Faculdade de Ciências e Tecnologia

Diagnóstico e Conservação de Cerâmicos e Vidro

Código

7418

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Inês Alexandra Ramalho Coutinho, Márcia Gomes Vilarigues

Horas semanais

5

Total de horas

84

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo principal desta unidade curricular é o de fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias aos alunos de modo a que estes fiquem aptos a avaliar e a diagnosticar o estado de conservação de objectos de cerâmica e de vidro: identificando as patologias que os afectam, propondo conjuntos de medidas de conservação preventiva e eventualmente delinearem uma proposta de conservação e restauro para estes materiais. Esta UC faz parte de um conjunto de UCs de diagnóstico e conservação de diversos materiais (pedra, pintura, materiais metálicos, fotografia, documentos gráficos e têxteis) oferecidos pelo 1º ciclo de estudos do DCR no âmbito de uma formação completa e de oferta alargada.

A fim de se atingirem os objectivos propostos para a UC, os alunos têm de aprender a conhecer quais os diferentes tipos de cerâmicas e vidros, bem como as suas propriedades químicas, ópticas, mecânicas e termomecânicas, aprendendo também sobre as diversas metodologias para caracterizar, reconhecer e distinguir os diferentes materiais. Os alunos ficarão também a conhecer os mecanismos de degradação destes materiais e as técnicas analíticas que podemos usar para as perceber melhor.

Para além do essencial treino das competências práticas, uma parte integrante e fundamental do treino académico é a componente de investigação. É um dos papeis fundamentais do Professor o de fomentar a participação em projectos de conservação, simpósios e palestras dadas por professores e/ou especialistas convidados. A investigação científica é uma parte vital do conceito de formação, o que aliado ao facto de esta ser uma Faculdade de Ciências e Tecnologia, faz com que seja necessário dar a conhecer ao aluno a possibilidade de seguir uma carreira cientifica dedicada à investigação.

Os alunos deverão chegar ao fim desta UC, capazes de:

  • Compreender a transdisciplinaridade do conhecimento adquirido na disciplina de diagnóstico e conservação de cerâmicos e vidro e da conservação e restauro em geral;
  • Distinguir e conhecer os diferentes tipos de vidros
  • Distinguir os vários tipos de cerâmica e a sua classificação;
  • Conhecer as diferentes técnicas de trabalhar e decorar a cerâmica e o vidro;
  • Conhecer e reconhecer as patologias que podem afectar os objectos cerâmicos e os vidros;
  • Elaborar e preencher uma ficha de diagnóstico para objectos cerâmicos e vítreos de diferentes cronologias;
  • Elaborar uma proposta de intervenção e/ou conservação preventiva baseada no diagnóstico proposto previamente.

 

Não só do programa proposto é feita a formação dos alunos, fazendo também parte do seu processo formativo o desenvolvimento de outras competências, as chamadas soft skills, tais como:

- Capacidade de trabalhar em equipa, mas também a de trabalhar e tomar decisões individualmente;

- Capacidade de estruturar o trabalho, organizando e fazendo a gestão do tempo para cumprir prazos;

- Capacidade de estruturar comunicações por escrito, bem como comunicações orais;

- Capacidade de participar em apresentações como apresentador e como audiência.

Conteúdo

De seguida será apresentado o programa proposto a leccionar por aula na UC de DCCV. As componentes teórica e prática serão apresentadas em conjunto de forma a demonstrar a simbiose entre as partes. 

Por cada aula teórica será sugerida bibliografia, sendo que uma das referências será de leitura obrigatória para discussão na aula. Quando são referenciados livros como a referência de leitura obrigatória, significa que apenas um ou dois capítulos do livro serão de leitura obrigatória. Esta bibliografia será alterada e actualizada sempre que possível e que se justifique.

Na Tabela 1 é apresentado um resumo esquemático das aulas teóricas e praticas. 

Tabela 1: Resumo esquemático das aulas teóricas e das aulas práticas com os conteúdos a serem abordados por aula.

