Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioinorgânica

Código

10694

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria dos Anjos Lopes de Macedo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Conteúdo

Apresentação e Introdução à Bioinorgânica

Estequiometria reaccional

Nomenclatura e isomerismo em compostos de coordenação

Ligação química em compostos de coordenação (teoria HSAB)

Reactividade em compostos de coordenação: Reacções de substituição; Inércia e labilidade; Mecanismos reaccionais

Equilíbrios de complexação; constantes de estabilidade parciais e globais: efeito do pH e da presença de outros ligandos

Reacções de oxidação-redução: Pilhas; Acerto de reacções redox; Equação de Nernst; efeito pH e da formação de complexos; Diagramas de Latimer e Diagramas de Frost; aplicações em sistemas biológicos

Iões metálicos em sistemas biológicos; centros metálicos de proteínas e enzimas: Metaloproteínas de Ferro (hémicas e não-hémicas), de Cobre, de Zinco e outras; estrutura do centro metálico; magnetismo e cor em compostos de coordenação; Teoria do Campo Cristalino e transições electrónicas

Elementos essenciais e toxicidade em Sistemas Biológicos. Exemplos de metais em Medicina

 

Bibliografia

Robert Crichton “Biological Inorganic Chemistry: An Introduction”, 2007, 1ª edição, Elsevier Science

Ana M. V. Cavaleiro “Química Inorgânica Básica”, 2004, 3ª edição, Universidade de Aveiro

Raymond Chang and Kenneth A. Goldsby, “Chemistry”, 2012, McGraw-Hill, N.Y., 11ª edição 

Patricia C. Wilkins, Ralph G. Wilkins “Inorganic Chemistry in Biology”, Oxford Chemistry Primers, 2002, 2ª edição, Oxford University Press

 J. J. R. Fraústo da Silva, R. J. P. Williams “The biological chemistry of the elements: the inorganic chemistry of life”, 2001, 2ª edição, Oxford University Press

J.J.R. Fraústo da Silva, José A.L. Silva “Os Elementos Químicos e a Vida”, 2011, 1ª Edição, Instituto Superior Técnico

José J. G. Moura, Nuno Palma “Introdução à química da vida: caderno de adequação ao ensino à distância”, 1995, 1ª edição, Universidade Aberta

Método de ensino

Ensino teórico, teórico-prático e experimental:

- TP: Nestas aulas o Professor faz exposição oral dos conteúdos programáticos com apoio de diapositivos e resolvem-se exercícios de aplicação.

- P: Total de 4 sessões de 3 horas com trabalhos experimentais realizados em grupos de 3 alunos. O Professor estará presente para dar apoio e ajudar na resolução do questionário

Os protocolos dos trabalhos práticos estão disponíveis na página da cadeira no CLIP

Entrega das respostas a um questionário no final da aula prática

4 sessões obrigatórias; marcam-se presenças aos alunos de 1ª inscrição - não se pode faltar a nenhuma aula prática

Trabalho 1: Ligação de um metal a uma proteína: A Transferrina do ovo

Trabalho 2: Estabilidade em compostos de coordenação de Cu(II)

Trabalho 3 – Quantificação de ferro armazenado na Ferritina

Trabalho 4 -  Pilha de Daniell e Equação de Nernst

Método de avaliação

Frequência da cadeira

Obtida através da realização com informação positiva das quatro aulas práticas, não sendo admitidas faltas. São excepções a presença, devidamente justificada, no Dia da Defesa Nacional ou em caso de internamento hospitalar. No final de cada aula deve ser entregue um Questionário resolvido em grupo, que deverá ter aprovação por parte do docente das práticas.

Os alunos com frequência de anos anteriores, estão dispensados das aulas laboratoriais

Nota teórica:

Componente teórica: calculada como a média obtida em 2  testes de avaliação. Não há nota mínima em cada teste, mas a média mínima para ter aprovação é de 9,5 valores. A falta a qualquer dos testes implica uma nota igual a zero. A componente teórica corresponde ao 70% da nota final. O 20% vem da nota dos relatorios práticos e de um teste sobre as práticas no final das mesmas. Os restantes 10% vem da availação continua, saidas ao quadro, teste de formulação, resposta a perguntas, etc.

A nota final obtida de sumar o 70%+20%+10%.

Em Exame de Recurso, os alunos com nota menor que 9,5 na média dos testes serão avaliados com um exame incluindo toda a matéria. Também neste Exame de Recurso, os alunos aprovados por testes podem fazer melhoria de toda a matéria, mediante a respectiva inscrição a melhoria de nota.

O exame de melhoria acostuma ser de perguntas completas e nao tipo test-americano.

Classificação final para alunos que tenham frequência no presente ano lectivo:

= 70% (nota teórica) + 20% (nota pratica) + 10% Avaliaçao continua (poster)

Classificação final para alunos com frequência de anos anteriores

100% (nota teórica)

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