Faculdade de Ciências e Tecnologia

Probabilidades e Estatística C

Código

10410

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Frederico Almeida Gião Gonçalves Caeiro

Horas semanais

4

Total de horas

52

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo principal da disciplina é a transmissão de conceitos básicos de Probabilidades e Estatística, necessários a um aprofundamento posterior do conhecimento nesta área. Pretende-se que os alunos adquiram competências que permitam entender modelos probabilisticos e técnicas estatísticas necessárias à sua actividade profissional.

Numa primeira fase do tratamento estatístico, pretende-se que os alunos consigam formalizar correctamente problemas que envolvam o resultado de experiências aleatórias, utilizando para isso o conhecimento adquirido com a teoria das probabilidades.

Numa segunda fase, introduz-se um conjunto de técnicas estatísticas que permitem o estudo de parâmetros numa população (Inferência Estatística). Entre estas técnicas, destacam-se os Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses, bem como a Regressão Linear, que constitui um primeiro exemplo de modelação do real através da Estatística.

Pré-requisitos

Conhecimentos ao nível da Análise Matemática, salientando-se as derivadas, primitivas, os integrais e as funções de várias variáveis.

Conteúdo

1. Teoria das probabilidades.

2.  Variáveis aleatórias discretas e absolutamente contínuas.

3. Vectores aleatórios.

4.  Algumas distribuições importantes.

5. Teorema Limite Central.

6. Estimação pontual.

7. Estimação por intervalo de confiança.

8. Testes de hipóteses.

9. Regressão linear.

Bibliografia

Guimarães, R. C. e Cabral, J. S. (2000). Estatística, 2ª edição. Verlag Dashöfer Portugal.

Paulino e Branco (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.

Pestana e Velosa (2006). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian.

Montgomery, D. C. e Runger, G. C. (2002). Applied Statistics and Probability for Engineers, John Wiley and Sons.

Ross, Sheldon (1987). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. Wiley.

Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A. e Pimenta, C., (2002). Introdução à Estatística, McGraw-Hill.

Mood, A. M., Graybill e Boes (1974). Introduction to the Theory of Statistics., McGraw-Hill.
Rohatgi (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.

Tiago de Oliveira (1990). Probabilidades e Estatística.: Conceitos, Métodos e Aplicações., vol. I, II. McGraw-Hill.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas participadas, com exposição oral da matéria e resolução de problemas.

Método de avaliação

Regras de Avaliação


Nota de Frequência

Em todas as aulas teórico-práticas serão assinaladas as presenças dos alunos.

Será atribuída a nota de Suficiente aos alunos que assistam a 2/3 das aulas teórico-práticas lecionadas (não podem ter mais do que 8 faltas). Estão dispensados da presença nas aulas práticas os alunos que, no ano letivo anterior, tenham obtido classificação de Suficiente na Frequência bem como os alunos cujos estatutos lhes confira automaticamente a Frequência (de acordo com a legislação em vigor). 

A situação relativa à eventual frequência do ano anterior está no CLIP e compete a cada aluno verificar a sua situação.


Justificações de faltas

Apenas serão justificadas as faltas por motivo de doença prolongada. Outras justificações serão apreciadas pelos professores e, consequentemente, deferidas ou não. Os alunos que queiram justificar as suas faltas, deverão entregar o respetivo comprovativo de justificação no prazo de 10 dias úteis, a contar da data em que ocorreram essas mesmas faltas. 

 

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

A avaliação contínua será feita por três testes. 

O aluno obtém aprovação na disciplina se fizer os três testes e se a média ponderada dos três testes for superior ou igual a 9.5 valores.  

Nota final= 0,35 * T1 + 0,40 * T2 + 0,25 * T3

O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 17 valores.


AVALIAÇÃO DA ÉPOCA DE RECURSO

A avaliação da época de recurso é efetuada por Exame, sendo válida tanto para melhoria de nota como para aprovação à UC.

O exame é classificado numa escala de 0 a 20 valores. O aluno obtém aprovação à disciplina se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores.

O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a  17.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 17 valores.

 

MELHORIA DE NOTA

Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Para realização de provas de avaliação, o aluno deverá trazer um caderno de exame, máquina de calcular e documento de identificação.

Nas provas de avaliação, podem ser usadas máquinas calculadoras desde que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:
- serem silenciosas;
- não necessitarem de alimentação exterior localizada;
- não terem cálculo simbólico (CAS);
- não terem capacidade de comunicação à distância;
- não terem fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão.

As inscrições para cada teste ou exame deverão ser feitas dentro do prazo assinalado no CLIP.

Cursos