
Metodologias Lean e Seis Sigma
Código
10611
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
3.0
Professor responsável
Alexandra Maria Batista Ramos Tenera, António Carlos Bárbara Grilo
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da lecionação daunidade curricular os estudantes devem apresentar competências e capacidades que lhes permitam:
O1: Compreender a importância da gestão lean e Seis Sigma nas organizações
O2: Identificar, caracterizar e enquadrar os diversos conceitos e respectivas ferramentas
O3: Saber aplicar os conceitos, medidas e principais ferramentas de ambas as abordagens em diversos ambientes produtivos
CO: Complementarmente às competências técnicas específicas da unidade curricular, procurar-se-à desenvolver no aluno capacidades críticas e de trabalho, individual e em grupo, tais como: facilidade de diálogo e comunicação.
Pré-requisitos
Aconselha-se que os alunos apresentem competências prévias em: Gestão de Stocks, Planeamento e Controlo da Produção e da Qualidade.
Conteúdo
1. A Melhoria Contínua nas Organizações
- Evolução história da melhoria contínua nas organizações
- Principais Estratégias Corporativas para a Melhoria Contínua: Lean (Lean Thinking) e six sigma (Seis Sigma)
- Conceitos MUDA e KAIZEN e medidas fundamentais Lean & Seis sigma
- Ciclos de desenvolvimento DMAIC & DMAV
2. Estudo de Ferramentas Lean & Seis Sigma
- Mapeamento da cadeia de valor (VSM)
- Ferramenta A3
- Melhoria de Troca de Ferramentas (SMED)
- Sistema Kanban
- Tecnica 5S
3. Caracterização de Métricas de Avaliação Lean & Seis Sigma
- Takt Time (TT) / Beat Time
- Lead time (L/T) e Cycle time (C/T)
- Overall Equipment Effectiveness (OEE)
- DPU, DPO, DPMO e o Nivel Sigma
- Custos da não qualidade (CPOQ)
4. Estudo e Análise de Casos Reais
Bibliografia
- Wilson, L. (2015). How To Implement Lean Manufacturing (2nd. edit). McGraw Hill Professional.
- Rother, M., Shook, J. (2003). Learning to see: Value Stream Mapping to Create Value and eliminate muda. The Lean Enterprise Institute, MA, USA.
- Aukal, G., Manos, A. (2006). Lean Kaizen: A Simplified Approach to Process Improvements. ASQ Quality Press.
- Duffy, G.L. (2013). Modular Kaizen: Continuous and Breakthrough Improvement. ASQ Quality Press.
- Moura, J. (2016). Desenvolver pessoas Lean numa organização de serviços. Edições Ex-Libris, Lisboa, Portugal.
- Baird, C. (2009). The Six Sigma Manual for Small and Medium Businesses: What You Need to Know Explained Simply. Atlantic Publishing Company.
Método de ensino
A lecionação da unidade curricular é realizada combinando em cada sessão uma vertente conceptual, e uma vertente aplicada, em aulas teórico-praticas.
Método de avaliação
A frequência (FREQ) é obtida através da realização, em grupo, de dois trabalhos: (1) proposta de artigo de em temática pré-selecionada, (posteriormente apresentado e discutido em grupo) e; (2) estudo de caso real. A FREQ é obtida sw (TG1+TG2)/2 >= 9.5, sendo válida por dois anos letivos a pedido do interessado.
A aprovação e a classificação final na UC é feita: (1) dois trabalhos de grupo (TG1 + TG2) e; (2) teste ou exame final individual.Para aprovação na UC é exigida a classificação mínima de 9,5 valores: na média dos TGs, na avaliação individual (T ou EX) sendo obtida com: 0.15 TG1 + 0.15 TG2 + 0.7 (T or EX).