Faculdade de Ciências e Tecnologia

Metodologias Lean e Seis Sigma

Código

10611

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

3.0

Professor responsável

Alexandra Maria Batista Ramos Tenera, António Carlos Bárbara Grilo

Horas semanais

3

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da lecionação daunidade curricular os estudantes devem apresentar competências e capacidades que lhes permitam:

O1: Compreender a importância da gestão lean e Seis Sigma nas organizações

O2: Identificar, caracterizar e enquadrar os diversos conceitos e respectivas ferramentas

O3: Saber aplicar os conceitos, medidas e principais ferramentas  de ambas as abordagens em diversos ambientes produtivos

CO: Complementarmente às competências técnicas específicas da unidade curricular, procurar-se-à desenvolver no aluno capacidades críticas e de trabalho, individual e em grupo, tais como:  facilidade de diálogo e comunicação.

Pré-requisitos

Aconselha-se que os alunos apresentem competências prévias em: Gestão de Stocks, Planeamento e Controlo da Produção e da Qualidade.

 

Conteúdo

1. A Melhoria Contínua nas Organizações  

  • Evolução história da melhoria contínua nas organizações 
  • Principais Estratégias Corporativas para a Melhoria Contínua: Lean (Lean Thinking)  e six sigma (Seis Sigma) 
  • Conceitos MUDA e KAIZEN e medidas fundamentais Lean & Seis sigma
  • Ciclos de desenvolvimento DMAIC & DMAV

2. Estudo de Ferramentas Lean & Seis Sigma

  • Mapeamento da cadeia de valor (VSM)
  • Ferramenta A3
  • Melhoria de Troca de Ferramentas (SMED)
  • Sistema Kanban 
  • Tecnica 5S

3. Caracterização de Métricas de Avaliação Lean & Seis Sigma

  • Takt Time (TT) / Beat Time
  • Lead time (L/T) e Cycle time (C/T)
  • Overall Equipment Effectiveness  (OEE)
  • DPU, DPO, DPMO e o Nivel Sigma
  • Custos da não qualidade (CPOQ) 

4.  Estudo e Análise de Casos Reais

Bibliografia

- Wilson, L. (2015). How To Implement Lean Manufacturing (2nd. edit). McGraw Hill Professional.

- Rother, M., Shook, J. (2003). Learning to see: Value Stream Mapping to Create Value and eliminate muda. The Lean Enterprise Institute, MA, USA.

- Aukal, G., Manos, A. (2006). Lean Kaizen: A Simplified Approach to Process Improvements. ASQ Quality Press.

- Duffy, G.L. (2013). Modular Kaizen: Continuous and Breakthrough Improvement. ASQ Quality Press.

- Moura, J. (2016). Desenvolver pessoas Lean numa organização de serviços. Edições Ex-Libris, Lisboa, Portugal.

Baird, C. (2009). The Six Sigma Manual for Small and Medium Businesses: What You Need to Know Explained Simply. Atlantic Publishing Company.

 

Método de ensino

A lecionação da unidade curricular é realizada combinando em cada sessão uma vertente conceptual, e uma vertente aplicada, em aulas teórico-praticas.

Método de avaliação

A frequência (FREQ) é obtida através da realização, em grupo, de dois trabalhos: (1) proposta de artigo de em  temática pré-selecionada, (posteriormente apresentado e discutido em grupo) e; (2) estudo de caso real.  FREQ é obtida sw (TG1+TG2)/2 >= 9.5, sendo válida por dois anos letivos a pedido do interessado. 

A aprovação e a classificação final na UC é feita: (1) dois trabalhos de grupo (TG1 + TG2) e; (2)  teste ou exame final individual.Para aprovação na UC é exigida a classificação mínima de 9,5 valores:  na média dos TGs, na avaliação individual (T ou EX) sendo obtida com: 0.15 TG1 +  0.15 TG2 +  0.7 (T or EX).

 

 

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