Faculdade de Ciências e Tecnologia

Dinâmica de Bacias Sedimentares

Código

10944

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

José Carlos Ribeiro Kullberg

Total de horas

51

Língua de ensino

Português

Objectivos

Dar formação de base com vista à caracterização dos principais mecanismos de formação, subsidência e preenchimento de bacias sedimentares, assim como desenvolver um conhecimento aprofundado sobre a estrutura, processos tectónicos (em domínios compressivos, distensivos e trancorrentes) e geofísicos condicionadores da evolução de bacias sedimentares. Aplicação à pesquisa de recursos naturais.

Os objectivos específicos de aprendizagem são:

a)      compreender os conceitos fundamentais que permitem a caracterização dos principais mecanismos de formação, subsidência e preenchimento de bacias sedimentares, assim como

b)      desenvolver um conhecimento aprofundado, suportado no uso de diferentes metodologias, sobre a estrutura e processos tectónicos (em domínios compressivos, distensivos e transcorrentes) condicionadores da evolução de bacias sedimentares.

c)      aplicar as competências desenvolvidas à pesquisa de recursos naturais existentes em bacias sedimentares.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos especiais. Alguma formação prévia em disciplinas da área da Geologia, designadamente de Estratigrafia, Petrologia sedimentar e Tectónica facilitarão as aprendizagens.

Conteúdo

Teórico-práticas

1 - Introdução de conceitos básicos para a análise de bacias sedimentares; eustatismo, subsidência, origem e destino das partículas sedimentares, espaço de acomodação, balanço sedimentar, colmatação, descontinuidades de base e de rotura.

2 - Interação de diferentes áreas das Ciências Geológicas na análise de bacias sedimentares: Paleontologia, Estratigrafia, Sedimentalogia, Petrologia, Geologia Estrutural, Geofísica.

3 - O ciclo de Wilson. Enquadramento da formação e evolução de bacias sedimentares nos modelos de construção e evolução das margens continentais.

4 - Classificação e análise de bacias sedimentares numa perspectiva de tectónica global: a) critérios de classificação; b) mecanismos litosféricos de formação; c) evolução de bacias sedimentares em contextos distensivos, compressivos e transcorrentes; d) inversão tectónica de bacias sedimentares e) evolução de ambientes e do respectivo registo sedimentar.

5 - Estruturas de deformação sin e pós-deposicional marcadoras da dinâmica intra- e extra- bacinal.

6 - Reconstruções paleogeografiicas, paleotectónicas e paleoclimatológicas. Critérios e métodos para a construção das respectivas cartas.

7 - Principais recursos em bacias sedimentares: hidrocarbonetos, carvão e água. As bacias sedimentares e as suas propriedades como armadilhas e reservatórios para recursos e resíduos.

Práticas

Interpretação e exercícios sobre cartas geológicas de contextos sedimentares. Construção de cartas paleogeográficas simplificadas.

Saídas de campo; visita a afloramentos exemplares para ilustração da evolução de bacias sedimentares em diferentes contextos tectónicos

Bibliografia

Allen, P. A. & Allen, J. R. (2004) - Basin Analysis. Principles and Applications. Wiley-Blackwell, 2nd ed., 560 p.

Busby, C. J. & Ingersoll, R. V. (eds.) - Tectonics of sedimentary basins. Blackwell Sci., Inc. Cambridge, 579 p.

Einsele, G. (1992) - Sedimentary basins. Evolution, facies and sediment budget. Springer-Verlag, Berlin, 628 p.

Mial, A. D. (2000) - Principles of sedimentary Basin Analysis. Springer-Verlag, 3rd ed., Berlin, 628 p.

Wangen, M. (2010) - Physical Principles of Sedimentary Basin Analysis. Cambridge Univ. Press, 527 p.

Lista de artigos em revistas, acessíveis através da b-on, a fornecer durante as aulas.

Método de ensino

O ensino, apoiado na utilização de projecções multimédia e a métodos de e-learning (recurso ao programa Moodle), incluirá aulas teóricas e práticas. Nas aulas práticas os alunos farão a interpretação de cartas geológicas realizando perfis geológicos seleccionados.

No que se refere à componente prática, a avaliação terá uma componente contínua, através da realização de relatórios relacionados com a análise das cartas geológicas e da avaliação dos livros de campo utilizados nas visitas de estudo. Quanto à componente teórica no final da disciplina os alunos realizarão uma apresentação oral sobre um tema à escolha, com base em consulta bibliográfica de livros e artigos da especialidade, e um exame final.

Cursos