da adição de iões metálicos na corrosão de vidros potássicos.PhD thesis UNL
Brown, S.; Strobl, S., “A Fragile inheritance: The care of stained glass and historic glazing: a handbook for custodians”. Northampton: Church House Publishing, 2002. ISBN: 0715176005.
Buys, S.; Oakley, V. “Conservation and Restoration of Ceramics”. Oxon: Butterworth-Heinemann, 1996. ISBN: 978-0750632195
Oakley, V.L.; Jain, K.K. “Essentials in the Care and Conservation of Historical Ceramic Objects”. London: Archetype P. 2002. ISBN: 978-1873132739
Método de avaliação
O método de avaliação irá contemplar a componente teórica, a componente prática e a componente do tipo seminário.
A componente teórica pretende avaliar o conhecimento que os alunos adquiriram sobre a composição e mecanismos de degradação dos materiais cerâmicos e dos vidros. A componente teórica pode ser realizada através da realização dos dois testes ao longo do semestre ou em alternativa, através do exame no final do período das aulas.
A componente prática será avaliada através do desempenho nas aulas práticas e irá avaliar a qualidade do relatório de diagnóstico, tendo em conta aspectos como a correcta identificação de todas as patologias dos objectos estudados nas aulas, entre outros.
Finalmente a componente seminário pretende avaliar a participação activa nas aulas através da resposta a perguntas colocadas, à qualidade dos comentários aos diversos temas e à participação e preparação dos textos que são de leitura obrigatória para cada aula e que são discutidos, em jeito de seminário no início de cada aula. A qualidade da apresentação oral do trabalho é também um factores de avaliação desta componente.
Cada componente é avaliada numa escala de 0 a 20, arredondado às unidades. Para obter aprovação à unidade curricular um estudante necessita ter uma classificação igual ou superior a 10 valores na componente teórica, não havendo limite mínimo nas outras duas componentes. A nota final da unidade curricular é obtida pela média das três componentes:
- Componente Teórica vale 50% (cada teste tem um peso igual de 25%),
- Componente Prática vale 25% (a nota do relatório valerá 25%),
- Componente do tipo Seminário vale 25% (a apresentação oral do relatório tem um peso de 15% e a participação nas discussões dos textos de leitura obrigatória para cada aula têm um peso de 10% na nota final).
Factores como a capacidade de resolver problemas, assiduidade e pontualidade serão avaliados continuamente ao longo de todo o semestre e em todos os componentes.