
Laboratório de Operações e Processos
Código
10400
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
Leonor Miranda Monteiro do Amaral
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo é habilitar os estudantes para a realização de estudos Laboratoriais (escala piloto) de operações, processos unitários e sistemas de tratamento em Engenharia Sanitárias. Trata-se de uma disciplina que visa, ao nível das competências, completar a formação obtida anteriormente nas disciplinas de Técnicas de Abastecimento e Tratamento de Águas e Técnicas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais. Os conhecimentos obtidos funcionarão também como complemento aos ministrados na disciplina de Sistemas de Tratamentos de Águas e Efluentes. Além disso, a prática conseguida ao nível do trabalho laboratorial servirá como preparação para o Estágio/Projecto que se seguirá.
Pré-requisitos
Não tem requisitos
Conteúdo
- Tratamento de águas para consumo humano:
Ensaio de coagulação/floculação (“Jar Test”) para determinação da dose óptima de coagulante e das condições de maior eficiência da operação;
-Determinação da carencia de cloro de uma água
Observação e operação de uma unidade piloto à escala laboratorial.
- Tratamento de Águas Residuais
Ensaio à escala de bancada de tratamento de águas residuais por lamas activadas:determinação experimental dos parâmetros cinéticos de dimensionamento.
Técnicas de quantificação e caracterização de biomassa.
Ensaios de respirometria com lamas e efluentes líquidos.
Ensaio de decantação floculenta e zonada aplicada a lamas de tratamento biológico.
Observação de uma unidade piloto de tratamento de águas residuais à escala laboratorial composta por uma unidade anóxica e outra aeróbia.
Tratamento físico-químico para remoção de nutrientes: ensaio de coagulação/floculação para remoção de fósforo
Bibliografia
DROST, L.D. (1997) Theory and Practice of Water and Wastewater Treatment, John Wiley & Sons.
FAUST,S.D. & ALY, O.M. (1998) Chemistry of Water Treatment, CRC Press LLC
FORSTER, C. (2003) Wastewater Treatment and Technology, Thomas Telford Publishing
GUPTA, R.S. (1997) Environmental Engineering and Science, Government Institutes, Rockville, USA.
RAMALHO, R.S. (1977) Introduction to Wastewater Treatment Processes, Academic Press
Método de ensino
Uma sessão de três horas por semana, em laboratório, com trabalho prático precedido por introdução teórica.
Duas horas por semana de sessão tutorial para esclarecimento de dúvidas.
Método de avaliação
A avaliação é efectuada por relatórios correspondentes aos trabalhos prácticos desenvolvidos nas aulas sendo a nota ponderada de acordo com o quadro presente na página moodle da unidade curricular e por dois mini testes. Para além dos relatórios será considerado o desempenho durante as referidas aulas, pelo que a presença nas aulas e nas actividades complementares às mesmas se revela de importância significativa. Apesar dos trabalhos nas aulas e dos relatórios serem efectuados em grupo, prevê-se a realização de orais sobre os relatórios valendo 20% da nota respectiva, o que pode resultar em notas finais diversificadas dentro dos grupos.
A condição de frequência é obtida pela presença em 2/3 das aulas e pela realização de 80% dos relatórios (TP1, TP2 e TP3 obrigatórios). Esta unidade curricular não tem exame. Apenas pode ser efectuada por avaliação contínua.
A avaliação é efectuada por relatórios correspondentes aos trabalhos prácticos desenvolvidos nas aulas sendo a nota ponderada de acordo com o quadro presente na página moodle da unidade curricular e por dois mini testes. Para além dos relatórios será considerado o desempenho durante as referidas aulas, pelo que a presença nas aulas e nas actividades complementares às mesmas se revela de importância significativa. Apesar dos trabalhos nas aulas e dos relatórios serem efectuados em grupo, prevê-se a realização de orais sobre os relatórios valendo 20% da nota respectiva, o que pode resultar em notas finais diversificadas dentro dos grupos.
A condição de frequência é obtida pela presença em 2/3 das aulas e pela realização de 80% dos relatórios (TP1, TP2 e TP3 obrigatórios). Esta unidade curricular não tem exame. Apenas pode ser efectuada por avaliação contínua.