
e-Learning e TIC em Educação II
Código
11395
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
9.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas
Total de horas
112
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular a/o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;
Pré-requisitos
Recomendada a frequência da unidade curricular eLTICE I
Conteúdo
Os conteúdos programáticos têm carácter modular integra as três unidades curriculares de mesmo nome, partes I, II e III, que se apresentam em itálico para melhor contextualização:
I.1. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem
I.2. Computadores em Rede e suas aplicações educativas
II. Da Integração Curricular das TIC às Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line e aos Ambientes de Aprendizagem Pessoal
III.1. Redes e Multimédia
III.2. Conteúdos Educativos Digitais
Dada a rápida evolução das TIC, estes mesmos os conteúdos poderão ser articulados de forma diferente entre as três partes.
Bibliografia
- Ananiadou, K., & Claro, M. (2009). 21st-century skills and competencies for new millennium learners in OECD countries. OECD Publishing.
- D’Antoni, S. (2009). Open Educational Resources: reviewing initiatives and issues. Open Learning, 24(1), 3–10.
- Balanskat, A., et al (2006). The ICT Impact Report European Schoolnet.
- Kay, D., et al (2009). Next-Generation User Skills. Presented at the ALT-C 2009 “In dreams begins responsibility”, Manchester.
- Naismith, L., et al (2004). Literature review in mobile technologies and learning.
- Oblinger, D., et al (2005). Educating the net generation. Boulder, Colo.: EDUCAUSE
- Paisana, M., & Lima, T. (n.d.). Sociedade em Rede. A Internet em Portugal 2012. Lisboa: OberCom.
- Stahl, G., et al (2006). Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences
Método de ensino
As aulas decorrerão em ambiente de Seminário e Oficina, em sistema presencial e on-line, com apresentações teóricas, debate e trabalho prático (leitura de artigos, pesquisa na Internet, uso de sistemas e aplicações de e-Learning).
Método de avaliação
O método de avaliação será de natureza contínua, compreendendo a avaliação da participação nas actividades presenciais e on-line e elaboração e defesa de um portefólio digital.