
Seminário em Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Código
10085
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
10.0
Professor responsável
José David Justino
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Ciências da Educação, nomeadamente no que diz respeito às suas relações com o Desenvolvimento Social, Económico e Político;
b) Aprofundamento das relações entre a esfera Económica e a esfera Educativa;
c) Aprofundamento das relações entre a esfera Política e a esfera Educativa;
d) A aquisição da capacidade deanalisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à área das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita às suas relações com o Desenvolvimento Social, Económico e Político;
e) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional;
f)Aquisição de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre as questões e problemáticas relativas às Formas de Educação Contemporâneas e às suas relações com o Desenvolvimento Social, Económico e Político.
Conteúdo
a) A educação no pensamento contemporâneo: das práticas privadas ao domínio públic;
b) Progresso e Nação, ou a educação como motor da mudança social;
c) O Estado e a Educação;
d) A construção dos Sistemas Educativos Contemporâneos;
e) A estabilização e crise dos modos de regulaçãopolítica dos Sistemas Educativos contemporâneos: Estado, Mercado, e Globalização e as suas relações com o campo educativo, da segunda metade do século XX aos nossos dias.
f) A influência das alterações dos modos de regulação políticos, económicos e educativos nas formas de escolarização atuais;
g) O estudo do caso Português numa perspetiva comparada: Demografia, Economia, Legitimação Política, Educação e as suas relações nos séculos XIX e XX.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor.
Encoraja-se nos alunos a reflexão crítica e participada sobre as questões teóricas abordadas.
Exposição de textos por parte dos estudantes.
Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação compreende a recensão e apresentação individual de um capítulo de livro ou artigo por escrito e oralmente perante a turma.