Faculdade de Ciências e Tecnologia

História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia I

Código

11397

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

9.0

Professor responsável

Ana Maria Oliveira Carneiro

Horas semanais

4

Total de horas

63

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecimentos decorrentes de uma leitura histórica e filosófica da ciência e da tecnologia, os alunos adquirirão conhecimentos, relativos a:
•Indivíduos
•Conceitos e Teorias
•Instrumentos e Técnicas
•Instituições (formais e informais)
•Publicações

Compreensão, os estudantes ficarão habilitados a:
•compreender a existência e o modo de agir e pensar em diferentes contextos do passado e do presente.
•avaliar a complexidade e diversidade de situações, acontecimentos e mentalidades.
•compreender os problemas inerentes ao próprio registo histórico
•Desenvolver uma atitude crítica e anti-reducionista, promotora de maturidade intelectual.

Competências, os estudantes desenvolverão as capacidades de:
•ler, interpretar, utilizar e criticar textos e outras IGNOREes
•Definir tarefas e resolver problemas, o que implica capacidades de seleccionar e sintetizar informação.
•Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa

Pré-requisitos

Nenhum

Conteúdo

 

  1. Noções de historiografia da ciência e da tecnologia

  2. Noções fundamentais de filosofia da ciência e da tecnologia

  3. Ciência e tecnologia como métrica do progresso

  4.  Do Iluminismo à contemporaneidade

  5. Novos paradigmas da investigação no pós-II guerra Mundial

 

Bibliografia

H. Collins, T. Pinch, T. (eds.), The Golem at Large: what you should know about technology, Cambridge, Cambridge University Press, 1998

 P. J.  Bowler, I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey, Chicago: Chicago University Press, 2005

S. Psillos,  M. Curd (eds.) The Routledge Companion to Philosophy of Science, Londres/Nova Iorque: Routledge, 2008

T. G. Cook., History of Education in Europe, Nova Iorque: Beekman Pub,1974

http://www.inventingeurope.eu/tours/

Método de ensino

Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:

-Introdução a temas específicos pelo professor

- Discussão e análise crítica de textos e material audiovisual pelos estudantes

- Pesquisa e sistematização de informação científica e de IGNOREes secudárias a realizar pelos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação

- cinco comentários críticos de artigos selecionados

-recensão crítica de uma obra selecionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno e interesses;

-participação nas aulas.

Cursos