Faculdade de Ciências e Tecnologia

Otimização Linear

Código

12145

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Jorge Orestes Lasbarrères Cerdeira

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem (i) modelar; e (ii) resolver e analisar as soluções de problemas de programação linear, linear inteira e linear com múltiplos objetivos. 

Pré-requisitos

Os alunos devem ter conhecimentos de Álgebra Linear, Análise Matemática e alguma capacidade de conceber e implementar algoritmos.

Conteúdo

1. Programação linear (PL): formulação de problemas em PL, geometria da PL, método do simplex, dualidade.  

2. Programação linear inteira (PI): formulação de problemas em PI, PL vs PI, relaxações, método do branch and bound, métodos heurísticos.

3. Programação linear multiobjetivo (PMO): formulação de problemas em PMO, métodos de resolução.

Bibliografia

Linear Programming: Foundations and Extensions, Robert J Vanderbei, Springer International Series in Operations Research & Management Science, 2014. ISBN: 978-1-4614-7629-0 

Integer Programming, Michele Conforti, Gerard Cornuejols, Giacomo Zambelli, Springer Graduate Texts in Mathematics, 2014. ISBN: 978-3-319-11007-3

Multiobjective Linear and Integer Programming, Carlos Henggeler Antunes, Maria João Alves, João Clímaco, Springer EURO Advanced Tutorials on Operational Research, 2016. ISBN: 978-3-319-28744-7 

Operations Research: Applications and Algorithms, Wayne L. Winston, Wadsworth, Belmont, CA, 1994

Método de ensino

As aulas são teóricas/práticas participadas, com exposição oral dos conceitos e metodologias devidamente complementada com exemplos e resoluções de problemas. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas no decurso das aulas ou em sessões individuais marcada com o professor.

Os alunos necessitam de assistir a um mínimo de 2/3 das aulas teóricas/práticas lecionadas para se submeterem a avaliação. A avaliação contínua é baseada em três testes. Se um aluno não obtiver aprovação através de avaliação contínua poderá vir a obtê-la num exame de recurso. 

Método de avaliação

Regras de avaliação.

Frequência: Obtida com pelo menos 2/3 de presenças nas aulas. A frequência obtida no presente ano letivo mantém-se válida no ano letivo seguinte.

Avaliação:

Por testes:
Três testes a realizar durante o período letivo com as cotações de 6, 7 e 7 valores. 
Considera-se aprovado o aluno com frequência e soma das classificações obtidas nos testes >=10. A classificação final será o valor dessa soma.

Por exame final:
Só os alunos com frequência podem realizar exame final (ver data no calendário de exames).
Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e nota de exame final >=10 valores.

Cursos