Faculdade de Ciências e Tecnologia

Metodologia de Investigação em Educação

Código

11420

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

9.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular cada mestrando terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- conhecer os principais paradigmas, estratégias de pesquisa e técnicas de recolha e análise de dados em investigação educacional;

- compreender as características, potencialidades e limites de diferentes opções metodológicas;

- ser capaz de desenvolver um projeto de investigação completando todas as etapas que o integram;

- ser capaz de selecionar e fundamentar a escolha de estratégias de pesquisa e  de  técnicas de investigação;
- ser capaz de analisar criticamente a pesquisa desenvolvida, tanto no que respeita aos resultados obtidos quanto em termos dos procedimentos seguidos.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Especificidades do conhecimento científico da educação e etapas do processo de investigação.
Paradigmas de investigação educativa: positivismo, interpretativismo e teoria crítica.
Estratégias de pesquisa educativa: experimental, «survey», abordagens qualitativas e estudos de caso.
Principais técnicas de recolha e análise de dados: testes, questionários, entrevistas, observação e análise documental.
Principais técnicas de tratamento de dados: análise estatística e análise de conteúdo.

Bibliografia

Afonso, N. (2005), Investigação Naturalista em Educação  Um guia prático e crítico, Porto: ASA.

Alves, M. G. & Azevedo, N. R. (2010). Investigar em Educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-refernciado. Lisboa: edições UIED.

Boavida, J. & Amado, J. (2006), Ciências da Educação. Epistemologia, Identidade e Perspectivas, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Bogdan, R.& Bilken, S. (1994): Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Cardoso, T., Alarcão, I., Celorico, J. (2010) Revisão da Literatura e Sistematização de Conhecimento, Porto: Porto Editora.

Carmo, H. & Ferreira, M.M. (1998). Metodologia da Investigação: Guia para a auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Cohen, L.; Manion, L.; Morrison, K. (2005). Research Methods in Education.London and New York: Routledge Falmer.

Cursos