Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aerodinâmica

Código

12046

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

Diana Filipa da Conceição Vieira, José Fernando de Almeida Dias

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem como objetivo principal dar a conhecer e a compreender os fundamentos da Aerodinâmica com vista à análise de questões não só no âmbito da Engenharia Aeroespacial ou Aeronáutica, mas também ligadas à aerodinâmica aplicada a edifícios.

Constitui uma aplicação dos conhecimentos  já adquiridos em disciplinas como Dinâmica de Fluidos I e II, sendo que a compreensão de alguns pontos abordados ao longo do decorrer da unidade curricular exigirão o aprofundamento de algumas matérias de Dinâmica dos Fluidos.

Introdução ao método experimental em túnel de vento aerodinâmico

Pré-requisitos

O programa pressupõe o domínio das matérias versadas nas unidades curriculares de Dinâmica dos Fluidos I e II.

Conteúdo

I.Escoamento Potencial :

  - Sobreposição de escoamentos potenciais básicos

  - Teorema de Kutta – Joukowski

  - Efeito de Magnus

  - Teoria do Aerofólio

II. Escoamento compressivel

- Escoamento compressivel com atrito em tubos 

-Escoamento compressivel com transferência de Calor em tubos (sem atrito)

III.Escoamento de Jatos:

  - Tipos de jatos turbulentos

  - Jatos confinados e não confinados

  - Jatos com e sem presença de escoamento cruzado

IV.Ensaios em túnel aerodinâmico

  - Túneis de vento

  - Principios de visualização de escoamentos

  - Medições escalares, de velocidade, forças e camadas de corte

Bibliografia

•Oliveira, L. A. e Lopes, A. G., “Mecânica dos Fluidos”, 5º Edição, Lidel. (Capitulo 8)
 
•White, F. M., “Fluid Mechanics”, McGraw-Hill.
 
•Brederode, V. de, “ Fundamentos de Aerodinâmica Incompressivel, IDMEC, IST, Lisboa.
 
•Abramovich, G. N, “ The theory of turbulent jets”, Cambridge University Press.
 
•Rajaratnam, N., “ Turbulent jets”, Elsevier.

Método de avaliação

A avaliação da unidade curricular contém um teste teórico, um trabalho teórico e um trabalho prático. Os pesos atribuidos a cada avaliação serão:

- teste teórico - 40% da nota final (requer resultado igual ou superior a 10 valores para apovação à disciplina ).

- trabalho teórico - 30% da nota final

- trabalho prático - 30% da nota final

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