
Redes de Computadores
Código
8149
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
6.0
Professor responsável
José Augusto Legatheaux Martins
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecimentos
- Redes de computadores: terminologia, organização, serviços, componentes e princípios estruturantes
- Transmissão fiável de dados
- Qualidade de serviço
- Difusão de informação
- Nomes e endereços
- Encaminhamento: princípios e algoritmos
- Redes TCP/IP – princípios e protocolos
- Noções fundamentais sobre o funcionamento dos canais em geral e as redes Ethernet comutadas
Aptidões e competências
- Perceber a arquitetura e como funciona uma rede de computadores
- Indicadores de desempenho da rede e sua estimativa e medida
- Perceber o impacto dos níveis transporte e rede sobre o desempenho das aplicações distribuídas
- Perceber como é que a informação é difundida
- Conhecer e saber utilizar interfaces de transporte
- Analisar, estruturar e desenvolver pequenas aplicações distribuídas
Pré-requisitos
Competências de programação e sistemas de operação.
Conteúdo
Redes de computadores: terminologia, organização, serviços, componentes e princípios estruturantes (o que é uma rede, estruturação de aplicações e protocolos aplicacionais: requisitos das aplicações e transporte, canais, multiplexagem estatística, store & forward, comutação de pacotes, estrutura em camadas, ...)
Transmissão fiável de informação: requisitos e técnicas específicas (Stop & Wait, Qualidade de serviço, TCP, Difusão e FEC - Forward Error Correction)
Nomes e endereços (camadas de designação, DNS, endereços IP, endereços MAC). Difusão de informação (HTTP, desempenho e escalabilidade, …). Redes de distribuição de conteúdos e vídeo sobre HTTP
Encaminhamento: princípios, endereçamento e algoritmos mais comuns. Redes e protocolos TCP/IP: DHCP, ARP, NAT, IP, encaminhamento em IP
Bibliografia
José Legatheaux Marins, "Fundamentos de Redes de Computadores - Ilustrado com base na Internet e nos Protocolos TCP/IP," FCT da Universidade Nova de Lisboa, 2018
James F. Kurose and Keith W. Ross, "Computer Networking - A Top-Down Approach," Addison Wesley — Pearson Education, 2012, ISBN-10: 0136079679, 6th Edition
Método de ensino
Nas aulas teóricas expõe-se e discute-se o programa da cadeira. Em algumas aulas teóricas resolvem-se e discutem-se problemas tipo que envolvem a modelização e a análise de um protocolo ou de uma situação.
Nas aulas práticas são desenvolvidos diversos trabalhos cujo objectivo é levar o aluno a realizar trabalhos experimentais sobre os tópicos mais importantes da matéria. Para além de cumprirem os objectivos dos trabalhos, os alunos devem depois relacionar os resultados obtidos com os tópicos da matéria que são relevantes. Em várias aulas procede-se à resolução de problemas tipo e também à análise de protocolos.
Método de avaliação
Poderão ser feitos ligeiros ajustes destas regras nos próximos dias:
Dois testes intermédios (sem consulta e com o peso de 35% cada na nota final) ou exame de recurso sobre toda a matéria teórica (sem consulta e com o peso de 70% na nota final). E ainda vários trabalhos laboratoriais (com o peso total de 30% na nota final). Estes trabalhos são elaborados em grupos de até 2 estudantes. A nota de cada trabalho é individualizada, através da realização de um mini-teste de avaliação de cada estudante e de cada trabalho.
Todas as notas intermédias são arredondadas às décimas.
Regras específicas sobre os trabalhos laboratoriais: 1) os trabalhos realizados por mais do que dois estudantes, ou entregues depois da data de realização avaliação, têm por classificação individual 0 valores; 2) se for indicado que há avaliação dos trabalhos por testes espedíficos e se um estudante faltar a essa avaliação, a sua classificação máxima nesse trabalho será 5 valores; 3) se um trabalho for entregue depois do prazo limite, a sua classificação final é penalizada em 1 valor por dia de atraso.
Regras específicas para ter sucesso na unidade curricular: 1) as avaliações dos trabalhos laboratoriais têm de ter média ≥ 6,5 valores e a obtenção desta média dá frequência da parte laboratorial da disciplina; 2) a média das classificações dos dois testes intermédios, ou do exame final, tem de ser ≥ 9,5 valores. Os estudantes FAÇAM o 1º teste, mas FALTEM ao 2º teste, podem realizar o 2º teste (ou o exame todo) na data do exame.
Todos os estudantes que obtiveram frequência em anos anteriores, já têm a respectiva nota de trabalho laboratorial e esta é igual à que então obtiveram. Se repetirem a avaliação da parte laboratorial, contará a melhor nota obtida. Caso se inscrevam em turnos práticos mas desistam da avaliação, contará a nota do ano anterior.