
Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia e Gestão Industrial
Código
10568
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
3.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Susana Carla Vieira Lino Medina Duarte
Total de horas
6
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objetivo é que o estudante tenha o seu primeiro contacto com atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IDT) na área do seu curso, mesmo que seja a desenvolver simples tarefas de apoio. As tarefas são definidas por um orientador científico (docente). Vai enriquecer a sua formação académica com competências práticas complementares, no âmbito do desenvolvimento científico e tecnológico.
Pré-requisitos
É obrigatório para os estudantes registados no 3º ano do curso MIEGI.
NOTA: esta UC é alternativa ao PIPP - respeitante à Prática Profissional (realizada numa empresa de acolhimento).
Conteúdo
Não aplicável. Cada orientador científico decide as tarefas / responsabilidades a atribuir ao estudante durante o período de estágio.
Bibliografia
Não aplicável.
Método de ensino
O ensino é feito no próprio local onde se desenvolve o trabalho ou projeto de investigação, em modalidade “hands-on”, i.e., o estudante vai “aprender fazendo”.
Método de avaliação
A avaliação final é baseada em 3 elementos principais:
- Avaliação (qualitativa e quantitativa) proposta pelo orientador científico, face ao desempenho do estudante (existe um "template" padrão para esse efeito)
- Avaliação do relatório escrito (há regras prédefinidas; avaliação pelo regente de PIIC)
- Avaliação da apresentação oral e discussão pública (avaliação feita por dois docentes que assistem às apresentações).
Consideram-se 3 níveis principais de classificação, caracterizados da seguinte forma:
- Satisfatório - nota de referencia 13 valores. Comprovou que trabalhou como previsto (mín.80h); a assiduidade e desempenho são validados pelo orientador (através da Ficha de Avaliação). No Ponto 3 do relatório (Atividades) o aluno deve descrever as atividades /tarefas desenvolvidas.
- Bom - nota de ref. 15 valores. Consegue demonstrar nova aprendizagem (Ponto 4 do relatório), i.e., consegue identificar objetivamente as principais “mais valias” para a sua valorização pessoal.
- Muito bom - nota de ref. 17 valores. Consegue evidenciar que deu algum tipo de contributo à projeto ou equipa de investigação (Ponto 5 do relatório). Esse contributo deve estar confirmado na Ficha da Avaliação do Orientador.
Os valores de referência podem ser ajustados em função de informação adicional, que o docente de acompanhamento consiga comprovar.