
Conversão Eletromecânica de Energia
Código
11068
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Créditos
6.0
Professor responsável
Mário Fernando Ventim Neves
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Conteúdo
- Conceitos fundamentais da conversão electromecânica de energia. Energia Eléctrica, Magnética e Mecânica num sistema electro-mecânico. Princípio dos trabalhos virtuais. Cálculo de forças e binários.
- Máquinas de Campo Girante. Circuito magnético. Campo no entreferro. Coeficientes de indução. Campo pulsante e Girante. Máquinas Síncronas e Assíncronas.
- Máquina de Indução (Assíncrona). Constituição. Funcionamento. Equações em regime permanente sinusoidal. Esquema equivalente. Trânsito de Energia. Grandezas mecânicas: velocidade e binário. Diagrama circular. Controlo de velocidade. Princípio da transformação a dois eixos.
- Estudo da máquina síncrona de rotor cilíndrico e de rotor de pólos salientes. Turboalternadores e hidroalternadores e suas características. Paralelo de uma máquina síncrona com uma rede de capacidade infinita. Trânsito bidireccional de energia activa e reactiva. Curvas de regulação ou em V. Oscilações do rotor devido a uma variação brusca de carga. Enrolamentos amortecedores. Equação das oscilações. Brusco curto circuito simétrico de um gerador síncrono. Oscilogramas. Obtenção das constantes de tempo sub-transitória e transitória. Métodos de arranque do motor síncrono. Motor síncrono como compensador síncrono de uma instalação eléctrica.
- Estudo da máquina de corrente contínua, sua constituição. Referência aos tipos de enrolamentos do induzido (imbricado e ondulado). Reacção magnética do induzido. Pólos auxiliares e enrolamentos de compensação. Características do gerador e do motor. O motor de excitação em série na tracção eléctrica. Associação série/paralelo de motores série. Controlo de velocidade. Motor de corrente contínua em regime dinâmico. Accionamento de uma carga através de uma caixa redutora de velocidade.
Método de avaliação
Nota final = 15% Nota de Laboratório + 85% Nota Teórica
É necessário AMBAS POSITIVAS
Nota de Laboratório = Média simples de notas de relatórios
Nota Teórica = Nota do Exame final
ou
Nota Teórica = média ponderada de dois testes:
40% 1º teste+60% 2º teste