
Metodologia de Investigação em Educação
Código
11420
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
9.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular cada mestrando terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- conhecer os principais paradigmas, estratégias de pesquisa e técnicas de recolha e análise de dados em investigação educacional;
- compreender as características, potencialidades e limites de diferentes opções metodológicas;
- ser capaz de desenvolver um projeto de investigação completando todas as etapas que o integram;
- ser capaz de selecionar e fundamentar a escolha de estratégias de pesquisa e de técnicas de investigação;
- ser capaz de analisar criticamente a pesquisa desenvolvida, tanto no que respeita aos resultados obtidos quanto em termos dos procedimentos seguidos.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Especificidades do conhecimento científico da educação e etapas do processo de investigação.
Paradigmas de investigação educativa: positivismo, interpretativismo e teoria crítica.
Estratégias de pesquisa educativa: experimental, «survey», abordagens qualitativas e estudos de caso.
Principais técnicas de recolha e análise de dados: testes, questionários, entrevistas, observação e análise documental.
Principais técnicas de tratamento de dados: análise estatística e análise de conteúdo.
Bibliografia
Afonso, N. (2005), Investigação Naturalista em Educação Um guia prático e crítico, Porto: ASA.
Alves, M. G. & Azevedo, N. R. (2010). Investigar em Educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-refernciado. Lisboa: edições UIED.
Boavida, J. & Amado, J. (2006), Ciências da Educação. Epistemologia, Identidade e Perspectivas, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Bogdan, R.& Bilken, S. (1994): Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Cardoso, T., Alarcão, I., Celorico, J. (2010) Revisão da Literatura e Sistematização de Conhecimento, Porto: Porto Editora.
Carmo, H. & Ferreira, M.M. (1998). Metodologia da Investigação: Guia para a auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Cohen, L.; Manion, L.; Morrison, K. (2005). Research Methods in Education.London and New York: Routledge Falmer.