
Biologia Molecular C
Código
10521
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
José Paulo Nunes de Sousa Sampaio, Sérgio Joaquim Raposo Filipe
Horas semanais
3
Total de horas
25
Língua de ensino
Português
Objectivos
Na unidade curricular de Biologia Molecular C, são lecionados os diferentes processos moleculares que asseguram a viabilidade de uma célula e identificados os principais componentes moleculares que exercem estas funções.
Após a frequência desta disciplina, cujas aulas focam-se no processo que duplica a informação hereditária numa unidade celular, e a transmite à respetiva descendência, e nos processos através dos quais esta informação hereditária é convertida em cadeias de aminoácidos que conseguem definir as diferentes características de uma célula, os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar os diferentes componentes que são encontrados em diferentes tipos de células.
2. Descrever o processo através do qual a molécula de DNA foi identificada como determinante para a informação hereditária.
3. Identificar a composição química da molécula de DNA, da sua estrutura e da sua organização dentro de uma unidade celular.
4. Descrever o processo de replicação do DNA, dos mecanismos que asseguram a fiabilidade deste processo e como os diferentes elementos deste processo podem ser usados no laboratório.
5. Descrever o processo através do qual a informação codificada na molécula de DNA é convertida em RNA (transcrição) e proteína (tradução).
6. Identificar os mecanismos que asseguram a regulação da expressão genética.
Pré-requisitos
A frequência das aulas teórico-práticas lecionadas na disciplina de Biologia Molecular C é obrigatória.
Nestas aulas teórico-práticas, os alunos poderão realizar exercícios que permitam uma melhor compreensão dos conceitos lecionados nas aulas teóricas.
Conteúdo
O programa da disciplina Biologia Molecular C inclui os seguintes tópicos:
Tópico 1: Organização do DNA/Cromossoma/Genoma.
1. Componentes moleculares das células e suas funções.
2. Estrutura e composição química dos diferentes ácidos nucleicos.
3. Experiências que demonstraram como o DNA é responsável pela hereditariedade.
4. Caracterização do DNA presente numa unidade celular (composição, organização e empacotamento).
Tópico 2: Replicação do DNA, Mutação, Reparação e Recombinação.
5. Mecanismos usados para a propagação, com elevada fidelidade, do DNA (replicação) numa unidade celular e no laboratório.
6. Conceito de mutação espontânea e mutação induzida
7. Exemplos de sistemas de reparação de mutações.
Tópico 3: Conversão do código de DNA em proteína
8. Processos que as células usam, e sua regulação, para ler a informação codificada seu genoma: (1) do DNA para o RNA (transcrição); (2) do RNA para a proteína (tradução).
9. Resultados da modificação e mutagénese do DNA.
10. Exemplos de transcrição reversa.
11. Controlo da expressão genética.
Nas aulas teórico-práticas será executada a resolução de problemas associadas com os tópicos lecionados nessa semana ou na semana anterior.
Bibliografia
Molecular Biology of the Cell; B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, D. Morgan, M. Raff, K. Roberts, P. Walter; 6ª edição (2015). Garland Science, Taylor & Francis Group, New York.
Biologia Celular e Molecular; C. Azevedo, C. E.; 5ª edição (2012). Lidel, Porto.
Diapositivos e documentos apresentados nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas que serão fornecidos pelos docentes.
Acesso a páginas na internet, de associações como a American Society for Microbiology, Howard Hughes Medical Institute, com conteúdos relacionados com os temas lecionados nas aulas.
Método de ensino
Aulas teóricas para a exposição de matéria da unidade curricular com recurso a diapositivos.
Aulas teórico-práticas para a resolução e/ou discussão de problemas.
Acesso na página do Moodle a conteúdos com exercícios e apresentações sobre os conteúdos lecionados.
Método de avaliação
A avaliação será realizada através de dois componentes:
- uma avaliação teórico-prática com dois testes escritos com perguntas sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas e nas aulas práticas (90% da classificação final) e com classificação arredondada a uma casa decimal.
- uma componente de avaliação sumativa (10% da classificação final), com uma classificação arredondada a uma casa decimal, e efetuada através de uma apresentação trabalhos propostos nas aulas teórico-práticas.