
Projeto de Tese I
Código
12075
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
15.0
Professor responsável
António Paulo Brandão Moniz de Jesus
Horas semanais
3
Total de horas
162
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objectivo desta unidade é o de permitir a discussão dos vários temas associados ao programa de doutoramento e organizar os grupos de trabalho de acordo com os interesses individuais de investigação.
Procura-se assim a aquisição de competências de análise crítica e de síntese de ideias novas e complexas.
Desenvolvimento de formas de comunicação oral e escrita num contexto de temas científicos.
Deve desenvolver a proposta de Plano de Tese
Propôr a indicação de professores que integrem a Comissão de Acompanhamento de Tese
Discussão pública do Plano de Tese na Escola de Inverno
Pré-requisitos
Domínio da língua inglesa
Utilização de ferramentas informáticas
Conteúdo
I Parte
- Definição de temas de investigação
- Métodos de organização de trabalho em equipa
- Análise crítica
- Desafios éticos no desenvolvimento da tecnologia
- Princípios de avaliação em tecnologia
- Definição de temas de investigação
- Modelos teóricos e sua avaliação
II Parte
- Preparação de propostas de projectos de investigação e respectiva gestão
- Definição provisória dos tópicos de tese
- formas de comunicação oral e escrita num contexto de temas científicos
- ética científica,
- propriedade intelectual e
- padrões de qualidade exigidos pela comunidade científica
- exercícios e seminários
- Elaboração do plano de tese
Bibliografia
- Bechmann, Krings, Rader: Across the divide. Work, organization and social exclusion in the european information society 2003
- Goldstein, Hogarth: Research on Judgment and Decision Making 1997.
- Bijker, Law 1992. Shaping Technology/Building Society. Cambrige MIT.
- Bimber 1996. The Politics of Expertise in Congress. Albany SUNY
- Decker, Ladikas 2004. Bridges between Science, Society and Policy. Springer
- IST/VITO: Participatory methods Toolkit: a practitioner’s manual,
- Sclove 2010, Reinventing Technology Assessment