
Teoria e Metodologias de Projeto
Código
10495
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
António José Freire Mourão, João Manuel Vicente Fradinho
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Conteúdo
Principais características do pensamento analítico e do pensamento sintético no projecto de engenharia.
As principais etapas da elaboração de um projecto de engenharia.
Os princípios do projecto de N.P. Suh (Teoria Axiomática do Projecto).
Teoria para resolução de problemas de invenção (TRIZ/TIPS).
Desdobramento da Função Qualidade (QFD).
Matriz da estrutura do projecto (DSM).
A Matriz de Decisão.
O projecto sistemático de Pahl & Beitz.
Alguns paradigmas do projecto de engenharia contemporâneo: ciclo de vida; engenharia simultânea ou concorrente; "design for X (DFX)"; o espaço de Kano.
Bibliografia
-Park, G.-J. (2007). Analytic Methods for Design Practice. London: Springer-Verlag
-Introduction to Axiomatic Design (Elements from Daniel Frey classes)
-Fradinho J, Mourão A, Gabriel-Santos A, Cavique M, Gonçalves-Coelho A. An axiomatic design interpretation on the use of response surface methodology to solve coupled designs. Proc. ASME 2015 International Mechanical Engineering Congress & Exposition. 2015 Nov 13-19, Paper No. IMECE2015-51341, V015T19A007; 8 pages, doi:10.1115/IMECE2015-51341.
-Outros elementos disponibilizados pelos docentes.
Método de avaliação
- Todos os estudantes estão admitidos a exame.
- Avaliação contínua: apresentação de dois trabalhos e realização de um teste.
-1ª apresentação – semana de 8 de Abril (25% da classificação final)
-2ª apresentação – semana de 13 de Maio (25% da classificação final)
- Realização do teste – dia 7 de Junho (50% da classificação final)
- Nota de dispensa de exame: média ponderada ≥ 10.
- O teste e o exame têm 2 horas de duração e são sem consulta. Durante a sua realização não é permitida a utilização de telemóveis ou de outros dispositivos que se possam ligar à internet.