Faculdade de Ciências e Tecnologia

e-Learning e TIC em Educação I

Código

11394

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

9.0

Professor responsável

João José de Carvalho Correia de Freitas

Horas semanais

6

Total de horas

112

Língua de ensino

Português

Objectivos

[Segundo ficha curricular da A3ES]

No final desta unidade curricular a/o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;

Pré-requisitos

Sem requisitos específicos prévios

Conteúdo

[copiados dos Objectivos de Aprendizagem (A3ES)]

Os conteúdos programáticos têm carácter modular integra as três unidades curriculares de mesmo nome, partes I, II e III, que se apresentam para melhor contextualização:

I.1. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem
I.2. Computadores em Rede e suas aplicações educativas

II. Da Integração Curricular das TIC às Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line e aos Ambientes de Aprendizagem Pessoal

III.1. Redes e Multimédia

Bibliografia

Ala-Mutka, K., et al (2008). Active Ageing and the Potential of ICT for Learning. JRC Scientific and Technical Reports.

Ananiadou, K., & Claro, M. (2009). 21st century skills and competences for new millennium learners in OECD countries. OECD Publishing.

D’Antoni, S. (2009). Open Educational Resources: reviewing initiatives and issues. Open Learning, 24(1), 3–10.

Balanskat, A., et al (2006). The ICT Impact Report European Schoolnet.

Kay, D., et al (2009). Next Generation User Skills. Presented at the ALT-C 2009 “In dreams begins responsibility”, Manchester.

Naismith, L., et al (2004). Literature review in mobile technologies and learning.

Paisana, M., & Lima, T. (n.d.). Sociedade em Rede. A Internet em Portugal 2012. Lisboa: OberCom.

Stahl, G., et al (2006). Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences.

Método de ensino

[de acordo com Metodologias de Ensino (A3ES)]

As aulas decorrerão em ambiente de Seminário e Oficina, em sistema presencial e on-line, com apresentações teóricas, debate e trabalho prático (leitura de artigos, pesquisa na Internet, uso de sistemas e aplicações de e-Learning).
O método de avaliação será de natureza contínua, compreendendo a avaliação da participação nas actividades presenciais e on-line e elaboração e defesa de um portefólio digital.

A língua de ensino será o Português, salvo se houver alunos que não dominem a língua, caso em que se utilizará o Inglês.

Método de avaliação

45% Avaliação contínua em situação de aula e online no MOODLE

45% Trabalho final: por portefólio digital

10% Apreciação global

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