
Biologia Celular A
Código
11010
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota
Horas semanais
4
Total de horas
60
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo desta unidade curricular é proporcionar uma descrição de como funcionam as células vivas, e de como as suas funções estão relacionadas com: (i) a sua estrutura e organização interna; (ii) a comunicação com outras células e com o meio exterior. Espera-se que após a sua conclusão os alunos sejam capazes de:
- identificar semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de células vivas;
- descrever como as proteínas são sintetizadas a partir de DNA e de como este processo é regulado;
- identificar os diferentes organelos de células eucariontes e descrever as suas funções;
- comparar a estrutura e a função dos constituintes do citoesqueleto das células eucariontes;
- saber como proteínas e membranas são transportadas no interior das células vivas;
- saber conceitos fundamentais subjacentes à divisão e ciclo celular, à sinalização celular e à adesão celular;
- analisar resultados experimentais relacionados com os temas da unidade curricular.
Pré-requisitos
Recomenda-se fortemente a participação e aprovação nas unidades curriculares de Introdução à Biologia, Bioquímica Geral e Técnicas Laboratoriais em Biologia (I).
Conteúdo
Organização e função das células vivas. Células eucariontes e procariontes. Composição e função de membranas celulares. Função de organelos e descrição de processos celulares: organização do núcleo; replicação do DNA; transcrição do DNA; síntese de proteínas; mitocôndrias e cloroplastos; peroxissomas; retículo endoplasmático; Golgi; lisossomas e endossomas. O transporte intracelular: nucleocitoplasmático, transmembranar e vesicular. Citoesqueleto e motores moleculares. Sinalização celular. Ciclo celular e divisão celular. Morte celular. Adesão à matriz extracelular e célula-célula.
Bibliografia
Biologia Celular e Molecular, C. Azevedo e C. E. Sunkel, 5ª Edição, 2012, Edições Lidel, Lisboa.
Essential Cell Biology, B. Alberts, D. Bray, K. Hopkin, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, 4ª edição, 2014, Garland Science, Taylor&Francis Group, New York.
Molecular Biology of the Cell, B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, 6ª edição, 2015, Garland Science, Taylor&Francis Group, New York.
Slides das aulas teóricas e folhas de exercícios das aulas teórico-práticas (providenciados pelo regente).
Método de ensino
Abordagem teórica e teórico-prática a todas as matérias, por exposição oral/multimédia.
Método de avaliação
Avaliação contínua:
i) avaliação teórico-prática - 3 testes escritos sem consulta, que se focarão nas aulas teóricas e teórico-práticas. As notas dos testes (de 0 a 20 valores) serão dadas às décimas. A nota final desta componente de avaliação será a média aritmética dos 3 testes e corresponde a 65% da nota final. Cada um dos testes não tem nota mínima, mas para aprovação à unidade curricular a nota média tem de ser ≥ 9.5 valores.
ii) avaliação sumativa - participação, questionários e resolução de problemas nas aulas teórico-práticas. Nota de 0-20, com nota mínima de 10 valores. Corresponde a 15% da nota final.
iii) avaliação de projecto/seminário: trabalho a ser preparado em grupo (ensaio escrito sobre um artigo de investigação) e apresentado. Nota de 0-20, com nota mínima de 10 valores. Corresponde a 20% da nota final.
- A nota final (de 0 a 20) será a média aritmética dos 3 testes (65%), da avaliação sumativa (15%) e da avaliação de projecto/seminário (20%). Para o seu cálculo, a média ponderada obtida será arredondada ao número inteiro mais próximo.
- A aprovação na unidade curricular necessita de uma média final de pelo menos 10 valores (i.e., 9.5 valores)
- No caso de avaliação em exame, a nota final será a nota do respectivo exame (65%) e das notas da avaliação sumativa (15%) e de projecto (20%), arredondada ao número inteiro mais próximo.
- O exame incidirá sobre toda a matéria, não sendo possível repetir apenas um dos testes.
- Para obter frequência à unidade curricular, os alunos terão de estar presentes em 2/3 das aulas teórico-práticas, com avaliação sumativa positiva (pelo menos 10 valores) e de realizar e apresentar o trabalho com avaliação positiva (pelo menos 10 valores).
- A Frequência obtida neste ano lectivo de 2017/2018 será válida nos próximos 3 anos lectivos.
- Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante estão dispensados de Frequência e não estão sujeitos a avaliação sumativa. Contudo, terão de realizar o trabalho com avaliação positiva. Nestes casos excepcionais, a nota final será a média aritmética dos 3 testes ou do exame (80%) ponderada com a nota da avaliação de projecto (20%).