Faculdade de Ciências e Tecnologia

Análise Matemática II A

Código

10972

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Oleksiy Karlovych

Horas semanais

6

Língua de ensino

Português

Conteúdo

1. Primitivas. Primitivação por partes e por substituição. Cálculo de primitivas de funções racionais, irracionais e transcendentes.

2. Cálculo integral. Teorema fundamental do cálculo integral; teorema do valor médio; fórmula de Barrow. Cálculo de áreas de figuras planas.

3. Integrais impróprios. Critérios de convergência para integrais impróprios. Cálculo de áreas de domínios ilimitados.

4. Séries de números reais. Séries de termos não negativos. Séries alternadas. Convergência absoluta. Produto de series.

5. Séries de funções. Convergência pontual e uniforme. Séries de potências. Séries de Taylor.

Bibliografia

1 - Campos Ferreira, J. -  Introdução à Análise Matemática – Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 10ª edição, 2011.

2. Santos J.P. - Cáluclo Numa Varável Real, IST Press, Lisboa, 2012.

3 - Sarrico, C. - Análise Matemática - Gradiva, Lisboa, 8ª edição, 2011.

4. Demidovitch, B. - Problemas e Exercícios de Análise Matemática - Mir, Moscovo, 6ª edição, 1987.

Método de avaliação

1 - FREQUÊNCIA À DISCIPLINA

Para obter classificação na disciplina, é necessário que o aluno obtenha frequência ou que dela esteja dispensado.

Para obter frequência, o aluno de primeira inscrição não pode exceder o limite de três faltas injustificadas às aulas teóricas e de três faltas injustificadas às aulas práticas, ou possuir algum estatuto especial que preveja a dispensa de comparência a aulas (e.g., trabalhadores estudantes).

Para obter frequência, o aluno de inscrição superior à primeira tem de assistir a pelo menos 2/3 das aulas teóricas e a pelo menos 2/3 das aulas práticas, ou possuir algum estatuto especial que preveja a dispensa de comparência a aulas (e.g., trabalhadores estudantes).


2 – AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

A avaliação de conhecimentos é realizada através de três testes intercalares, cada um com duração de uma hora e meia, ou através de um exame, com duração de três horas. A pré-inscrição para as provas não é necessária.

Só poderão efetuar qualquer das provas os alunos que, no ato da prova, sejam portadores de um documento de identificação oficialmente reconhecido e de caderno de exame (com cabeçalho não preenchido).

2.1 – Avaliação contínua

Sejam T1. T2 e T3 as classificações do 1º, 2º e 3º teste, respetivamente e

CT=T1*0,40+T2*0,25+T3*0,35.

Se CT for superior, ou igual, a 9,5 valores e inferior a 17,5 valores, o aluno fica aprovado com essa classificação, arredondada às unidades.

Se CT for superior, ou igual, a 17,5 valores, o aluno poderá optar entre ficar com a classificação final de 17 valores ou realizar uma prova complementar para defesa de nota. Se CT for inferior a 9,5 valores, o aluno não é aprovado por avaliação contínua.

O aluno não aprovado por avaliação contínua pode optar por melhorar a classificação de um teste na data e hora do exame de recurso (em substituição da realização do exame de recurso).

2.2 - Exame de Recurso

Podem apresentar-se a exame de recurso todos os alunos inscritos e não aprovados na disciplina que tenham obtido frequência ou que dela estejam dispensados.

Seja CE a classificação do exame de recurso.

Se CE for superior, ou igual, a 9,5 valores e inferior a 17,5 valores, o aluno fica aprovado com essa classificação, arredondada às unidades.

Se CE for superior, ou igual, a 17,5 valores, o aluno poderá optar entre ficar com a classificação final de 17 valores ou realizar uma prova complementar para defesa de nota.

Se CE for inferior a 9,5 valores o aluno reprova.

3 – MELHORIA DE NOTA

Todos os alunos que pretendam apresentar-se a exame de melhoria de nota devem inscrever-se, para esse efeito, no CLIP.

Se a classificação do exame de melhoria for superior à classificação obtida anteriormente na disciplina, será considerada como classificação final. Caso contrário, não se verifica melhoria de nota.

23 de fevereiro de 2019.

Cursos