
Biotecnologia e Empreendedorismo
Código
10829
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
3.0
Professor responsável
Fernanda Antonia Josefa Llussá
Horas semanais
2
Total de horas
40
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objetivos da disciplina:
- aprofundar os conhecimentos na área de empreendedorismo
- expor os alunos a uma visão crítica da biotecnologia e da ciência
- expor os alunos mestrado às iniciativas de biotecnologia e empreendedorismo desenvolvidas
- desenvolver habilidades escritas e orais
Pré-requisitos
Frequência a Empreendedorismo
Conteúdo
Calendarização:
- Semana 1 (6 de Março) – Apresentação do funcionamento da UC. Relevância do ensino de Empreendedorismo em Biotecnologia.
Seminários com empreendedores em Biotecnologia:
Dr. Alexandre Mendonça (FCT-UNL, CEO DES Solutio)
Dr. Orfeu Flores (STAB VIDA)
Dr. Manuel Carrondo (IBET-UNL)
- Semana 2 (13 de Março) – Business Valuation
Revisão de Cálculo Financeiro, Avaliação de Projetos e Contabilidade.
Free Cash Flow.
Como avaliar uma empresa.
Exercício: Biotec Start-up (excel sheet a ser entregue por cada grupo no final da aula)
- Semana 3 (20 Março) “Value Creation Wheel”
Prof. Dr. Luís Filipe Lages (NovaSBE)
Dra. Liane Menezes (investigadora da FCT-UNL)
Exercício: Qual a melhor estratégia de Technology Market Transfer para tecnologia de Impregnação com CO2 em laboratório? (mini-relatório a ser entregue por cada grupo no final da aula).
- Semana 4 (27 Março) Marketing Digital
Exercício: Exemplos de Empresas de Biotecnologia que usam Marketing Digital na divulgação de produtos/serviços (mini-relatório a ser entregue por cada grupo no final da aula).
- Semana 5 (3 Abril) – “Intrapreneurship”
Intraempreendedorismo: conceito, barreiras
Exercício: Discussão de Cases (mini-relatório a ser entregue por cada grupo no final da aula)
Semana 6 (10 Abril) – Empreendedorismo Social
Exercício: Exemplos de empreendedorismo social baseado em biotecnologias transferidas para o mercado (mini-relatório a ser entregue por cada grupo no fim da aula).
- Semana 7 (17 Abril das 10h00 às 12h00) – Aula de dúvidas
- Semana 8 (26 de Abril) – Teste Individual
Bibliografia
Bibliografia
Recomendada:
R.C. Dorf & T.H. Byers, “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 2nd ed., McGraw-Hill Int´l Ed., 2007.
R. D. Hisrich, M.P. Peters & D.A. Shepherd, “Entrepreneurship”, 7th ed., McGraw-Hill Int´l Ed, 2007.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., “Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers and Challengers”, John Wiley & Sons, Inc. Ed, 2010.
Outra:
[SA] Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin.
[BDN] Byers, T., et al., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw- Hill Science/Engineering/Math.
[HBS] Harvard Business School Case Studies
[B] Bhide, A., 1996, The Questions Every Entrepreneur Must Answer, Harvard Business Review.
[D06] Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business.
Método de ensino
Aulas de apresentação e discussão de temas, seminários e exercícios.
Método de avaliação
Avaliação:
a) Avaliação contínua
Mini-relatórios e participação em aula: peso de 35% na nota final.
Em grupos de dois alunos esta consiste na participação em aula e entrega de mini-relatórios no fim de algumas sessões num total de cinco.
Apenas a nota dos quatro melhores relatórios serão considerados para avaliação. Estes poderão ser anotações eventualmente complementados com material da internet entregues em papel ou enviados por e-mail no final da aula. Neste sentido é obrigatório que cada grupo traga um computador para ser usado durante as aulas.
Teste Individual: peso de 65% na nota final onde serão avaliados os conceitos principais apresentados no dia 26 de abril às 9h30.
b) Exame Final
Com peso de 100% na nota final cobre toda a matéria dada.