
Bioquímica Farmacêutica
Código
10718
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
José Ricardo Ramos Franco Tavares
Horas semanais
4
Total de horas
61
Língua de ensino
Português
Conteúdo
1. Introdução e definições em Bioquímica Farmacêutica
2. Sistemas de bio-transformação de fármacos
3. Metabolismo de fármacos: oxidação e redução mediadas por CYP
4. Indução de sistemas de citocromo P450
5. Inibição de citocromo P450
6. Efeitos da dieta no metabolismo de fármacos
7. Métodos experimentais para o estudo do metabolismo de fármacos
Bibliografia

Human Drug Metabolism: An Introduction, 2nd Edition
Método de ensino
As aulas Teórico-Práticas são de exposição de matéria pelo Professor, intercalado com trabalho de grupo em sala de aula de análise e discussão de artigos científicos. As aulas Práticas são de aprendizagem e prática de métodos computacionais para análise de interacção fármaco-proteína ou de apresentação e discussão pela turma de Seminários apresentados em grupo.
Método de avaliação
A avaliação prática (30% nota final) terá em conta o seminário apresentado, assim como as perguntas colocadas aos colegas durante os respectivos períodos de discussão.
A avaliação teórica (40% nota final), será a média de dois testes e terá que ser igual ou superior a 9,5 valores para que seja contabilizada para cálculo da nota final da unidade curricular. Não há, contudo, qualquer nota mínima em cada um dos testes. A ausência ao teste implica uma nota de zero valores.
A avaliação teórico-prática (30% nota final) será efetuada por teste a realizar logo após o primeiro teste teórico Nesta componente não há qualquer nota mínima. A ausência ao teste implica uma nota de zero valores.
O Exame de Recurso (70% nota final), destina-se a alunos reprovados, ou que queiram melhorar nota (mediante inscrição) às avaliações teórica e teórico-prática. Este exame incluirá avaliação à parte Teórica (60% da nota) e à parte Teórico-prática (40% da nota), incidindo esta última equitativamente sobre os temas abordados nas aulas teórico-práticas.