Faculdade de Ciências e Tecnologia

Seminário em Educação, Sociedade e Desenvolvimento

Código

10085

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

10.0

Professor responsável

José David Justino

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas das Ciências da Educação, nomeadamente no que diz respeito às suas relações com o Desenvolvimento Social, Económico e Político;

b) Aprofundamento das relações entre a esfera Económica e a esfera Educativa;

c) Aprofundamento das relações entre a esfera Política e a esfera Educativa;

d) A aquisição da capacidade deanalisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à área das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita às suas relações com o Desenvolvimento Social, Económico e Político;

e) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional;

f)Aquisição de competências na comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre as questões e problemáticas relativas às Formas de Educação Contemporâneas e às suas relações com o Desenvolvimento Social, Económico e Político.

Conteúdo

a) A educação no pensamento contemporâneo: das práticas privadas ao domínio públic;

b) Progresso e Nação, ou a educação como motor da mudança social;

c) O Estado e a Educação;

d) A construção dos Sistemas Educativos Contemporâneos;

e) A estabilização e crise dos modos de regulaçãopolítica dos Sistemas Educativos contemporâneos: Estado, Mercado, e Globalização e as suas relações com o campo educativo, da segunda metade do século XX aos nossos dias.

f) A influência das alterações dos modos de regulação políticos, económicos e educativos nas formas de escolarização atuais;

g) O estudo do caso Português numa perspetiva comparada: Demografia, Economia, Legitimação Política, Educação e as suas relações nos séculos XIX e XX.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.

Encoraja-se nos alunos a reflexão crítica e participada sobre as questões teóricas abordadas.

Exposição de textos por parte dos estudantes.

Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.

Método de avaliação

A avaliação compreende a recensão e apresentação individual de um capítulo de livro ou artigo por escrito e oralmente perante a turma.

Cursos