
Fisiopatologia
Código
10532
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
José Miguel de Araújo Martins, Nuno Manuel Barreiros Neuparth
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
CONHECIMENTOS: Identificar as causas e descrever os mecanismos de síndromes e doenças relevantes para a inovação tecnológica. Descrever e interpretar os principais métodos de avaliação funcional.
APTIDÕES: Desenvolver a capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares com profissionais de saúde.
COMPETÊNCIAS: Desenvolver a capacidade para aplicar conhecimentos de fisiopatologia ao serviço de novas tecnologias com relevância na avaliação funcional de doenças.
Pré-requisitos
Os estudantes devem completar a Unidade Curricular de Fisiologia antes de iniciarem a UC de Fisiopatologia
Conteúdo
Aulas teóricas
12 de março – Aula de apresentação. Introdução ao método de Aprendizagem por Problemas (APP) aplicado ao ensino da Fisiopatologia aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica – Nuno Neuparth
19 de março – Alterações fisiopatológicas da circulação coronária – Hélder Dores
26 de março – Alterações fisiopatológicas da bomba cardíaca – Hélder Dores
2 de abril– Alterações fisiopatológicas do ritmo cardíaco – Hélder Dores
9 de abril – Tecnologia e função cardíaca – Hélder Dores
16 de abril – Fisiopatologia das doenças pulmonares obstrutivas e restritivas– Pedro Carreiro Martins
23 de abril – Fisiopatologia da asma – Nuno Neuparth
30 de abril – Fisiopatologia da tosse – Nuno Neuparth
7 de maio – Tecnologia e função respiratória – Nuno Neuparth
14 de maio – Fisiopatologia das alterações da motilidade gastro-intestinal – Luís Abreu Novais
21 de maio – Doença do refluxo gastro-esofágico – Luís Abreu Novais
28 de maio – Adaptações fisiológicas ao exercício – João Beckert
4 de junho – Aspetos tecnológicos ligados às provas de esforço – João Beckert
Bibliografia
“Pathophysiology”, Damjanov WB, Saunders Co, 2008
PATHOPHYSIOLOGY OF DISEASE; McPhee SJ. Hammer D McGraw-Hill 2018
Método de avaliação
Para aprovação na Unidade Curricular os alunos têm de obter um mínimo de 10 valores na avaliação final e um mínimo de 10 valores em cada componente (teórica e prática) da avaliação final.
A avaliação final é obtida pela média ponderada de duas componentes - a avaliação prática e a avaliação teórica. Cada componente contribui 50% para a avaliação final.
A nota final será dada em valores, arredondada às unidades (14,499 = 14 valores; 14,500 = 15 valores).
A avaliação teórica será obtida a partir de dois testes teóricos. Cada teste será feito com recurso a questões de escolha múltipla, com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam. Os conteúdos a abordar são os que foram discutidos nas aulas teóricas precedentes. Os testes serão realizados por todos os alunos simultaneamente em horário a determinar pela coordenação do curso e Conselho Pedagógico.
O conteúdo do primeiro teste teórico incidirá sobre os temas das primeiras 6 aulas teóricas.
O conteúdo do segundo teste teórico incidirá sobre os temas das últimas 6 aulas teóricas.
Teste 1 - 26 de abril, 18:00h
Teste 2 - 11 de junho, 9:00h
Os alunos com avaliação teórica igual ou superior a 16 valores terão de realizar um exame oral para aferição da nota definitiva (que pode manter-se, subir ou descer).
A avaliação prática resulta do trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do semestre no contexto do curso prático. Compreende a avaliação sumativa (avaliação contínua) resultante da participação nas aulas práticas e um relatório de visita a laboratórios de estudos funcionais. Cada elemento de avaliação contribui com a seguinte proporção para a avaliação prática: avaliação contínua - 35%; relatório de visita a laboratório - 15% (num total de 50% da avaliação final).
Condições para obtenção de frequência:
Para obtenção de frequência os alunos devem preencher cumulativamente os seguintes requisitos:
- Presença em 2/3 das aulas práticas;
- Avaliação positiva (10 valores) na componente prática (avaliação contínua + relatório de visita a laboratório).
As notas da avaliação prática e de cada elemento de avaliação são dadas na escala de zero a vinte valores e arredondadas às décimas.
A avaliação contínua corresponde a 35% da nota final. O aluno é avaliado em 7 tempos ao longo do semestre, com nota de 0-5 em cada tempo:
a) 3 apresentações de necessidades de aprendizagem;
b) 3 comentários;
c) Avaliação discriminativa (participação espontânea e resposta a questões directas colocadas fora das apresentações formais em que participa).
A avaliação das apresentações e comentários (5 valores) distribui-se:
• 1 valor - adequação da apresentação /comentário ao que tinha sido combinado na discussão das aulas anteriores;
• 3 valores - qualidade científica do conteúdo;
• 1 valor - qualidade global da apresentação/comentário.
A avaliação dos items do relatório está detalhada no modelo de elaboração do mesmo, nos documentos anexos em "outros".
Avaliação contínua - Este elemento será registado durante as aulas práticas e dependerá da participação do aluno nas atividades da aula, nos conhecimentos demonstrados, na capacidade de identificar necessidades de aprendizagem, na capacidade de integrar conhecimentos de campos diferentes e ainda nas capacidades de comunicação das ideias e de elaboração de estratégias de pesquisa bibliográfica.
Relatório de visita a laboratório - No curso prático está previsto realizar uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica. Desta visita, cada aluno terá de elaborar um relatório em modelo pré-definido (que será disponibilizado no CLIP) no qual discutirão, conforme pedido, os seguintes aspectos discutidos durante as visitas:
1) Descrição do laboratório e do fim a que se destina;
2) lista dos exames que tem capacidade para realizar e breve descrição de cada um deles (pode ser entregue como anexo, não sendo contabilizado para o limite de páginas);
3) Necessidades de desenvolvimento tecnológico que decorrem da experiência do laboratório.
Durante o semestre está prevista uma aula para discussão dos relatórios das visitas que será efectuada num calendário próprio para esse fim, cujo objectivo é o de permitir aos alunos receber informação relativa ao relatório que entregaram previamente, nomeadamente quanto aos aspectos que podem ser melhorados. Se o aluno quiser, poderá entregar uma segunda versão do relatório após a discussão e então a nota dessa segunda versão será utilizada para atribuição da nota prática.
O relatório é classificado na escala de zero a vinte valores. As informações relativas ao prazo e ao local de entrega do relatório de visita a laboratório serão transmitidos aos alunos durante o decorrer do curso prático.
Avaliação de recurso - De acordo com o regulamento da avaliação da FCT-UNL está prevista a possibilidade de realizar um exame em época de recurso. A este exame poderão ser admitidos os alunos que, tendo obtido frequência, reprovaram nos testes teóricos ou os alunos que pretendam realizar melhoria de nota. O exame será realizado após a conclusão do curso prático e agendado pelo Conselho Pedagógico. O seu conteúdo incidirá sobre os temas do curso teórico e do curso prático e consistirá num exame de escolha múltipla com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam.