
Bio-Segurança e Bioética
Código
10653
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Palmira de Jesus Fontes da Costa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Contextualizar a dimensão ética das ciências da vida e das suas aplicações;
- Promover o debate informado sobre a importância crescente das aplicações das ciências da vida e da biotecnologia na sociedade;
-Debater a questão da neutralidade da ciência e da responsabilidade social do cientista;
- Desenvolver as capacidades de contextualização e o raciocínio argumentativo dos alunos sobre problemos científicos e éticos.
Pré-requisitos
Não há.
Conteúdo
1. A Natureza e âmbito da Ética, Bioética e Biosegurança;
2. A emergência da Bioética e a investigação com seres humanos;
3. A responsabilidade do cientista na sociedade. Testemunhos de cientistas Nobel;
4. .Ética e pesquisa nas Ciências da Vida: Plágio, fraude, ética e processos de publicação; Códigos de conduta e comités de ética científica;
5. Questões éticas no início e no fim de vida;
6. Questões éticas suscitadas pelo desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia: Criar e patentear novas formas de vida; Acesso à informação genética; Clonagem e investigação em células estaminais; Terapia génica; Transplante de órgãos e tecidos na era biotecnológica, as novas técnicas de edição de genes em embriões humanos (Crispr).
7. Teorias Éticas
8. Ética e animais: O utilitarismo e a defesa do bem estar animal; Devem os animais não humanos ter direitos? Se sim, quais?; Ética e experimentação animal; Métodos alternativos à experimentação animal;
9. Questões éticas e interesses comerciais associados à produção de organismos geneticamente modificados. Alguns casos de estudo. Biosegurança e alimentação. O protocolo de biosegurança de Cartagena.
10. Biosegurança: O marco da conferência de Asilomar, a avaliação de risco, O princípio da precaução, Biosegurança na investigação em laboratórios.
11. Bioética e desigualdades sociais e ambientais; aquecimento global.
Bibliografia
Obra de apoio à unidade curricular:
Ben Mephan, Bioethics: An Introduction to the Biosciences, Oxford University Press, 2008.
Obras com artigos para apresentações nas aulas práticas:
John D. Anas, Elizabeth Fenton, Rebecca Kukla (eds.), The Routledge Companion to Bioethics, Routledge, 2015.
Bonnie Steinbock (ed.), The Oxford Handbook of Bioethics, OUP, 2007.
Para consulta de algumas secções:
Jeffrey R. Ryan, Jan F. Glarum, Biosecurity and Bioterrorism, Containing and Preventing Biological Treats, Elsevier, 2008.
Obras complementares:
Humberto Rosa, Bioética para as Ciências Naturais, FLAD/NSF International Bioethics Institute, 2002.
Peter Singer, Ética Prática, Gradiva, 2000.
Palmira Fontes da Costa (ed.), Ciência, Ética e Cidadania: Reflexões de Cientistas Nobel, Lisboa, Ed. Autor, 2015.
Método de ensino
Aulas teóricas, debate e elaboração de casos de estudo, visionamento e debate de um filme ou de um documentário relacionado com temáticas abordadas na disciplina, apresentação, em grupo, de artigos sobre temáticas abordadas na disciplina.
Método de avaliação
É necessário frequentar pelo menos dois terços das aulas práticas para obter aprovação à disciplina
A avaliação da disciplina é continua.
Debate e Comentário sobre a Responsabilidade do Cientista (35%);
Participação nas aulas teóricas (15%)
Apresentação e debate de um artigo sobre bioética (grupos de três a quatro elementos) (40%) (aulas práticas)
Picnic com base no tema Bioética e alimentação (10%)
