
Métodos Quantitativos e Qualitativos de Apoio à Investigação
Código
9483
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
Alexandra Maria Batista Ramos Tenera, António Carlos Bárbara Grilo
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que, no final da unidade curricular, o candidato detenha um conhecimento profundo dos métodos seleccionados fundamentais para o seu trabalho de investigação nomeadamente das características técnicas, dos pressupostos básicos e objectivos alcançáveis por cada uma das técnicas seleccionadas assim como da utilização e práticas científicas de cada uma delas já reportadas em bases cientificas de referência.
Conteúdo
1. Breve introdução à Epistemologia do Conhecimento
2. Principais Fontes de Dados: Primários e Secundários
3. Tipos de dados, escalas e procedimentos estatísticos admissíveis
4. Técnicas de amostragem
5. Técnicas estatísticas de dependência e interdependência
6. Fundamentos da simulação
7. Análise de dados experimentais
8. Investigação por questionário
9. Estratégias de validação
10. Estudos de caso: concepção, desenvolvimento e validação
Bibliografia
• Christensen, L., & Burke, Johnson, R. R., Lisa Turner, L. (2010). Research Methods, Design, and Analysis (11th ed.). Prentice Hall PTR.
• Thomas, R. (2003). Blending Qualitative & Quantitative Research Methods in Theses and Dissertations. Corwin Press, Inc./Sage Publications.
• Vogt, W. (2007). Quantitative research methods for professionals. Pearson/Allyn and Bacon.
• Corbin, J. & Strauss. A. (2008). Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory (3rd ed.).
• Yin, R. (2009). Case study research: design and methods. (3rd ed.). Sage Publications.
Método de ensino
A leccionação da disciplina é realizada combinando uma vertente expositiva em sessões plenárias e uma vertente aplicada, em sessões tutoriais, envolvendo acompanhamento de trabalhos e auto-estudo.
Método de avaliação
A avaliação final terá por base o desempenho ao longo da disciplina tendo como base os seguintes aspectos:
A1. Desempenho nas sessões plenárias;
A2. Desempenho nas sessões tutoriais
A3. Edição do relatório final;
A4.Apresentação e discussão plenária do relatório final.
Classif = 0,2A1+0,2A2+0,3A3+0,3A4