Faculdade de Ciências e Tecnologia

Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia e Gestão Industrial

Código

10568

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

3.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Susana Carla Vieira Lino Medina Duarte

Total de horas

6

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objetivo é que o estudante tenha o seu primeiro contacto com atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IDT) na área do seu curso, mesmo que seja a desenvolver simples tarefas de apoio. As tarefas são definidas por um orientador científico (docente). Vai enriquecer a sua formação académica com competências práticas complementares, no âmbito do desenvolvimento científico e tecnológico.

 

Pré-requisitos

É obrigatório para os estudantes registados no 3º ano do curso MIEGI.

NOTA: esta UC é alternativa ao PIPP - respeitante à Prática Profissional (realizada numa empresa de acolhimento).

Conteúdo

Não aplicável. Cada orientador científico decide as tarefas / responsabilidades a atribuir ao estudante durante o período de estágio.

Bibliografia

Não aplicável.

Método de ensino

O ensino é feito no próprio local onde se desenvolve o trabalho ou projeto de investigação, em modalidade “hands-on”, i.e., o estudante vai “aprender fazendo”.

Método de avaliação

A avaliação final é baseada em 3 elementos principais:

 - Avaliação (qualitativa e quantitativa) proposta pelo orientador científico, face ao desempenho do estudante (existe um "template" padrão para esse efeito)

 - Avaliação do relatório escrito (há regras prédefinidas; avaliação pelo regente de PIIC)

 - Avaliação da apresentação oral e discussão pública (avaliação feita por dois docentes que assistem às apresentações).

Consideram-se 3 níveis principais de classificação, caracterizados da seguinte forma:

- Satisfatório - nota de referencia 13 valores. Comprovou que trabalhou como previsto (mín.80h); a assiduidade e desempenho são validados pelo orientador (através da Ficha de Avaliação). No Ponto 3 do relatório (Atividades) o aluno deve descrever as atividades /tarefas desenvolvidas.

- Bom - nota de ref. 15 valores. Consegue demonstrar nova aprendizagem (Ponto 4 do relatório), i.e., consegue identificar objetivamente as principais “mais valias” para a sua valorização pessoal.

- Muito bom - nota de ref. 17 valores. Consegue evidenciar que deu algum tipo de contributo à projeto ou equipa de investigação (Ponto 5 do relatório). Esse contributo deve estar confirmado na Ficha da Avaliação do Orientador.

Os valores de referência podem ser ajustados em função de informação adicional, que o docente de acompanhamento consiga comprovar.

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