
Biologia Celular B
Código
10520
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga
Horas semanais
3
Total de horas
27
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo fundamental desta UC é a aquisição de conhecimentos no que diz respeito à estrutura da célula eucariota, e à função dos principais organelos, bem como à forma de comunicação célula-meio extracelular e célula-célula.
Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional da célula eucariota; ii) caracterizar do p.v. estrutural e funcional os principais organelos celulares; iii) expor os mecanismos envolvidos na comunicação célula-meio extracelular; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na comunicação célula-célula.
Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de temas leccionados nas aulas teóricas.
Conteúdo
1. Células procarióticas e células eucarióticas. A célula como unidade fundamental dos tecidos e como unidade de fronteira dos vários organelos.
2. Membrana celular :Estrutura da membrana celular: o modelo do mosaico fluído. Transporte transmembranar.
3. Sistema endomembranoso: retículo endoplasmático liso e rugoso e aparelho de Golgi; estrutura e função. Vias de controlo de Qualidade.
4. Lisossoma: Características estruturais e funcionais. Processos de nutrição e defesa, autofagia, autólise e digestão extracelular. Peroxissoma: Estrutura e função.
5. Mitocôndria: Constituição estrutural e funcional. Morte celular por apoptose.
6. Comunicação celular. Vias de sinalização intracelular. ligandos, receptores celulares e vias de transdução de sinal
7. Citosqueleto: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermédios. organização, estrutura e função. Transporte intracelular dependente de proteínas motoras.
Nas aulas TP serão resolvidos exercícios e problemas, com aplicação da matéria dada na aula T anterior.
Na 2ª parte da aula TP, os alunos em grupo terão de resolver um problema/desafio proposto, com recurso a dados da literatura e os seus conhecimentos sobre o tema. Os problemas conhecidos na aula TP e as respostas são carregadas no moodle pelos alunos.
Bibliografia
Molecular Cell Biology
Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Amon A, Scott MP
7th Ed. WH Freeman & Company, NY, 2012
. Molecular Biology of the Cell
Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K, Walter P
5th Ed. Garland Science, NY, 2007
. The World of the Cell
Hardin J, Bertoni GP, Kleinsmith LJ, ,
8th Ed. Benjamin Cummings Publ. Co., 2010
. The Cell. A molecular Approach
Cooper GM, Hausman RE
5th Ed. Sinauer Associates Inc., 2009
. Artigos científicos seleccionados
Disponibilizados pela docente na página MOODLE da disciplina
Método de ensino
Aulas teóricas expositivas.
Aulas TP para realização de exercícios e problemas e realização de um trabalhos de grupo.
Método de avaliação
A) Frequência na disciplina:
1. Para a obtenção da frequência à disciplina ao alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas teorico-práticas leccionadas (máximo 2 faltas). A presença nas aulas TP é registada pela docente.
2. As faltas são marcadas 10 minutos após o início das aulas TP, no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.
3. Duas faltas de atraso não justificadas convertem-se numa falta de presença efectiva, no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.
4. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.
5. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas teórico-práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.
O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida nas componentes de avaliação teórica/teórico-prática, contínua e sumativa.
B) Avaliação na disciplina
B.1) Regras de Avaliação
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 2 componentes da avaliação:
i) Avaliação da componente teórica/teórico-prática (85% = 17 valores). Dois testes escritos, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas, com duração máxima de 45 min cada. A data dos testes é divulgada no inicio das aulas, e marcada no CLIP, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição dos testes.
Em alternativa, os alunos podem ter aprovação na disciplina através da realização de um exame final (Época de Recurso).
A aprovação exige a obtenção, no mínimo, de 8,5 valores em 17 valores (50%) na média aritmética das notas dos 2 testes (arredondada até às décimas), ou na nota do exame de recurso.
ii) Avaliação contínua (teorico-prática) (15% = 3 valores). Resposta, em grupo, a uma pergunta aberta de desenvolvimento colocada em todas as aulas teorico-práticas. Os últimos 30 min de cada aula serão dedicados à resolução de um problema proposto, de acordo com as regras exigidas. A resposta terá de ser obrigatoriamente carregada em local apropriado no moodle. A possibilidade de resposta só será permitida num curto espaço de tempo (correspondente ao tempo disponível na sala de aula). As perguntas só serão conhecidas durante a aula. Os alunos devem trabalhar em grupo e submeter em grupo. O aluno que submete a resposta responsabiliza-se por ter dado conhecimento e ter tido concordância dos outros colegas.
A resposta depende de uma pesquisa em dados da literatura (artigos científicos) e sites de reconhecido valor; são também permitidos livros de texto nas aulas, para consulta.
Haverá uma breve discussão sobre estas perguntas/respostas na aula teorico-prática seguinte.
Das 6 perguntas feitas para avaliação, apenas serão corrigidas duas respostas, sendo que cada uma vale 1,5 valores. São os alunos que escolhem quais as respostas que querem que sejam corrigidas. A escolha não é individual, mas sim do grupo. Para isso, no final do semestre - até ao dia 15/12/2018 (23h59m) - cada grupo deverá informar a docente por e-mail quais as respostas escolhidas. Neste e-mail devem constar as seguintes informações:
. Nº do grupo
. Respostas que querem ver avaliadas
. O e-mail tem de seguir com cc de todos os elementos do grupo
No caso de um grupo faltar a uma aula TP, terá de escolher entre as respostas que deu.
No caso de não enviarem o e-mail referido acima, serão corrigidas as 2 primeiras respostas.
No caso de falta justificada de um aluno, se o grupo optar por uma pergunta na qual o aluno não participou, este aluno poderá escolher outra pergunta para ser avaliada. Esta informação terá de ser dada no e-mail enviado no final do semestre.
Em caso de falta não justificada numa aula, se o grupo optar por uma pergunta na qual o aluno não participou, o aluno não poderá ter avaliação nessa pergunta (será avaliado apenas numa pergunta).
Não há datas/momentos alternativos para submissão. Situações de excepção relacionadas com a submissão de respostas no moodle serão resolvidas na altura, dependendo das circusntâncias e/ou avaliadas caso a caso.
Não há nota mínima nem obrigatoriedade de fazer este trabalho.
B.2) Condições para obter Aprovação
Ter frequência e ter classificação igual ou superior a 8,5/17 val na avaliação da componente teórica/teórico-prática; ter nota final resultante da soma das 2 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Exame de Recurso
Avaliação indivídual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas. Exame escrito com duração máxima de 2h. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à disciplina.
Alunos com Frequência anterior com nota da componente de avaliação contínua e sumativa
Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota da componente de avaliação contínua e sumativa estão dispensados das aulas teorico-práticas e mantêm a nota anterior dessas componentes, mas terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica/teórico-prática.
Melhoria de nota
Aplica-se o estipulado no Regulamento da FCT/UNL em vigor.