
Química Forense
Código
7916
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Ferreira da Costa Lourenço
Horas semanais
3
Total de horas
44
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o aluno desenvolva competências na área dos princípios de investigação em química forense, a) na compreensão do modo de análise da evidência química, nomeadamente drogas, resíduos de incêndios, DNA, impressões digitais e sangue.
b) desenvolver capacidade crítica perante as amostras que chegam a um laboratório forense para decisão sobre o método mais adequado de análise e sobre o respetivo resultado analítico.
c) conhecer a gama de possíveis evidências comuns e menos comuns que são objeto de análise.
d) adquirir conhecimento amplo sobre as estratégias de análise e sobre os métodos analíticos empregues sobre as matrizes forenses.
e) desenvolver a postura da responsabilidade sobre o resultado analítico.
g) conhecer e saber aceder a bases de dados indispensáveis à análise do resultado analítico.
h) conhecimento sobre práticas ilícitas que já foram reportadas e estudadas o que é um dado importante para a avaliação de resultados.
Conteúdo
I – Enquadramento
Breve evolução histórica das áreas forenses.
II – Elementos essenciais
Aspetos legais.
Amostragem, Qualidade dos resultados analíticos.
Preparação de amostras, análises e métodos instrumentais.
III – Análise química da evidência física
A - Análise de drogas.
Drogas e Farmacologia.
Análise forense de drogas.
Drogas com caráter básico.
B - A química da combustão - fogo posto, explosão, disparo.
C - Deteção de impressões digitais.
D - DNA.
IV - Doping.
Bibliografia
1. Peter White, Crime Scene To Court - The essentials of Forensic Science, 2nd Ed. , RSC, 1998.
2. Fred Smith, Handbook of Forensic Drug Analysis, RSC, 2004.
3. S. Bell, Forens ic Chemistry, Pearson, 2006.
4. Tilstone, Savage, Clark, Forensic Science - An Encyclopedia of History, Methods, and Techniques, ABC CLIO, 2006.
5. Robert M. Silverstein, Francis X. Webster, David Kiemle, Spectrometric Identification of Compounds, 7th Ed, Wiley, 2005.
6. D. Skoog, Fundamentals of analytical Chemistry, Thomson, 8th Ed, 2003.
Método de ensino
A UC tem componentes teórica e prática. Aulas teóricas são presenciais leccionadas com recurso a apresentação em power-point. É incentivada a participação ativa dos alunos na sequência de apresentação dos temas.
Em cada uma das aulas práticas é feita a exposição dos conceitos específicos de cada trabalho a realizar em escrita directa no quadro, seguida da realização do trabalho experimental pelos alunos no laboratório.
Método de avaliação
Componente teórica (70%) – 2 testes (média ≥ 9,5) ou Recurso com nota ≥ 9,5 valores.
Componente prática (30%) – 4 trabalhos práticos, 1 relatório e 1 note (nota global ≥ 9,5). Consiste na frequência.
(Laboratório – 10%, Relatório – 10%, Note – 10%).
O Recurso pode ser usado como melhoria da média anterior doa dois testes, e fará média com a nota da frequência para a classificação final.