
Polímeros em Conservação
Código
11007
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Joana Lia Antunes Ferreira, Maria João Seixas de Melo
Horas semanais
6
Língua de ensino
Português
Método de avaliação
A nota final (NF) é dada por 60% da parte teórica (NT) e 40% da parte prática (NP): NF=0,60xNT+0,40xNP
A nota das aulas teóricas é obtida ou através da média de 2 testes (T1, T2) e de uma apresentação final (AP1) ou por exame. T1 a 15 de Abril, engloba a primeira parte da matéria leccionada nas aulas teóricas, da responsabilidade da Prof. Susana Sá; T2 a 20 de Maio, a segunda parte da matéria leccionada nas aulas teóricas, da responsabilidade da Prof. Maria J. Melo. AP1 a 7 de Junho, apresentações de estudos de caso sobre a caracterização do estado de conservação de polímeros naturais em obras de arte do séc. XIX-XX ou sintéticos em arte ou cultura contemporânea.
A média das componentes da parte teórica é calculada da seguinte forma: NT=0,4xT1+0,4xT2 + 0,2xAP1
A nota das aulas práticas é obtida da seguinte forma:
1) relatório completo sobre o estudo de fotodegradação de polímeros acrílicos (RelFot), 40%; relatório resumido dedicado à colorimetria, 20% (RelCol).
2.a) relatórios resumidos sobre a síntese do PMMA e preparação de uma emulsão vinílica, 20%+20% (RelOpc); será necessária a realização de apresentação e discussão dos trabalhos por cada grupo para admissão a estas aulas práticas.
2.b) Em alternativa a 2.a), questionários dirigidos após leitura e discussão de artigos seleccionados pelos docentes, 40% (RelOpc).
Os relatórios, particularmente o completo, são discutidos oralmente. A média das componentes da parte prática é calculada da seguinte forma: NP=0.4RelFot + 0.2RelCol + 0.4RelOpc.