
História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia I
Código
11397
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
9.0
Professor responsável
Ana Maria Oliveira Carneiro
Horas semanais
4
Total de horas
63
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecimentos decorrentes de uma leitura histórica e filosófica da ciência e da tecnologia, os alunos adquirirão conhecimentos, relativos a:
•Indivíduos
•Conceitos e Teorias
•Instrumentos e Técnicas
•Instituições (formais e informais)
•Publicações
Compreensão, os estudantes ficarão habilitados a:
•compreender a existência e o modo de agir e pensar em diferentes contextos do passado e do presente.
•avaliar a complexidade e diversidade de situações, acontecimentos e mentalidades.
•compreender os problemas inerentes ao próprio registo histórico
•Desenvolver uma atitude crítica e anti-reducionista, promotora de maturidade intelectual.
Competências, os estudantes desenvolverão as capacidades de:
•ler, interpretar, utilizar e criticar textos e outras IGNOREes
•Definir tarefas e resolver problemas, o que implica capacidades de seleccionar e sintetizar informação.
•Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa
Pré-requisitos
Nenhum
Conteúdo
-
Noções de historiografia da ciência e da tecnologia
-
Noções fundamentais de filosofia da ciência e da tecnologia
-
Ciência e tecnologia como métrica do progresso
-
Do Iluminismo à contemporaneidade
-
Novos paradigmas da investigação no pós-II guerra Mundial
Bibliografia
H. Collins, T. Pinch, T. (eds.), The Golem at Large: what you should know about technology, Cambridge, Cambridge University Press, 1998
P. J. Bowler, I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey, Chicago: Chicago University Press, 2005
S. Psillos, M. Curd (eds.) The Routledge Companion to Philosophy of Science, Londres/Nova Iorque: Routledge, 2008
T. G. Cook., History of Education in Europe, Nova Iorque: Beekman Pub,1974
http://www.inventingeurope.eu/tours/
Método de ensino
Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:
-Introdução a temas específicos pelo professor
- Discussão e análise crítica de textos e material audiovisual pelos estudantes
- Pesquisa e sistematização de informação científica e de IGNOREes secudárias a realizar pelos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação
- cinco comentários críticos de artigos selecionados
-recensão crítica de uma obra selecionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno e interesses;
-participação nas aulas.