 

Aulas

Teóricas

Práticas

Vidro

Aula 1

Aula apresentação, Introdução ao Diagnóstico, Introdução ao Vidro parte 1

Ver vários tipos de vidros com diferentes composições químicas, cores, etc.; fazer contas de vidro (maçarico)

Aula 2

Introdução ao vidro parte 2

Síntese de vidros em laboratório

Aula 3

Processos de degradação do vidro

Métodos de exame e análise

Aula 4

Introdução ao Vitral, Diagnóstico de Vitral

Diagnóstico de Vitral

Cerâmica

Aula 5

Introdução à cerâmica parte 1

Estudo de pastas cerâmicas parte 1

Aula 6

Processos de degradação da cerâmica

Estudo de pastas cerâmicas parte 2; síntese de vidrados em laboratório

Cerâmica e Vidro

Aula 7

Teste 1

Ver soprar vidro

Aula 8

Diagramas de fase ternários, Propriedades termomecânicas do Vidro e da Cerâmica

Exercício sobre Diagramas de fase ternários

Aula 9

Visita de Estudo

Exercício sobre Diagramas de fase ternários

Aula 10

Conservação Preventiva, Manuseamento, Acondicionamento e Transporte.

Materiais e caixas de acondicionamento

Aula 11

Aula prática de Diagnóstico de Cerâmica e Vidro

Aula 12

Aula prática de Diagnóstico de Cerâmica e Vidro

Aula 13

Aula prática de Diagnóstico de Cerâmica e Vidro

Aula 14

Teste 2

Aula prática Diagnóstico de Cerâmica e Vidro

Aula 15

Entrega de relatórios de diagnóstico, apresentação oral e discussão dos relatórios

Bibliografia

Clark, D. E., Pantano, C. G., & Hench, L. L. (1979). Corrosion of Glass. New York: Books for Industry.

Koob, S. Conservation and care of glass objects. London: Archetype P, 2006. ISBN: 978-1904982081

Navarro, J., “El Vidrio”. Madrid: CSIC, 2003. ISBN: 9788400081584.

Vilarigues, M. (2008).Estudo do efeito da adição de iões metálicos na corrosão de vidros potássicos.PhD thesis UNL 

Brown, S.; Strobl, S., “A Fragile inheritance: The care of stained glass and historic glazing: a handbook for custodians”. Northampton: Church House Publishing, 2002. ISBN: 0715176005.

Buys, S.; Oakley, V. “Conservation and Restoration of Ceramics”. Oxon: Butterworth-Heinemann, 1996. ISBN: 978-0750632195

Oakley, V.L.; Jain, K.K. “Essentials in the Care and Conservation of Historical Ceramic Objects”. London: Archetype P. 2002. ISBN: 978-1873132739

Método de avaliação

O método de avaliação irá contemplar a componente teórica, a componente prática e a componente do tipo seminário. 

componente teórica pretende avaliar o conhecimento que os alunos adquiriram sobre a composição e mecanismos de degradação dos materiais cerâmicos e dos vidros. A componente teórica pode ser realizada através da realização dos dois testes ao longo do semestre ou em alternativa, através do exame no final do período das aulas.

componente prática será avaliada através do desempenho nas aulas práticas e irá avaliar a qualidade do relatório de diagnóstico, tendo em conta aspectos como a correcta identificação de todas as patologias dos objectos estudados nas aulas, entre outros. 

Finalmente a componente seminário pretende avaliar a participação activa nas aulas através da resposta a perguntas colocadas, à qualidade dos comentários aos diversos temas e à participação e preparação dos textos que são de leitura obrigatória para cada aula e que são discutidos, em jeito de seminário no início de cada aula. A qualidade da apresentação oral do trabalho é também um factores de avaliação desta componente.

Cada componente é avaliada numa escala de 0 a 20, arredondado às unidades. Para obter aprovação à unidade curricular um estudante necessita ter uma classificação igual ou superior a 10 valores na componente teórica, não havendo limite mínimo nas outras duas componentes. A nota final da unidade curricular é obtida pela média das três componentes:

  • Componente Teórica vale 50% (cada teste tem um peso igual de 25%), 
  • Componente Prática vale 25% (a nota do relatório valerá 25%),
  • Componente do tipo Seminário vale 25% (a apresentação oral do relatório tem um peso de 15% e a participação nas discussões dos textos de leitura obrigatória para cada aula têm um peso de 10% na nota final). 

Factores como a capacidade de resolver problemas, assiduidade e pontualidade serão avaliados continuamente ao longo de todo o semestre e em todos os componentes.

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