Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biologia

Código

10350

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Fernandes Rodrigues, Maria Helena Ferrão Ribeiro da Costa

Horas semanais

5

Total de horas

85

Língua de ensino

Português

Objectivos

O principal objectivo desta disciplina é fornecer os conhecimentos biológicos essenciais a um futuro profissional de ambiente, especificamente: i) a compreensão dos processos básicos que assistem à evolução e funcionamento das espécies animais e vegetais; ii) a compreensão do papel complexo do biota em termos ambientais e sócio-económicos, para uma correcta fundamentação na tomada de decisão; iii) o desenvolvimento de conceitos relativos à biodiversidade e necessidade da sua manutenção. O conhecimento adquirido nesta disciplina é fundamental para as áreas de ecologia, qualidade ambiental, ecotoxicologia, saúde pública, impactes ambientais e modelação ecológica

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

I Célula. Célula procariota e eucariota. Sistema endomembranar. Mecanismos de transporte. Citosqueleto. 
II Informação e hereditariedade.
 Organitos que processam informação. Cromossomas, ciclo celular e divisão celular. Genoma eucariota e expressão génica. Mecanismos de defesa. Resposta imunitária.
III Fisiologia. 
Fisiologia vegetal. Processos autotróficos. Mecanismos de adapatação. Fisiologia Animal. Eficiência respiratória. Homeostasia.
IV Processos evolutivos. Historia da vida na Terra. Mecanismos de evolução. Formação de espécies. Construção e uso de filogenias. 
V Evolução da biodiversidade.  Protistas. Plantas sem semente. Plantas com semente. Primeiros animais e Lofotrocozoa. Ecdisozoa. Deuterostómios
VI Observação do biota de  habitats marinhos e de transição. Estudo das espécies mais representativas de ambientes distintos, através de uma abordagem multi-nível integrada - morfologia, taxonomia e fisiologia comparada e necessidades ambientais. Aulas de laboratório,  juntamente com trabalho de campo permitirão o estudo do biota  no contexto do ecossistema.

Bibliografia

- Life. The Science of Biology.  Sadava, Hillis, Heller e Berenbaum. 9ª edição 2011. Sinauer Associates Inc. USA
- Conjunto de publicações do ICN sobre biodiversidade animal e vegetal de  habitats de Portugal Continental e Ilhas

Método de ensino

Os conteúdos da disciplina estão organizados em seis Módulos. Os cinco primeiros módulos fornecem a informação básica de toda a matéria. O módulo VI está estruturado em saídas de campo, observação e discussão pelos alunos, previamente organizados em grupos.

Nas 5 horas semanais presenciais a ênfase é para os aspectos estruturantes e fundamentais dos respectivos conteúdos programáticos. O apoio tutorial  é fundamental para aprofundar temas específicos, orientar o estudo e a aquisição de conhecimentos.  

O estímulo à participação e envolvimento no debate  em grupo, são aspectos privilegiados particularmente no último módulo.

Método de avaliação

Avaliação continuada.

A avaliação consta de cinco testes sobre o programa teórico  e quatro testes sobre o programa prático, ao longo do semestre.

Teorica e prática terão um peso idêntico, 50%, na avaliação final, sendo a nota mínima de 10 valores para cada uma das componentes

Classificação final: 0,50 (T) + 0,50 (P) 

A frequência é dada pela presença do aluno em pelo menos 2/3 do número de aulas práticas. 

Cursos